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Coluna Cristiano Chaussard | Meio, mensagem, expectativa e realidade
15 de Junho de 2022

Coluna Cristiano Chaussard | Meio, mensagem, expectativa e realidade

Apreendizados sobre a verdade

Por Cristiano Chaussard 15 de Junho de 2022 | Atualizado 09 de Abril de 2023
No composto de Marketing escolhi trabalhar minhas maiores habilidades no produto. Acredito ter sido influenciado pelo meu primeiro emprego em São Paulo, quando fui webmaster (profissão que nem existe mais) da revista Meio & Mensagem.
Confesso que imaturo como eu era na época, nem entendia o que significava o expressivo nome da respeitada revista. Aos poucos fui entendendo que toda mensagem precisava de um meio para se propagar, assim como todo Meio de respeito precisava de mensagens consistentes. E por consistentes acabei entendendo, aos poucos, que as que se baseavam na verdade eram sempre mais consistentes.
Quando comecei a empreender meu próprio produto, uma plataforma de automação e gestão de marketing em 2001, percebi facilmente que o produto era consistente e que, enquanto muitos dos concorrentes mentiram sobre seus produtos. Rapidamente percebi que eu tinha uma grande mensagem (produto) mas não tinha meio (comunicação) para propagar essa verdade.
Investi em aprender marketing, ainda ingênuo, quando que achava que marketing era somente comunicação. Quando descobri o composto básico de marketing preço, ponto, produto e comunicação percebi que eu era um homem do produto, que a Internet era a minha praça/ponto, que o preço seria sempre uma arte a ser exercitada cotidianamente e que eu precisava aprender a comunicação para elevar a percepção da verdade daquilo que eu tinha pra mostrar.
De lá pra cá, vi muitas verdade fracas, para não dizer que eram mentiras completas, sendo propagadas em meios desesperados por novidades para sobreviver à disrupção da comunicação digital. Mas também cometi minhas leviandades na jornada de comunicar o valor dos meus produtos e aprendi muito sobre gestão de expectativas, nesse contexto.
As palavras mais bonitas que ouvi nos últimos tempos sobre realidade foram proferidas pelo meu brilhante amigo e compadre Alberto Costa: “Decepção é quando expectativas falsas são confrontadas com a realidade. É o mesmo que desilusão. É dolorido, mas, no fim, a verdade, por feia que nos pareça, é verdade, enquanto a falsa imagem, a expectativa irreal, sempre frustrará, por mais rósea que pareça no princípio. No fim, a desilusão sobre nós é o caminho da maturidade, difícil e pedregoso, mas infinitamente compensador.”
A verdade, no entanto, é geralmente menos sedutora e sempre mais duradoura. Assim, é tentador achar que marketing é mentir para vender e que storytelling é uma forma técnica de contar mentira. Sugiro usar todas essas técnicas amparadas pela verdade de um produto consistente e você entenderá o poder do marketing.
Hoje, depois de passar pelos mercados de softwares para gestão e automação de marketing, depois pelo de plataformas de e-commerce, me aventurar nas artes plásticas em uma linda carreira internacional, inicio uma nova aventura no campo do fascinante mundo divulgado como paralelo, o metaverso.
Para mim e para minha nova empresa, este novo mundo não tem nada de paralelo. Para nossa filosofia de atuação, o metaverso tem todo o espaço para inovar, mas somente é consistente no tempo presente se atender aos anseios das necessidades do presente.
Assim foi que encontrei verdade no metaverso e é assim que coloco minha cabeça nas estrelas mantendo os pés bem enraizados no chão. Inovação tem que ser de verdade para o mundo real.

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