Publicidade
ESTREIA: Coluna Entretenimento | Entre.tenha-se!
19 de Maio de 2022

ESTREIA: Coluna Entretenimento | Entre.tenha-se!

Entre neste mundo do entretenimento e tenha acesso a uma variedade de informações para sair da rotina diária! Reserve uns minutos para se atualizar e divirta-se.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 19 de Maio de 2022 | Atualizado 19 de Maio de 2022

Caros Leitores!
Com satisfação apresento nossa nova colaboradora: jornalista Leticia Bombo, profissional com larga experiência no jornalismo catarinense, que comandará a nova Coluna Entretenimento, onde nossos leitores encontrarão conteúdo com muita qualidade das áreas de cultura, lazer, diversão, prazeres, setores que contemplam grande capilaridade em todo o Estado de Santa Catarina.
Bem-Vinda Leticia!

Jailson de Sá
Editor

Publicidade


EditorCrédito: Larissa Trentini

Entre.tenha-se!
Priorizar o bem-estar e a saúde mental está entre as intermináveis atividades das listas que muitos de nós precisamos fazer ao longo dos dias. Quando a gente consegue escapar do dia a dia puxado de trabalho, queremos nos distrair das demandas e nos entreter com outras atividades, justamente para que o cérebro e o corpo relaxem um pouco.

Seja ir ao cinema, ao teatro, a um show, a um festival, praticar esporte, fazer piquenique, ler um livro em casa… são muitas as formas de nos distrair da rotina. Considerando esse universo de diversão, que vem a ser o entretenimento, a intenção desta coluna é fazer uma curadoria semanal de atividades que cumprem com este papel.

Por aqui, é possível encontrar conteúdo sobre aquilo que vai nos desconectar do dia a dia e possibilitar experiências diferentes, acesso a outras culturas, troca de informação e muito entretenimento.

Fica o convite para entrar neste mundo e desfrutar a companhia de você consigo mesmo por alguns momentos. Entre.tenha-se!

 

Crédito: Canoa do Garapuvu/Divulgação

Garapuvu e tainha
A “canoa que brota do chão”, também conhecida como Garapuvu, é a árvore símbolo de Florianópolis. Por ser resistente por fora e macia por dentro, portanto fácil de manusear, ela foi utilizada pelos povos originários para fazer canoas que eram usadas na pesca da tainha, outra prática típica da Ilha.

Atualmente, o Garapuvu é uma árvore protegida e as canoas feitas a partir dela são mais difíceis de encontrar, mas é possível entender a importância dela para o sustento de pescadores na exposição fotográfica “Canoas do Garapuvu – As Senhoras da Praia”.

As fotos, de autoria de Mara Freire e Ronaldo Andrade, retratam a importância que as canoas de um pau só tiveram para o povo ilhéu. A exposição fica no check-in do Floripa Airport até o dia 30 de junho.

Dá para aproveitar a visita à exposição e tomar um café, jogar beach tennis, passear pelo aeroporto. Afinal, o estacionamento custa R$17 por quatro horas!

 

Crédito: Vanessa Soares

Viagem Teatral
Possibilitar que o teatro chegue a comunidades que têm pouco acesso à arte e ao entretenimento. Esse é o objetivo do Viagem Teatral, projeto da Harmônica Arte e Entretenimento que no último dia 16 deu início à 11ª edição do projeto, previsto para circular por Santa Catarina até o dia 4 de junho, sempre com apresentações gratuitas.

A peça “Malagueta Quer Ser Grande” já passou por Criciúma, Içara e Forquilhinha. Hoje, 19 de maio, a apresentação será no Morro da Fumaça, mas o espetáculo ainda passará por Maracajá, Araranguá, Tubarão, Jaguaruna, Cocal do Sul, Nova Veneza, São João Batista, Bombinhas, Porto Belo e Palhoça, totalizando 28 apresentações.

O espetáculo conta a história da palhaça Malagueta, encenada pela atriz Paula Bittencourt, que encara as mais diversas aventuras em busca de um sonho. Ao final, tanto crianças quanto adultos saem com uma reflexão e divertidas lembranças da história.

Além das apresentações, professores e profissionais do setor poderão realizar oficinas de formação em contação de história, para usar essa ferramenta com o objetivo de levar mais cultura e conhecimento aos seus públicos.

Atenção para as cidades e os locais em que o espetáculo vai passar:

Araranguá
20/5 – Praça Hercílio Luz, Jardim Alcebíades Seara; 10h e 13h30

Maracajá
23/5 – Centro Esportivo Municipal Antônio da Rocha; 10h e 13h30

Nova Veneza
24/5 – Escola Municipal Caravaggio; 9h30 e 14h

Cocal do Sul
25/5 – Escola de Ensino Fundamental Prof José Peruchi – Bairro Vila Nova; 10h e 13h30

Jaguaruna
26/5 – Salão Paroquial; 10h e 13h30

Tubarão
27/5 – Praça Pery Camisão (ao lado da Casa da Cidade); 14h e 16h

São João Batista
28/5
Praça da Prefeitura; 10h
Bosque Municipal, integrando a programação do “Piquenique no Bosque; 14h30

Bombinhas
30/5 – EBM Dona Dilma Mafra (Rua Dilma Mafra 957); 10h e 14h

Porto Belo
31/5 – Praça da Bandeira (Centro de Porto Belo); 9h e 15h

Palhoça
1º/6 – Sesc Palhoça; 15h
4/6 – Passeio Pedra Branca, 15h

 

Crédito: Prefeitura de São Francisco do Sul

Cinema e história se encontrarão em São Francisco do Sul
Na próxima semana, de 25 a 28 de maio, a Associação Cultural Panvision estreia seu mais novo festival de cinema, o Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, carinhosamente conhecido como FALA São Chico.

Serão quatro dias em que a cultura latina estará na tela do Cine Teatro X de Novembro, no centro histórico da cidade que é a mais antiga de Santa Catarina e a 3ª mais antiga do Brasil.
Além dos 26 documentários produzidos em sete países da América Latina: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela e Emirados Árabes Unidos, entre as atividades estão oficinas e palestras gratuitas, além de passeios turísticos para conhecer a cidade e sua história.

A programação oficial do festival é composta pelas sessões de cinema – duas mostras competitivas e filmes convidados -, oficinas de formação, palestras, apresentações musicais e feira de artesanato. Tudo para oferecer uma agenda cultural completa para os participantes.

Tendo o Centro Histórico de São Francisco do Sul, às margens da Baía da Babitonga, como cenário, será possível participar de diversas atividades do audiovisual e, ainda, fazer um passeio turístico, para conhecer o Museu do Mar, o Parque Ecológico Municipal e, até mesmo, o lado boêmio da cidade, durante os quatro dias do FALA São Chico.

As inscrições para palestras e oficinas podem ser feitas neste link: https://www.sympla.com.br/produtor/panvision.

Mais informações e programação completa do evento, estão no site oficial: https://falasaochico.com.br/.

 

Crédito: Gabriel Borghi

Teatro e gastronomia
– Hoje, 19 de maio, é o último dia do Vitrine Cultural Atacadão, projeto que une teatro e gastronomia, para divertir o público e chamar a atenção sobre um tema muito importante: a alimentação saudável. O projeto, montado a partir de um caminhão, é itinerante, passou por Florianópolis e está no estacionamento do Centro Multiuso de São José desde o dia 17.

De forma gratuita, o público pode aprender receitas deliciosas e saudáveis, com chefs renomados, além de ter acesso ao Teatro Popular de Bonecos do Nordeste ao assistir o espetáculo “Pisa o Milho e Penera o Xerém”, da Cia Mamulengo Fuzuê, uma história cheia de improviso e interação com a plateia.

É claro que nesse palco tem palhaço! No caso, são três palhaços, da Cia Trip Teatro, que interpretam o espetáculo “Receita pra Sonhar”, uma deliciosa mistura de música e poesia.

 

Crédito: Tóia Oliveira

Camerata apresenta clássicos
– Amanhã, 20 de maio, a Orquestra Camerata Florianópolis dá sequência à Temporada de Concertos 2022. O classicismo de Mozart, o romantismo de Medelssohn e a música contemporânea de Janacek darão o tom do Teatro Ademir Rosa, a partir das 20h30. A nova edição do Concerto Erudito, tem a regência do maestro Jeferson Della Rocca e os solos do pianista Alberto Heller. A apresentação foi produzida por Maria Elita Pereira.

 

 

 

Crédito: Juliano Zanotelli

Encontro
O artista residente em Joinville, Jan M.O., que apresenta até 20 de maio a exposição (Dileção-Direção (ou afetos transpostos) na Fundação Cultural BADESC, encontrou Giba Duarte durante uma visita ao casarão. Giba será o próximo artista a expor no local que fica no Centro de Florianópolis. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h.

 

 

 

Crédito: Divulgação/Dire Straits Legacy Tour

Dire Straits Legacy em Santa Catarina
You’re so far away from me/
So far, I just can’t see/
You’re so far away from me…

A música “So Far Away” e tantas outras super conhecidas como “Sultans of Swing”,”Money for Nothing” e “Walk of Life” estarão no line up do projeto Dire Straits Legacy que chega a Santa Catarina neste fim de semana, mais precisamente no Music Park Balneário Camboriú, na sexta-feira (20), e no Stage Music Park, sábado (21).

Jack Sonni, Mel Collins, Alan Clark, Phil Palmer, Trevor Horn, Marco Caviglia e Primiano di Biase comemoram os 45 anos de Dire Straits ao melhor estilo rock’n roll, no palco, em um show emocionante que vai reviver a trajetória da banda britânica, formada na década de 1970.

Os ingressos podem ser adquiridos pela Blueticket.

 

Crédito: Divulgação/Los Desterros

Baile dançante
Com uma agenda gratuita bastante movimentada, o MULTI Open Shopping recebe a banda Los Desterro, no sábado (21), que apresenta o resultado da pesquisa que os músicos Emilia Carmona, Chico Abreu, André FM, Diogo Costa, Dani Postal e Léo Cattoi, fizeram sobre as tradições musicais da América Latina e Caribe no período pós-colonial.

A cumbia colombiana, a chicha e o festejos peruanos, o son cubano além do bolero e do candombe, incluindo também alguns ritmos brasileiros como a lambada, a guitarrada e o carimbó paraense, entre tantos, farão o público dançar e se divertir com a guitarra elétrica e timbres norte americanos e ingleses das décadas de 50 e 60, típicos da banda.

 

Envie sugestões de pauta para: entretenimento@acontecendoaqui.com.br.

 

Publicidade
Publicidade