Entre os dias 06 e 08 de novembro aconteceu na capital paulista a edição 2024 do RD Summit. Considerado o maior evento com foco em marketing, vendas e e-commerce da América Latina, mais de 21 mil pessoas por dia passaram pelo Expo Center Norte e tiveram a oportunidade de conferir os mais de 150 painéis com especialistas de mercado e outros grandes nomes.
Muito mais do que um evento, o RD Summit pode ser considerado uma verdadeira experiência imersiva já que, sob diversos aspectos, se trata do bem mais valioso de todos os profissionais e organizações: o conhecimento. A possibilidade de entrar em contato com a visão particular de palestrantes que são referência em seus segmentos de atuação e descobrir as novidades e tendências que se consolidam no mercado, permite verdadeiramente aos gestores e profissionais quebrar paradigmas e encontrar caminhos e alternativas que busquem a conquista dos resultados esperados.
O diretor de eventos da RD Station, Denis Bevacqua, destacou que um dos principais diferenciais da iniciativa é a sua capacidade de ser uma plataforma aberta e colaborativa. “O evento não se limita a ser uma vitrine de produtos de uma única empresa, mas sim um ecossistema de inovação, que une líderes de diferentes indústrias, com palestras, ativações e experiências que vão além do esperado. Mantemos uma curadoria extremamente cuidadosa, garantindo relevância e profundidade em cada etapa, além de escutar ativamente nosso público para adaptar o evento às necessidades do mercado”.
Inteligência Artificial
E por falar em diferencial competitivo, dentro do universo corporativo contemporâneo, esse papel vem sendo desempenhado de forma cada vez mais gradativa pela Inteligência Artificial. O avanço da tecnologia e a popularização da temática vem permitindo que empresas e organizações das mais diversas verticais de negócios se utilizem dessas estratégias na busca de soluções inovadoras.
Na edição deste ano do RD Summit a IA foi uma das protagonistas. E um detalhe que chamou bastante a atenção foi o fato dela ser analisada e explorada no sentido de ser uma ferramenta para potencializar a criatividade das pessoas. Muito mais do que um papel substitutivo, ou seja, excluindo a dimensão humana e fazendo a máquina assumir o controle, o evento debateu de forma aprofundada como esse recurso pode contribuir para ampliar ainda mais a conexão humana nos relacionamentos comerciais, profissionais e empresariais.
O assunto foi debatido em todos os dias do evento e ganhou diversas interpretações e conotações. Em um evento no qual a tecnologia tem uma dimensão de especial relevância, foi ousado e disruptivo tratar a IA como uma ferramenta estratégica cujo foco deve sempre estar no ser humano.
Marketing digital
As transformações no marketing digital foram um dos grandes temas que motivaram as conversas e debates no primeiro dia do evento. A professora Rita von Hunty abordou os valores das novas gerações e o impacto das mudanças no ambiente corporativo, instigando as empresas a se adaptarem para oferecer experiências mais significativas.
O CMO do Itaú Unibanco, Eduardo Tracanella, compartilhou sua visão sobre o marketing invisível, destacando que, muitas vezes, o melhor é não aparecer. Para ele, entender o espírito do tempo e se conectar de forma autêntica com o público é essencial para qualquer marca que deseje ter relevância atualmente. De acordo com o executivo, a geração atual se conecta com as marcas não apenas pelos produtos ou serviços que elas oferecem, mas pelo impacto que causam em suas vidas e valores.
Outro grande destaque do primeiro dia foi a palestra de Juliano Tubino, CEO da RD Station, que anunciou inovações em jornadas multiproduto. Outra novidade anunciada foi o grande foco em e-commerce, com o trio de soluções – Shopify, Lexos e RD Station Marketing para Ecommerce – para as empresas crescerem. As palestras revisitaram uma série de reflexões sobre autenticidade, propósito e resiliência, assuntos cada vez mais centrais no cenário atual.
Experiências corporativas e pessoais
No segundo dia do evento, Kyle Poyar, especialista em estratégias de marketing e crescimento, abriu as discussões apresentando informações valiosas sobre como as empresas podem reduzir o Custo de Aquisição de Cliente e manter o crescimento sustentável. O especialista destacou que o foco das marcas deve ser sempre no usuário, ou seja, atuar na compreensão das reais necessidades de quem utiliza o produto. Poyar ainda reforçou que as estratégias de marketing devem ser tratadas como produtos: é preciso oferecer valor prático ao público, em vez de conteúdos promocionais vazios.
Nath Finanças compartilhou a importância de organizar a vida financeira de forma simples e eficiente. Ela explicou como transformar sonhos em metas claras e práticas, dividiu as despesas pessoais em categorias essenciais e falou sobre a importância de construir uma reserva de emergência.
O CEO da Purple Metrics, Guta Tolmasquim, trouxe um insight inovador sobre como branding e performance podem ser integrados de forma eficaz. Guta explicou que, ao longo do tempo, houve uma separação entre as diferentes frentes do marketing e o impacto do uso de dados e inteligência artificial para medir e reforçar a percepção de marca.
Outro grande destaque do dia foi a palestra da cantora Juliette, que compartilhou sua experiência pessoal sobre a construção de uma marca autêntica. Juliette enfatizou que sua marca pessoal começou muito antes de sua participação no reality show e foi pautada pelos seus valores de dignidade e autenticidade.
Inovação e empreendedorismo
No terceiro e último dia do RD Summit 2024, os palestrantes trouxeram reflexões poderosas sobre marketing, inovação e empreendedorismo.
Silvia Beluzzo, diretora de marketing SMB do TikTok para a América Latina, abordou a importância de se olhar para os dados ao criar campanhas no aplicativo. Ela desafiou os empreendedores a pensarem de forma mais analítica e estratégica, argumentando que o TikTok é a principal alavanca de negócios para marcas e, por isso, as campanhas precisam ser baseadas em resultados reais, e não apenas em opiniões superficiais.
Bianca Andrade, CEO e Fundadora da Boca Rosa Company, compartilhou sua experiência como empresária e detalhou sua estratégia de lançamento de produtos no e-commerce, inspirando os presentes com sua trajetória de sucesso.
O empresário e ex-jogador de futebol, Diego Ribas, trouxe em seu discurso como enfrentar os desafios da carreira e a importância da resiliência, tanto no esporte quanto no ambiente corporativo, enfatizando como lidar com a pressão e manter o foco diante das adversidades.
Entre o real e o virtual
Para quem não pôde acompanhar o evento presencialmente, o RD Summit Live Show 2024 criou uma programação paralela transmitida ao vivo, com bastidores exclusivos, entrevistas com palestrantes e sorteios.
A plataforma digital trouxe, durante os três dias, as principais discussões, tendências e insights do evento, além de oferecer ofertas exclusivas. Mais de 50 mil pessoas se inscreveram para acompanhar as mais de 27 horas de transmissão.
O futuro já presente
Quem teve a oportunidade de acompanhar o evento de forma presencial ou através das transmissões digitais pôde realmente viver uma experiência única e diferenciada. Com a tecnologia servindo como base para o fortalecimento das relações interpessoais e, principalmente, para a promoção de conexões humanas ainda mais duradoras e genuínas, os participantes puderam ter uma ideia dos desafios e oportunidades que vem pela frente.
E a grande constatação é que o futuro já é presente. O uso humanizado da Inteligência Artificial, a necessidade de construção de uma comunicação multiplataforma, o dinamismo das redes sociais e a importância de contar com profissionais capacitados para atuar na área e, acima de tudo, o fortalecimento da certeza de que mesmo com toda a tecnologia disponível o relacionamento humano com os clientes e consumidores deve ser o elemento protagonista das relações comerciais, são temas que já se manifestam no presente e, de acordo com as perspectivas, devem se fortalecer sobremaneira no futuro próximo.
Aos profissionais e gestores cabe a constatação de que os desafios são e serão intensos e o conhecimento é a melhor ferramenta para o enfrentamento das situações.
Edição 2025
Com o sucesso do evento, o RD Summit passa a figurar no calendário oficial de eventos de São Paulo. A equipe organizadora já iniciou os preparativos para a edição 2025. Quem busca conhecimento, informação, networking e uma experiência disruptiva e inovadora, já pode reservar na agenda os dias 5 e 7 de novembro, quando mais um RD Summit será realizado.