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Coluna Guilherme da Luz | 5 estratégias de distribuição de conteúdo de sucesso
08 de Julho de 2024

Coluna Guilherme da Luz | 5 estratégias de distribuição de conteúdo de sucesso

A distribuição de conteúdo deve ser planejada e articulada estrategicamente para que o alcance das publicações seja ampliado e chegue até o público-alvo.

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Por Guilherme da Luz 08 de Julho de 2024 | Atualizado 08 de Julho de 2024

Além do conteúdo ser original e relevante, ele precisa alcançar as pessoas certas para que os objetivos delimitados sejam atingidos. Eis que entra a distribuição de conteúdo.

Ou seja, é preciso entender sobre os canais de divulgação, a quem esse conteúdo se destina, qual a forma de comunicação que a pessoa prefere e quais os objetivos desse conteúdo. Da mesma forma que definir as metas será fundamental para mensurar os resultados obtidos.

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Para alavancar e fazer com que o conteúdo chegue ao público-alvo, confira 5 estratégias de sucesso na distribuição de conteúdo.

O que é distribuição de conteúdo?

A distribuição de conteúdo é um processo que visa divulgar blogs, artigos, sites, etc., em prol de atingir maior público que aquele que foi alcançado na publicação inicial.

Essa promoção de conteúdo é uma estratégia de compartilhamento coordenado, do mesmo material, em vários canais. Alguns exemplos, são as publicações em redes sociais e as estratégias de otimização de conteúdo.

Pense na distribuição de conteúdo digital como um redirecionamento para que público acesse o conteúdo a partir de vários meios. Um exemplo é fazer uma breve apresentação em uma rede social, e incluir o link para que a pessoa confira o conteúdo na íntegra, em seu blog.

Outra possibilidade são as estratégias de SEO que modificam o material para que esteja adequado e corresponda às exigências dos buscadores, atingindo boas posições de ranqueamento.

Além de aumentar a visibilidade, as estratégias aplicadas proporcionam maior vantagem competitiva, crescimento orgânico, conversão de leads qualificados, autoridade e reconhecimento da marca.

Estratégias de divulgação de conteúdo digital

Adotar estratégias de divulgação de conteúdo contribui para que o material alcance um público mais amplo. Além de tornar os investimentos mais direcionados e focados em determinados resultados.

Seja para os conteúdos novos ou para alavancar o acesso dos já existentes, conheça  5 estratégias de divulgação de conteúdo:

Adapte o conteúdo para diferentes canais

Voltada ao reaproveitamento de conteúdo, essa estratégia de divulgação é fundamental para aproveitar novas oportunidades de conexão.

Pelo público ser diverso, cada pessoa busca informações como preferir. Nesse sentido, é preciso que haja diferentes materiais para atender a demanda de diferentes públicos.

Por exemplo, enquanto uma publicação no blog pode ser mais extensa e aprofundada, para redes sociais deve-se adotar tópicos menores e mais curtos. Ou, o conteúdo escrito pode se tornar uma animação, vídeo e até podcast.

Como a criação de conteúdo requer tempo e inúmeras etapas – da idealização ao lançamento, promover esse material em vários canais na internet é muito importante.

A prática de reaproveitar e remodelar o conteúdo amplia sua vida útil e favorece o alcance a públicos distintos. No entanto, essa é uma prática que precisa ser planejada para que tenha o efeito de adaptação e não de repetição ou falta de originalidade.

Otimize o conteúdo para SEO

As técnicas de SEO são fundamentais para que haja tráfego e pesquisa orgânica do conteúdo. Ao produzir os conteúdos, tenha atenção quanto ao uso das palavras-chaves adequadas e relevantes.

Opte por incluir termos de cauda longa para ampliar o alcance. O SEO local também é uma alternativa valiosa para divulgar o conteúdo e conseguir boas colocações no SERP.

Outra forma de otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca é incluir links internos e construir link building. Essa prática faz com que o leitor permaneça mais tempo em sua página.

Veja como inserimos links internos de forma natural e espaçados:

Otimize o conteúdo para SEO

Como consequência, os mecanismos de busca entendem o material como interessante, e o site como uma autoridade no assunto, elevando a classificação da página.

A inclusão de links deixa o conteúdo mais enxuto, já que determinados termos são explicados com maior profundidade em outra publicação.

Compartilhe com seus contatos, comunidades e em boletins informativos

Os assinantes ou membros da comunidade são pessoas que já demonstraram interesse pelo conteúdo. Por isso, são as mais interessadas em receber novos materiais.

A divulgação de conteúdo não deve ser voltada apenas para conquistar um novo público, mas para manter os já fiéis.

Adotar boletins informativos com links para os novos lançamentos e publicações é uma estratégia eficaz e que gera melhores resultados quando enviados por e-mail ou mensagens em aplicativos.

Atualmente, qualquer aplicativo de mensagem instantânea oportuniza a criação de  grupos ou comunidades. Use essa via para enviar seus informativos.

O e-mail é uma ferramenta essencial para profissionais e empresas que atuam no B2B. Os e-mails de prospecção são direcionados e focados em níveis de meio e fundo do funil de vendas.

Artigos escritos por um líder do setor, ou relatórios anuais, possuem dados interessantes e que tornam o material mais relevante. Consequentemente, favorecem o acesso e a divulgação do conteúdo digital.

Evidencie sua marca nos componentes visuais na distribuição de conteúdo

Como mencionado, muitos materiais podem ser resumidos e virar outras publicações, como um carrossel no Instagram, por exemplo.

Todos os conteúdos visuais, como gráficos ou imagens, mesmo que estejam inseridos em artigos dentro do blog, devem conter sua logomarca no rodapé da imagem.

Confira abaixo como produzimos um infográfico para o portal que já foi nosso cliente:

Evidencie sua marca nos componentes visuais

Note na imagem que ela contém a logo e traz um conteúdo bastante importante para o nicho do portal e seu público-alvo.

Quanto mais itens das publicações referenciarem sua marca, maior a conexão com o público. Além da marca, use sua cartela de cores indiretamente, como, por exemplo, nas barras dos gráficos ou em tabelas.

Essa prática é uma maneira não apenas de distribuição de conteúdo, mas uma estratégia de memorização para o público-alvo. Assim, ao se deparar com algum conteúdo, ele saberá a qual empresa se refere.

Faça parcerias de sucesso

Além de você mesmo realizar a divulgação de conteúdo, faça parceria para que outros blogs ou pessoas influentes compartilhem o material.

Os influenciadores são excelentes ferramentas de divulgação, e essa modalidade cresce cada vez mais.

Dentro das suas estratégias e orçamento, busque alternativas, como uma pessoa altamente reconhecida, ou um influenciador local, que tem menos seguidores, mas tem maior ligação com seu público-alvo.

Fazer publicações como convidado em outros blogs, os famosos guest posts também contribui com a divulgação do conteúdo.

Insira links coerentes que direcionam para seu conteúdo e demonstre conhecimento e autoridade no tema abordado. Esse recurso é muito impactante para ampliar o alcance do conteúdo.

Abaixo, um exemplo de como inserimos os links de nossos clientes em portais parceiros:

Faça parcerias de sucesso

Você pode notar que o link do cliente foi adicionado naturalmente no conteúdo, contribuindo com mais informações ao leitor. Além disso, reforça a autoridade da marca, já que, ao clicar, o leitor é direcionado para a página do cliente.

Dicas extras para divulgação de conteúdo

Sempre que for realizar a promoção de um material, inclua chamadas de ação ou frases impactantes que servem como chamariz.

Todas estratégias de divulgação de conteúdo que foram abordadas neste material, são orgânicas. Porém, anúncios pagos também são bem vindos. Desde que sejam planejados precisamente, com metas e indicadores para que os resultados sejam mensuráveis.

A prática de promover conteúdos é imprescindível para qualquer ramo ou mercado. Por isso, aplique essas 5 estratégias de divulgação de conteúdo e garanta maior alcance e sucesso.

Foto do topo: Freepik

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