Agenda Cultural Comentada
De 11 a 17 de julho de 2024
De Fernando Lindote a Conecta+ acompanhe e divirta-se!
Ao longo de quatro décadas, o multifacetado artista Fernando Lindote lapidou seu traço por meio de linguagens diversas como pintura, escultura, desenho, vídeo, performance, fotografia e instalação. Nesta quinta-feira (11), das 15h às 18h, o Memorial Meyer Filho inaugura a individual do artista Outro Porco Empalhado, uma série de registros inéditos da performance com o mesmo nome, realizada pelo artista nos últimos 24 anos.
Bate-papo
Esta é a primeira vez que o artista expõe em Florianópolis e, a partir das 16h, do mesmo dia, Fernando fará uma conversa para falar sobre o projeto, selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. A entrada é gratuita e a Mostra fica no local até 5 de agosto. | Crédito da imagem: arquivo pessoal.
Está aberta até sexta-feira (12) a convocatória para de expositores para participar da 2ª edição da Bicicleta Feira de Artes Gráficas e Publicações Independentes, que será nos dias 17 e 18 de agosto, Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. O edital é voltado para a comercialização, troca e mostra da produção em impressos, múltiplos, gravuras, publicações de editoras independentes e artistas gráficos em geral. O projeto é financiado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Desenvolver a pesquisa e a reflexão em torno de dança contemporânea expandida, inclusão, fotodança e sustentabilidade é o objetivo do projeto Trânsitos Indisciplinados, que segue com uma nova etapa de trabalho, agora com uma proposta mais reflexiva e de diálogo. A partir de hoje – quinta-feira (11) – às 19h, on-line pelo instagram @transitosindisciplinados, três conferências movimentam a agenda dos artistas envolvidos na proposta (Roberto Gorgati, Adriana Barreto, Jussara Xavier e Cristiano Prim/Foto Divulgação). Depois, na sexta (12), às 16 horas, no Memorial Meyer Filho, em Florianópolis, e a terceira ainda está com data a confirmar, mas será em Blumenau. É possível acompanhar a programação pelo perfil nas redes sociais.
Chapecó recebe a 8ª edição da Super Casa, a partir desta sexta-feira (12) até domingo (14). No evento, mais de 70 expositores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul apresentarão produtos e novidades da construção, decoração, mobiliário, utensílios para o lar e paisagismo. Tudo isso estará disponível numa área de 3 mil m² no pavilhão 3 do Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, no bairro Efapi. A entrada é gratuita.
Professores e escritores serranos estarão na Galeria de Arte da Villa Francioni neste sábado (13), para o lançamento, em São Joaquim, do livro “Quem tem Medo da Cultura?”, de Edson Busch Machado que, inclusive, esteve em um Conversas Culturais quando lançou o livro em Florianópolis. Além do bate-papo, o público poderá prestigiar a abertura da exposição “A natureza de nós duas”, de Celaine Refosco e Giovana Casagrande, e a apresentação de tango dos bailarinos Fabiano Silveira e Juliana Figueredo. A entrada é gratuita.
O Dia Mundial do Rock será celebrado em Florianópolis com a 3ª edição gratuita do Rock Rio Tavares com Afterlife, Bebeco Blues Band e 40 oz. As bandas sobem ao palco do MULTI Open Shopping no sábado, 13 de julho – o Dia do Rock -, a partir das 14h. Muddy Waters, Otis Redding, Albert King, Nina Simone, Etta James e outros estarão no set list das bandas. A entrada é gratuita.
Para seguir comemorando o Dia Mundial do Rock, neste sábado (13), o Villa Romana será palco para shows dos alunos da School Of Rock Floripa, maior rede de escolas de música do mundo. No repertório, músicas que marcaram a época nos cinemas, além de sucessos do rock nacional dos anos 90 e hits do rock internacional dos anos 2000. Saiba mais.
Termas da Desolação é o segundo livro da trilogia da depressão, de Fernando Boppré, que fará o lançamento neste sábado (13), na Helena Fretta Galeria de Arte. A obra chega após o lançamento de “Poço Certo”, em 2020, que trazia a paisagem litorânea no horizonte, o autor Fernando Boppré retorna à terra arrasada, desta vez, nas partes altas e interioranas do rio Uruguai, incorporando à poética o elemento das águas fluviais e termais.. O evento será a partir das 10h com entrada gratuita.
O Influencers Fashion Bazar volta ao Top Market, neste final de semana (13 e 14/07), para o encontro que combina moda circular, desapegos e entretenimento com os influenciadores mais populares do momento. Luisa Soares, Renata Schwerz, Camille Reis, Amanda Sasso, Giovana Raupp, Francine Amaral, Thaisa Dalmut e Luiza Isoppo estão entre as influenciadoras que fizeram o desapego e garantem uma curadoria impecável. O evento conta, inclusive, com ingresso VIP. Saiba mais no @topmarketfloripa.
A Fanfarra da Ponte e os alunos do seu Núcleo de Estudos estarão no Monte Cristo, neste domingo (14), a partir das 16h, na Praça Novo Horizonte, para apresentar um espetáculo musical vibrante para a comunidade, celebrando a cultura e a música instrumental O evento é realizado por meio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina e tem apoio da Celesc.
[ATUALIZAÇÃO] Devido às condições climáticas previstas para o domingo, o evento da Fanfarra da Ponte, na comunidade do Monte Cristo foi cancelado. Por ser um lugar aberto e a previsão de muita chuva, a organização decidiu por adiar a apresentação. Logo mais, a próxima data será divulgada.
Ó QUE BACANA
Os empresários João Saccaro (c) e Andreza Michelon (d) inauguraram nova loja da Saccaro no Corporate Park em Florianópolis, que entre as novidades, ressalta a arte em suas variadas esferas. A proprietária da Galeria Mamute, Niura Borges (e), assinou a curadoria das obras que engrandecem os ambientes do espaço com projetos de artistas como Clara Fernandes, Patricia Saraiva e Juliana Hoffmann. Após evento, que reuniu mais de 200 convidados, os sócios irão seguir com colabs também relacionadas com música e cinema. O Cinema Paradigma, por exemplo, já está no radar. | Crédito da imagem: Miguel Arcanjo
A Oficina Introdução à Aquarela, com a artista Gabriela Luft, abre o calendário do Ciclo de Oficinas gratuitas promovidas pela Fundação Cultural BADESC. Artistas, estudantes, designers, ilustradores e entusiastas sem ou com conhecimento básico da técnica podem se inscrever. As vagas são limitadas e o formulário está no site.
Na última terça-feira, o Conversas Culturais realizou duas entrevistas, uma na sequência da outra. A primeira, com a jornalista e apresentadora Fernanda Rosito, cujo livro “O Suquinho da Mamãe” está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2024; a segunda com a Camila Gomes, considerada a benzedeira mais nova da Ilha de Santa Catarina, que voltou aos palcos de Florianópolis para apresentações gratuitas do Roda de Benção. Confira e divirta-se!
Inaugurou, no último sábado, para jornalistas e convidados (foto) o evento Wine Alto Lagoa, que traz degustação de pratos especiais e experiências gastronômicas que combinam com o inverno. O casal à frente da Casa Alto Lagoa, onde acontece o evento, Michela Neckel e Rodo Almeida, quer cada vez mais promover o encontro entre as pessoas que procuram momentos únicos para celebrar a vida. A vista panorâmica da Lagoa da Conceição e a trilha sonora de jazz e blues (ao vivo), deixam a experiência ainda mais especial. No perfil @casaaltolagoa tem todas as informações da programação que segue até o final de agosto. | Crédito da imagem: divulgação/Casa Alto Lagoa.
PROGRAME-SE
Nos dias 19 e 20 de julho, o ator Douglas Rosa (foto) ministrará o curso Destrave na capital catarinense. A imersão, que será no Espaço Bewiki do Centro, será das 13h às 18h e visa aprimorar as habilidades de comunicação dos participantes, oferecendo dinâmicas práticas e técnicas de humanização da fala.
Destravando
Destinado a profissionais de todas as áreas, o curso é uma oportunidade para superar a timidez e melhorar a presença nas redes sociais. Com 24 anos de experiência, Douglas Rosa, que possui longa trajetória como ator no cinema, teatro e TV, incluindo atuações marcantes em séries como “Sob Pressão” e “Ilha de Ferro”, ambas na Globo, promete uma abordagem única e transformadora. As vagas são limitadas. Mais informações no site oficial do curso.
A 3ª edição do BC Jazz Fest será de 19 a 21 de julho, com direito a Tributo a B.B.King e participações especiais de: Simoninha, Fernanda Abreu, além de shows com Maurício Gasperini, Kiko Zambiani, Claudio Zoli, George Israel, a presença confirmada dos contagiantes músicos da Orleans Street Jazz Band e muito mais. O evento é gratuito e promete aquecer as pessoas na estação mais fria do ano, com uma programação cultural e de entretenimento. É possível acompanhar a programação pelo @bcjazzfest. | Crédito da imagem: divulgação.
Comunicação, educação, marketing, desenvolvimento e muito networking, além de atividades culturais, shows e apresentações para todas as idades e totalmente gratuitos. Tudo isso estará na 2ª edição do Festival Conecta+, que será nos dias 9, 10 e 11 de agosto no Teatro Hermelinda Izabel Merize, anexo ao Centro Multiuso de São José e conta com um pavilhão de convivência e atividades na área externa do local. A programação e os ingressos estão no site.
Crédito da imagem em destaque: Pixabay
Envie sugestões para [email protected].






