Publicidade
Coluna Ozinil | Recado aos jovens. A mudança é você!
30 de Abril de 2025

Coluna Ozinil | Recado aos jovens. A mudança é você!

A pergunta que tem que ser feita é: “O que nossas escolas, em todos os níveis, ensinam sobre isto?”

Por Prof. Ozinil Martins de Souza 30 de Abril de 2025 | Atualizado 30 de Abril de 2025

O único componente existente desde os primórdios da humanidade é a mudança que, nunca como hoje, se processa de forma tão rápida colocando a própria existência da humanidade em risco.

Os jovens serão os principais sujeitos a serem atingidos por este processo e, pelo que tenho notado, parece não se aperceberem da velocidade com que as coisas estão ficando obsoletas, inclusive o próprio jovem. Ser jovem, ter uma vida inteira pela frente e não conseguir visualizar um futuro é, no mínimo, chocante. Pior são homens públicos que veem e não querem enxergar a tempestade que se forma e, como avestruzes, enfiam as cabeças na areia para não ver o que construíram e ficam a discutir futilidades.

Publicidade

Não sei se os jovens lerão esta simples coluna, pois não têm o hábito da leitura, com honrosas exceções. Aos que lerem, provoquem discussões com pessoas de seu relacionamento e ajudem-nas a tomarem conhecimento do que está acontecendo e, rapidamente.

Em recente entrevista à Globo News (24.04.2025) o diretor geral do Linkedin – Milton Beck – falou sobre o perfil buscado pelas empresas para atender suas necessidades empresariais. As empresas estão em busca de pessoas que resolvam problemas, que realizem, façam as coisas acontecerem. Estas pessoas devem ser possuidoras de características socioemocionais que as tornem resistentes a pressões e produzam resultados sobre as diferentes realidades existentes.

A pergunta que tem que ser feita é: “O que nossas escolas, em todos os níveis, ensinam sobre isto?” O que fica claro na entrevista e que já vem sendo debatido em vários fóruns é o fato das empresas estarem relegando os diplomas universitários à segundo plano em troca das habilidades dos candidatos demonstradas em processos seletivos. O diploma, antes um diferencial competitivo, hoje perde espaço para as pessoas que tem habilidades de realizar.

Enquanto a China forma 1.4 milhão de engenheiros/ano, o Brasil forma 40 mil (estimativa em 2024); porém, importante lembrar que o Brasil tem mais faculdades de Direito (1240) que os EUA, Europa e China (1100 faculdades), somados. Sim formamos bacharéis em Direito que não passam no exame da OAB que os qualificam para serem advogados. São mais de 100 mil bacharéis formados por ano.

Enquanto a ONU estima a carência de professores, no mundo e, para os próximos anos, em mais de 40 milhões, a Pedagogia tem 1.1 milhão de estudantes nesta área sendo que 67% em cursos à distância e que não ensina a dar aula, mas a absorver teorias antigas que foram válidas em algum momento do passado.

Fica claro que o sucesso chinês está alicerçado na excelente base educacional existente no país e sua opção por cursos que formam pessoas para a demanda exigida pelo mercado. O futuro passa por pessoas que desenvolvam visão estratégica, habilidades socioemocionais, resolvam problemas, tenham forte visão sobre sustentabilidade e façam acontecer.

Importante considerar o que dizem os linguistas: o ser humano só se diferenciou dos animais pelo desenvolvimento da fala. Logo o português deve ser aprimorado se não quisermos voltar a grunhir e viajar pelas árvores. Se elas ainda existirem!

Foto: Pexels

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter