Publicidade
Coluna Ozinil Martins | Manipular a manipulação!
23 de Outubro de 2024

Coluna Ozinil Martins | Manipular a manipulação!

"A manipulação faz parte da natureza humana"

Por Prof. Ozinil Martins de Souza 23 de Outubro de 2024 | Atualizado 23 de Outubro de 2024

Quando buscamos no dicionário o significado de manipular encontramos a seguinte definição: fazer com as mãos, por em funcionamento, entre outros significados. De manipular para manipulação foi uma questão de tempo.

Em essência manipulação significa, grosso modo, em fazer os outros se sentirem usados por interesses próprios de quem os manipula. Muitas vezes a manipulação é inconsciente.

Publicidade

A verdade é que somos manipulados, ou por pessoas ou pela sociedade, desde que o mundo é mundo. A partir de cada nascimento surge uma figura a ser manipulada; pais cansados e com sono, criança chorando depois de tudo feito, isto é, fralda trocada, alimentação, ambiente propício ao sono, mas o choro não para. Aí surge a chupeta como primeira forma de manipulação. Hoje, há uma cena recorrente em restaurantes; crianças usando telefones celulares enquanto os pais usufruem do espaço. Mudam os recursos, mas a intenção é a mesma. É a vida!

Depois conforme a idade avança, a manipulação se sofistica; se você se sair bem nas provas escolares vai ganhar isto ou, se você lavar a louça do almoço terá dinheiro para o final de semana. Assim segue a vida e se distorcem os valores.

A pessoinha cresce e começa a ver que a manipulação é uma moeda de troca. Se fizer isto ganhará aquilo e, começa a ver que em toda a sociedade este padrão de comportamento acontece. A empresa “X” diminui a quantidade de produto para manter o preço e não informa os consumidores; a empresa “Y” acrescenta sódio em sua água mineral para aumentar o consumo, a empresa “Z” forte defensora do meio-ambiente, vez por outra, faz o rio que recebe seus rejeitos, mudar de cor.

O fato mais recente e que vem acompanhado de uma preocupação enorme é o grande balcão de jogos em que se transformou o país. Pessoas iletradas, sem dinheiro, vivendo em condições precárias e usuários de benefícios sociais acreditam e veem nos jogos eletrônicos a saída para seus problemas. Esquecem que a banca nunca perde e de todos os interesses existentes por trás dos jogos. São manipulados por cenouras mágicas colocadas à frente de seus olhos e tornam-se vítimas da cobiça.

Porém, a maior manipulação a que estamos submetidos acontece de 2 em 2 anos. Como você sabe a cada período de 2 anos há eleições no país. O eleitor ciente de seu dever cívico procura se informar sobre os candidatos, analisa-os e faz suas opções. O que a grande maioria não sabe é como acontece à escolha dos candidatos em que ele votará. Os candidatos são previamente escolhidos pelos dirigentes partidários de acordo com os interesses do grupo que domina o partido. Infelizmente, enquanto o voto for obrigatório e não se permitir as candidaturas avulsas a manipulação continuará.

Enfim, parece que a manipulação faz parte da natureza humana e, mesmo quando é benigna, o resultado final, é sempre negativo.

Foto:Unsplash

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade