Publicidade
Coluna Guilherme da Luz | Chat GPT: como utilizá-lo em sua estratégia de SEO
15 de Maio de 2023

Coluna Guilherme da Luz | Chat GPT: como utilizá-lo em sua estratégia de SEO

A ferramenta inovadora contribui para que criadores de conteúdo encontrem itens preciosos para as estratégias de SEO

Por Guilherme da Luz 15 de Maio de 2023 | Atualizado 15 de Maio de 2023

Você já ouviu falar sobre o Chat GPT? Lançado no último trimestre de 2022, essa nova ferramenta vem ganhando cada vez mais espaços e adeptos.

Apesar de ser considerado um chatbot, o lançamento da OpenAi traz diversos diferenciais em comparação aos recursos já disponíveis.

Publicidade

De fato, ao invés de só ler uma mensagem, como acontece com as inteligências artificiais e comando de voz, o Chat GPT fornece respostas mais elaboradas.

Nesse sentido, a funcionalidade do chat é tão ampla que pode ser usada em estratégias de SEO. Confira tudo sobre esse assunto, neste artigo.

O que é o Chat GPT?

O Chat GPT é um modelo de linguagem criado pela OpenAi que funciona como uma espécie de conversa.

Ao acessar a plataforma, o usuário digita suas perguntas ou temas relevantes e o recurso fornece informações e respostas específicas.

Dessa forma, o Chat GPT demonstra suas respostas digitando um texto aos poucos, como se fosse uma pessoa.

Apesar de ser apenas uma nova versão de inteligência artificial, é inovadora a forma como o Chat GPT é assertivo e original em suas respostas.

Diferentemente do que já se encontra no mercado, esse chatbot elabora respostas originais. O resultado tem como base as interações com os usuários e com as buscas realizadas.

Nesse sentido, esse chatbot pode ser usado também para aumentar o tráfego orgânico criando conteúdos otimizados para os buscadores.

Imagem de TabNews

Como usar Chat GPT no SEO?

O Chat GPT é um recurso tão fácil de ser utilizado que pode sugerir itens que são facilmente usados para SEO.

De fato, essa ferramenta disponibilizada pela OpenAi ajuda os usuários a criar conteúdo otimizados para os sites de busca. Além disso, pode sugerir itens que melhoram a visibilidade nos resultados dos sites de pesquisa. Ou então, pode sugerir temas e ideias para a produção de materiais.

Mas, como, especificamente eu posso usar o Chat GPT e investir em SEO?

1. Criando conteúdo otimizado

Apesar de aperfeiçoar as estratégias de SEO, focadas no crescimento orgânico e maior visualização, é válido lembrar que sempre será a relevância do conteúdo o fator primordial do acesso.

Nesse sentido, o Chat GPT pode ser usado para gerar ideias de conteúdo. Da mesma forma que o chat pode redigir um texto completo e com originalidade.

No entanto, a prática de apenas copiar uma produção do chatbot é arriscada. Afinal, as informações que a ferramenta usa estão limitadas ao ano de 2021 – não são atualizadas.

Além disso, buscadores, como o Google, punem textos e materiais que não foram produzidos por humanos.

Mas, caso queira testar, use o Chat GPT para produzir textos de conversão para seu anúncio ou página de venda.

Ao solicitar esse tipo de questão, o software irá entregar um texto pronto. Apesar da praticidade, reforçamos a recomendação de usá-los apenas como inspiração ou referência.

Veja abaixo um exemplo!

*Em um teste, solicitamos à ferramenta “Dicas de SEO”, que apresentou o seguinte conteúdo:

Fonte: ChatGPT.OpenAI

 

Em relação a estrutura do conteúdo, se tivesse sido elaborado por um redator SEO, estaria enumerado com subtítulos (H3). Ou seja, o conteúdo acima não possui subtítulos.

Mas, vale informar que o conteúdo não contém plágio e responde a dúvida do leitor. Portanto, para esse teste específico, a ferramenta foi útil.

Porém, não possui técnicas de SEO, como o uso da palavra-chave principal, por exemplo, no corpo do texto.

2. Títulos e Meta description

Outro item muito importante quando falamos de SEO são os títulos e as meta description – aquela descrição embaixo do link no site de busca.

Nesse sentido, o Chat GPT gera ambos inserindo a palavra-chave principal que foi fornecida.

A ferramenta cria títulos bastante específicos que incentivam o usuário a clicar no link da sua postagem.

Além de materiais para publicações em blogs, por exemplo, o chat pode ser usado para criar títulos para anúncios, postagens em redes sociais ou páginas institucionais.

Veja abaixo um exemplo!

Fonte: ChatGPT.OpenAI

 

Acima, um exemplo de título e meta descrição fornecida pelo Chat GPT, para a palavra-chave “plano de saúde”. Embora o número de caracteres tenha ultrapassado o recomendável (está com 64/60 caracteres ideais), dá para usar a sugestão como ideia.

Portanto, você pode transformar o título em: “Plano de Saúde: encontre a melhor opção!” (40/60 caracteres), por exemplo. Assim também com a meta description que, pela ferramenta está com 166 caracteres.

3. Pesquisa de palavra-chave

Em relação às palavras-chave – fundamentais para reconhecimento dos sites de busca, o Chat GPT atua como pesquisador e identificador.

Por ser uma inteligência que capta informações à medida que há interação, as respostas para as palavras-chave podem ser limitadas.

Obviamente que fazer uma busca por essas palavras no próprio buscador, trará respostas mais completas. Porém, a falta de ideia pode bloquear qualquer pessoa.

Portanto, o Chat GPT é útil, para iniciar uma ideia e ir escolhendo aos poucos a palavra, ou as palavras que melhor se encaixam.

Um ponto positivo é que na mesma busca é possível refinar as palavras de cauda longa. Outra facilidade é que, ao inserir uma palavra-chave, o chatbot pode gerar uma lista de outras palavras relacionadas.

Assim, você pode diversificar seu conteúdo e aprimorar as estratégias de SEO.

Veja abaixo um exemplo de pesquisa para termos transacionais para “plano de saúde”:

Fonte: ChatGPT.OpenAI

Abaixo, algumas ideias de palavras-chave fornecidas pela ferramenta para usar em um conteúdo sobre ‘plano de saúde’:

Fonte: ChatGPT.OpenAI

4. Encontrando o domínio

Outra facilidade é que o Chat GPT pode sugerir domínios para sites, blogs e publicação de conteúdo.

Muitos produtores possuem dificuldade de resumir o conteúdo em pequenas palavras. Ou escolher as que são mais adequadas. Mas, a questão é rapidamente solucionada com o chatbot.

Mas, tenha atenção porque, por não ser atualizado, alguns nomes podem já estar em uso.

Por isso, novamente, use o chatbot para gerar ideias e elaborar seu próprio domínio.

Veja abaixo um exemplo de ideias para domínios de um portal sobre “plano de saúde”:

Fonte: ChatGPT.OpenAI

Chat GPT e o futuro

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Ainda é bastante incerto como o Chat GPT irá se desenvolver no decorrer dos anos. No entanto, estudos já apontam que esse tipo de tecnologia pode afetar a cognição humana.

Afinal, as pessoas não teriam mais criatividade para produzir seus próprios conteúdo, ficando à mercê da tecnologia.

No entanto, assim como a grande rede – a internet, se usar da maneira adequada, o Chat GPT é um excelente recurso para inspirar, aprender e obter informações rápidas.

E, sem dúvida, deve ser considerada para criar as estratégias de SEO!

Foto do topo:Freepik

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter