Quando falamos nas tendências de SEO, a otimização de conteúdo é um tópico que nunca pode ser esquecido.
O SEO e marketing de conteúdo têm caminhado juntos para um bom ranqueamento no Google. Não é possível pensar em um sem o outro, ainda mais quando os mecanismos de busca priorizam a qualidade de um conteúdo ou produto. Por isso, deve-se sempre estar atento para as novas formas de otimizar conteúdo seguindo as métricas de avaliação do Google.
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Neste artigo, reunimos 5 das principais tendências de SEO em 2023. Confira!
Otimização de conteúdos: quais as principais tendências de SEO?
1. Inteligência Artificial na criação de conteúdos
O uso de Inteligência Artificial (IA) na criação de conteúdos tem sido um dos destaques das tendências de SEO.
Embora utilizar conteúdo gerado automaticamente por IAs não seja interessante para a
autoridade da página, existem formas de usar essa ferramenta criativamente.
Pode-se implementar ferramentas IA na geração automática de ideias, o que facilita as longas horas de brainstorming. Ou na geração de estruturas e resumos para criação de conteúdo, o que proporciona instruções práticas para o corpo textual.
Dessa forma, não é preciso que a IA desenvolva toda a escrita de um conteúdo. Essa ferramenta deve ser utilizada para auxiliar no desenvolvimento, o que também agiliza todo o processo de criação.
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2. Produção de conteúdo útil
Não é novidade que os mecanismos de busca priorizam conteúdos de qualidade. Ainda assim, uma das tendências entre os serviços de SEO para esse ano é investir em conteúdos úteis para seus usuários.
Por exemplo, a otimização de conteúdo SEO é uma ótima forma de analisar o que é preciso melhorar na entrega de bons conteúdos. Isto porque não basta somente desenvolver um produto ou serviço relevante, mas que também ofereça utilidade aos seus clientes.
O nível de utilidade de um determinado conteúdo está diretamente ligado ao nível de “satisfação” do usuário. Como essa não é uma métrica fácil de ser analisada, o importante é priorizar a qualidade do conteúdo.
Além de também avaliar a sua relevância, se está apropriado para o seu público-alvo ou se foi produzido por autores com autoridade. Dessa forma, sempre invista na otimização de conteúdo da sua página para trazer conteúdos úteis e de qualidade, o que contribui na geração de leads qualificados.
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Nossa experiência
Trabalhamos com uma equipe de redatores SEO com conhecimentos e formações diversificadas. Assim, podemos entregar diferentes conteúdos para clientes de nichos variados.
Então, além de contar com uma equipe que produz conteúdos de qualidade, também temos especialistas no assunto. Com isso, entregamos exatamente o que o cliente precisa e, por meio dos conteúdos criados, conseguimos ajudá-los a aumentar o tráfego orgânico em seus portais.
Abaixo, um conteúdo criado pela nossa equipe e publicado em um portal parceiro, para o nosso cliente Wondershare. Essa é uma parceria de link building e você pode notar que o tema escolhido está dentro do nicho do portal que o publicou, como também do nosso cliente.
Com isso, o site não é penalizado, já que conseguimos inserir o link da Recoverit Wondershare, naturalmente. Além disso, o conteúdo abaixo responde a dúvida do leitor, dando total ênfase ao tema escolhido.
3. Google EEAT
Entre as tendências de SEO para 2023 que você não pode ignorar está a nova atualização do Google EAT para EEAT.
O EEAT é um dos elementos de avaliação do Google, com foco na qualidade do conteúdo produzido. Sigla de “Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust” (ou em português Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança), a adição do fator experiência realça a importância da autoria.
Isto significa que conteúdos produzidos por autores experientes na área indicada devem ter prioridade na avaliação de qualidade. Entende-se que obter respostas e informações de pessoas com vivência naquele assunto, fornece mais confiança e propriedade ao conteúdo.
Para o Google, um médico trazendo informações sobre saúde tem mais propriedade no assunto do que pessoas que não são.
Nossa experiência
Ao criar conteúdos para web para diferentes portais, contamos com uma equipe de especialistas. Entre os nossos clientes, está o portal Smartia Seguros que, entre as nossas ações, desenvolvemos conteúdos para o blog da página. Para atender um dos elementos de avaliação do Google, no caso o EEAT, nossos conteúdos foram criados e publicados respeitando esse fator de qualidade. Veja abaixo:
Na imagem é possível identificar que a autora é especialista no assunto abordado, sobre o nicho de seguros para carros. Isso transmite maior confiança aos leitores.
4. Imagem SEO
As estratégias de SEO para imagens também fazem parte das tendências de SEO para 2023.
Se antes essa técnica não tinha muita atenção, percebe-se que cada vez mais seu uso é benéfico para os rastreadores do Google. Por mais que os chamados robôs conversadores não consigam interpretar inteiramente um recurso visual, a otimização SEO para imagens permite sua leitura.
Isto porque através de descrições pontuais no alt text, legenda e título das fotos, torna-se mais fácil para os rastreadores identificarem o conteúdo apresentado. Assim, com as ferramentas de leitura é possível interpretar corretamente o contexto de uma imagem na sua página web.
Por também ser uma forma de otimização de site, essa prática traz inúmeros resultados positivos para o seu conteúdo ou produto.
Nossa experiência
Ao adicionar imagens em nossos conteúdos, sempre focamos em preencher o título, alt text e legenda. Além disso, salvamos o arquivo com um nome descritivo, ou seja, conforme o conteúdo abordado.
Para ajudar o robô, você ainda pode inserir a palavra-chave principal em sua imagem. Na legenda, aproveite para trabalhar com as palavras-chave secundárias.
Veja o que você deve preencher:
5. Product Page SEO
Ainda sobre técnicas de conteúdo SEO, existe uma estratégia voltada para vendas de produtos on-line que tem ganhado mais atenção.
Estamos falando da prática do Product Page SEO. Por exemplo, se você possui um e-commerce e deseja encontrar formas de otimização de site, essa é uma ótima estratégia para começar.
Como tendências de SEO, o uso desse método busca melhorar a experiência do usuário na hora da compra. Para além das FAQs e da avaliação dos usuários, é importante adicionar palavras-chave na descrição do produto que sejam úteis.
Isto significa analisar o que seus usuários podem encontrar de mais relevante e útil antes de obter seu serviço e/ou produto. Um exemplo é otimizar seu site com informações sobre frete grátis, políticas de devolução e troca ou garantias do produto.
Tendências para acompanhar
Agora que você já conferiu algumas das principais tendências de SEO para 2023, não perca tempo para colocá-las em prática!
Verifique qual dessas tendências pode aprimorar a sua produção de conteúdo e ampliar o crescimento orgânico de sua página.
Dessa maneira, você pode experimentar na prática o que uma estratégia bem construída pode trazer de resultado.