Publicidade
Coluna Entretenimento | Música, cinema, dança, teatro. Acesse e acompanhe a cena cultural de SC
04 de Abril de 2024

Coluna Entretenimento | Música, cinema, dança, teatro. Acesse e acompanhe a cena cultural de SC

Acesse a Coluna Entretenimento e acompanhe a cena cultural de SC que tem agenda recheada de música, cinema, dança e teatro. Acompanhe e divirta-se!

Publicidade
Por Entretenimento 04 de Abril de 2024 | Atualizado 05 de Abril de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 04 a 10 de abril de 2024

 

Acompanhe a Cena Cultural de SC

Publicidade

 

Essa é para quem é fã da banda Fresno, um dos principais nomes da música emo no Brasil. Diversas cidades do País e do mundo – incluindo Florianópolis – receberá, hoje (4), a listening party com as músicas da primeira parte do novo álbum da banda, o “Eu Nunca Fui Embora”. Na capital catarinense a festa será no Desgosto Bar, a partir das 19h. A banda não estará presente no evento e os ingressos podem ser antecipados via WhatsApp 47 9 92578860.

 

Cena cultura de SC

Começa hoje (4) e segue até o dia 7 de abril a terceira edição do Festival Inflamável. O evento acontecerá de 4 a 7 de abril de 2024 na sala de cinema Gilberto Gerlach no Centro Integrado de Cultura (CIC) e no espaço expositivo do MIS-SC, ambos em Florianópolis. Na programação do último dia do Festival será exibida uma sessão em homenagem a Celso dos Santos, produtor, professor, cineasta e criador do FAM-Festival de Audiovisual do Mercosul, recentemente falecido.

O Duo Strangloscope, composto pelos cineastas radicados em Florianópolis Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, assinam o projeto artístico e curadoria do Festival Inflamável, e Maria Emília Azevedo a direção executiva numa produção da Dois Plátanos e co-produção da Câmera Olho Filmes. Trata-se de uma iniciativa única no Estado de Santa Catarina, pois é o único festival catarinense de cinema com projeção de filmes em Super 8 e em 16mm. Os formatos analógico-fotoquímicos, que por grande parte das pessoas parecem ter sido extinguidos, voltam com força total em produções de cinema do mundo inteiro. A entrada é gratuita.  | Crédito da imagem: divulgação/Festival Inflamável.

 

 

Cena cultura de SC

 

Amanhã (5), o Teatro Ademir Rosa será palco para o Espetáculo Pink Floyd, assinado pela banda Pigs & Diamonds, que celebra uma década de estrada. Todas as informações e ingressos estão na matéria.

Também no TAR

Já no sábado, o mesmo local recebe Alma Despejada, espetáculo solo com a atriz Irene Ravache, dirigido por Elias Andreato, com texto de Andréa Bassitt, que também produz o espetáculo escrito especialmente para Irene, que completará 80 anos em agosto de 2024. A montagem está em turnê pelo sul do Brasil e celebra com trabalho o aniversário de uma das maiores atrizes do País. Com muito bom humor e delicadeza, a peça conta a história de Teresa que, depois de morta, visita sua casa pela última vez porque a casa foi vendida e sua alma foi despejada. Mais informações e ingressos estão no link.

 

 

Cena cultura de SC

 

 

 

O espetáculo Eu quero que o mundo me veja, do grupo de bailarinos Bengalantes, da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), se apresenta pela primeira vez no Passeio Primavera. A apresentação faz parte da programação da Conceito Plural, que acontece nos dias 05 e 06 de abril, das 11h às 20h. A visitação à feira é gratuita.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

 

 

Cena cultura de SC

“O Pergaminho Vermelho” é o filme que será exibido neste sábado (6), no Cineclube da Mostra de Cinema Infantil, às 16h, na sala Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC). o filme, de Nelson Botter Junior, conta a história de Nina, uma garota que encontra um misterioso Red Scroll que a leva a Tellurian, um mundo mágico habitado por criaturas míticas. Com a ajuda de um pequeno grupo de heróis, ela terá que enfrentar várias provações e derrotar o Lorde das Trevas para salvar o mundo e voltar para casa. A sessão acontece sempre aos sábados, a entrada é gratuita e por ordem de chegada.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Cena cultura de SC

Recital Palavra Percussiva, do projeto Consonante Duo terá duas apresentações gratuitas em Florianópolis, nos dias 6 e 10 de abril, respectivamente no Teatro Camarim e no SESC Prainha, sempre às 19h. Pautado na prática da improvisação associada a uma investigação tímbrica, o recital aborda o potencial do uso da declamação de poemas e da exploração sonora dos instrumentos como elementos catalisadores do processo de composição musical. Focado para o público adulto e conta com intérprete de Libras, o recital é apresentado de forma cênica, incluindo referências visuais elaboradas como subtextos e propicia o acesso a um produto cultural calcado na qualidade técnica, trajetória e apurada seleção de repertório. Saiba mais na matéria e acompanhe a programação pelo pelo @consonanteduo.  | Crédito da imagem: Sany Brasil.

 

 

Cena cultura de SC

No domingo (7), a escritora e arte educadora Ana Beatrís Raposo, de Joinville (SC), lançará seu primeiro livro infantil, Vela e Vento, Pena e Sol (Editora Areia), com sessão de autógrafos e contação de histórias, a partir das 15h30 na área externa da Casa do Capitão Gastronomia e Eventos, no acesso para o Morro da Boa Vista, local escolhido por estar junto a uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica. O encontro também contará com a presença dos Irmãos Feitosa realizando caricaturas temáticas dos participantes.

O livro une poesia e ilustrações inspiradoras para contar uma história já conhecida, mas sob outro ponto de vista: a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500 e as consequências deste encontro para os nativos e seu território. Ela tem o respeito à natureza e à ancestralidade como temas transversais e, mais do que relatar detalhes daquele momento histórico que ficou conhecido como “Descobrimento” do Brasil, instiga o leitor a refletir sobre os acontecimentos do passado. A participação no evento é gratuita e o livro estará à venda a R$ 40.  | Crédito da imagem: Brasa Viva

 

Ó QUE BACANA

 

 

Hans Donner esteve de passagem por Floripa na última semana. Convidado pela M.ttisa para abrir a agenda de talks no showroom, o designer alemão contou sobre como chegou ao Brasil e entrou para uma das maiores emissoras de TV do mundo. Donner caiu nas graças de Boni, quem considera até hoje como um pai e dele recebeu carta branca para criar sem limites. Acompanhar o seu trabalho em retrospectiva, das vinhetas de novelas como Deus nos Acuda, Selva de Pedra, Tieta a cenários de telejornal, é uma grade experiência, sem dúvidas. Inclusive, o desenvolvimento de mobiliário está na sua bibliografia e ele continua soltando o traço na prancheta. Da parceria com a M.ttisa, desde 2021, tem a sua assinatura o aparador Touch Top e a mesa lateral Floating.

Hans Donner foi entrevistado pelo AcontecendoAqui em 2022. Para assisti ao video, clique aqui.|

Crédito da imagem: Alexandre Freitas

 

Cena cultura de SC

 

Projeto Uma Odisseia na Roubada, que também é um podcast, abriu inscrições para seleção de artistas visuais de SC participarem da terceira temporada do programa e falarem sobre seus trabalhos e trajetórias artísticas. Intitulada de “Pictórico”, a terceira temporada do projeto, criado em Laguna, no Sul catarinense, busca promover um ambiente de aprendizado, formação e debate entre público e artistas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de abril, preenchendo o formulário. Podem participar artistas como pintores, desenhistas, escultores e gravuristas. A seleção será feita pela equipe de curadoria do podcast, de modo a contemplar cada uma das mesorregiões do Estado.  | Crédito da imagem: Chovvve

 

 

PROGRAME-SE

 

 

 

A 3ª edição do Happy Wine, vinhos no lounge, será realizada no dia 11 de abril, das 19h às 22h, no LK Hotel, em Florianópolis. Para esta edição, o evento terá a participação especial da sommeliere Néa Silveira, um menu de 5 passos será preparado pelo chef Felipe Silva e os vinhos da Villa Francioni – Sauvignon Blanc, Rosé, Michelli, Chardonnay, Cabernet France e o espumante Natue. As vagas são limitadas e devem ser reservadas no número (48) 99973-1651 (Néa).  | Crédito da imagem: Ana Paula Lemos/Divulgação VF

 

 

 

Dia 13 de abril, Blumenau recebe o primeiro show em Santa Catarina da turnê dos 40 anos de carreira do compositor e cantor Zeca Pagodinho. O músico, que é símbolo da brasilidade, do samba, do bem viver, celebra uma carreira sólida e de muito sucesso. São mais de 12 milhões de cópias de discos vendidas, conquistou 4 Grammys Latinos, 4 Prêmios da Música Brasileira e tem 30 discos lançados e 8 DVD’s. O show será na Vila Germânica e os ingressos estão disponíveis no link com direito a ingresso solidário para quem levar um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado a entidades sociais da cidade.

 

 

Do tango ao bolero, do choro à salsa, vários serão os ritmos do espetáculo Sons da América Latina, da Camerata Florianópolis, que estreia dia 19, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC). A riqueza musical de países como Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Cuba, México – e, claro, Brasil estarão no setlist. As vendas dos ingressos começaram ontem (4) pelo site e na sede da Camerata Florianópolis.

 

UM RESPIRO

 

Orquídeas, suculentas, bonsais, plantas híbridas e muito mais estarão na Feira e Exposição Estadual de Orquídeas, que será de 5 a 7 de abril, no piso L1 do ViaCatarina. Especialistas farão julgamentos e a indicação as plantas que serão premiadas como destaques de cada espécie. A espécie predominante desta edição da mostra será a Cattleya Labiata, que do final do verão ao princípio do outono exibe sua floração e está em plenitude com excelente grau de perfumação. Além das flores e plantas, também haverá uma feira de produtos coloniais e artesanais como cachaça, mel, própolis e produtos apícolas. A entrada ao evento é gratuita. | Crédito da imagem: divulgação – FCO

 

Crédito da imagem em destaque: Brasa Viva/divulgação Ana Beatrís Raposo.

 

Envie sugestões de pauta para o e-mail [email protected].

Publicidade
Publicidade