Publicidade
Coluna Entretenimento | De teatro a maratona, passando por Festival de Inverno e arraiá. Fique por dentro dos eventos em SC
30 de Junho de 2022

Coluna Entretenimento | De teatro a maratona, passando por Festival de Inverno e arraiá. Fique por dentro dos eventos em SC

Eventos sortidos para prestigiar em Santa Catarina. Tem cultura, esporte, gastronomia, feira de rua, show... leia a coluna e divirta-se

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 30 de Junho de 2022 | Atualizado 30 de Junho de 2022

Crédito: Divulgação Para Não Esquecer da Guerra

Pré-estreia hoje, no CIC
A Associação Cultural Coração do Contestado, a Escola de Educação Básica 30 de Outubro e a Plural Filmes apresentam a pré-estreia do documentário “Para Não Esquecer a Guerra”, hoje (30), em dois horários: 18h30 e 20h, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), com a presença do elenco e da equipe do filme.

O documentário é baseado na peça teatral “Nas trincheiras da guerra, a fé é a arma!”, feita pela escola que fica em Lebon Régis, zona rural de Santa Catarina, em um assentamento da reforma agrária. A ideia de alunos e professores era representar a Guerra do Contestado, transformando o texto criado pelos alunos em peça teatral com encenação, dança, poesia e música. Tudo para rememorar uma guerra que aconteceu no município em que eles estão.

Publicidade

A obra faz parte da mostra “Terra, fé e liberdade” que tem mais três longas-metragens da Plural Filmes, realizados nos sertões de Santa Catarina: “Terra Cabocla’, “A Maravilha do Século” e “Lua em Sagitário”, que também serão exibidos. A programação de 5a a domingo é gratuita.

 

Quentinho de corpo e alma
Hoje, a partir das 20h, Roger Corrêa e Iva Giracca Quarteto embalam a noite no Il Campanário Villaggio Resort, em Jurerê In_. O local lançou seu cardápio de inverno, com pratos quentes e aconchegantes com caldos/sopas, tainha, feijoada, moquecas e fondues, sempre acompanhados de apresentações intimistas de instrumentistas e cantores da cidade), no charmoso restaurante Positano Diamond Bar e no Espaço La Fontana. Reservas e mais informações pelo telefone (48) 3261-6050 /6096 ou rede social @positanodiamondbar.

 

Crédito: Divulgação

Gazu no Festival de Inverno
Começa amanhã (1/7) o Festival de Inverno no MultiOpen Shopping, no Rio Tavares, com a apresentação de um dos artistas mais requisitados de Santa Catarina, o músico Gazu. Com mais de 32 anos de estrada, o manezinho vai apresentar grandes sucessos de sua carreira, para embalar a noite que promete ser típica de inverno. O Festival, que é gratuito e para toda a família, conta com uma programação especial para as crianças, considerando o mês de férias escolares, além de interações para os adultos com feira de queijo, evento para quem ama vinhos e cardápios especiais dos espaços gastronômicos do shopping. Fique por dentro de toda a programação nas redes sociais: @multiopenshopping.

 

 

 

 

Crédito: Divulgação Floripa Shopping

Ainda tem São João
Vamos de festa julina no Floripa Shopping! O Arraiá da Diversão vai ter show, quadrilhas, pescaria e comidinhas típicas de uma das festas mais esperadas do ano. O evento, gratuito e aberto ao público, será no sábado (2), das 14h30 às 18h, no jardim em frente ao shopping. Apesar de gratuito, quem puder fazer uma colaboração espontânea de doação de roupas de inverno ou cobertores, além de roupas para os pets, pode ajudar os mais necessitados neste inverno.

 

 

 

Crédito: @volofilmes

Primeiro cineclube do Ribeirão da Ilha
No sábado (2/7), o Cine Lanterna Mágica, do coletivo de mesmo nome, estreia o primeiro cineclube no Ribeirão da Ilha com a exibição do filme “Quando a Arte Sopra” que retrata a história e as atividades desenvolvidas por dois espaços comunitários de Joinville: o Espaço Cultural Casa Iririú e a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi).

O cineclube tem como objetivos exibir produções audiovisuais catarinenses e promover debates com convidados das artes e de diferentes setores do tradicional bairro do Sul da Ilha de Santa Catarina. E, assim, aproximar a comunidade do cineclubismo, ampliando as ações locais de formação de público. O evento é gratuito e a classificação é livre. Mais informações estão lá no perfil: @coletivolanternamagica.

 

Crédito: Divulgação Pedro Silva

‘Retrospectiva’ de Pedro Silva
No final de semana, dias 2 e 3 de julho, o artista plástico Pedro Silva, radicado em Nova Iorque desde 2014, recebe convidados para um cocktail e a estreia da exposição “Retrospectiva”. Com curadoria de Paty Koerich, a mostra tem obras produzidas por ele durante os 23 anos de criação artística de Pedro. Com uma identidade própria, em que predomina a técnica do óleo sob tela, o artista traz nas heranças o surrealismo, o impressionismo e a arte contemporânea, Fazem parte da exposição suas primeiras obras experimentais, a série “Madames”, e diversas séries produzidas em Florianópolis, São Paulo, Berlin e Nova Iorque, além de uma obra desenvolvida em parceria com seu irmão e artista plástico, Camilo Silva.

 

 

 

 

Crédito: Redes Sociais Viva a Cidade

Viva a cidade!
Neste sábado (2), a Feira Viva a Cidade estará de volta! O evento ainda não tinha conseguido voltar, após as restrições da pandemia de Covid-19, mas agora está confirmado e os visitantes podem conhecer a cultura local, interagir com a cidade e visitar diversos expositores para garantir uma lembrança especial de Floripa. O evento, que é gratuito e para toda a família, começa às 9h e vai até às 14h, no calçadão da Rua João Pinto, no centro da cidade.

 

 

 

 

 

Crédito: Juliano Zanotelli

A exposição como um prólogo
Quem ainda não conseguiu prestigiar, pode ir até dia 15 de julho na Exposição Prólogo Sobre Experiência Coletiva, do artista Giba Duarte, que está na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. Fotografias, tecidos, costuras se fundem na exposição que tem a presença de trabalhos colaborativos feitos em espaços coletivos. Giba trata o próprio trabalho como uma espécie de escrita expansiva e enxerga a instalação como um prólogo, justamente por ser uma mostra que contém outras vozes e escritos. A entrada na exposição é gratuita e a Fundação BADESC fica no centro da cidade.

 

 

Crédito: Redes Sociais Vanderléia Will

Desajustada em Joinville
Também no sábado (2), o teatro do Sesc, em Joinville, recebe o espetáculo “Desajusta”, da Cia Pé de Vento Teatro. Em cena, a atriz e palhaça Vanderleia Will utiliza a comédia física para mostrar o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano, sugerindo uma reflexão sobre uma estrutura social limitante. A apresentação é única, às 19h30 e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro.

 

 

 

 

 

 

Improviso Online
Já no domingo (3), acontece o 1º Encontro de Improviso de Blumenau, que encerra a série de ações online do projeto com uma mesa de bate-papo sobre a websérie 128 Bit Reality, uma produção da atriz Aline Bourseau (Cia de Teatro Contemporâneo), com direção de Frank Totino. O bate-papo ocorre às 16h pelo Zoom. O evento é gratuito e voltado a estudantes e profissionais de artes cênicas e artes em geral, além de toda comunidade interessada pelo tema. Para participar, basta acessar o link no dia e horário do evento.

 

Pra você se programar:

Crédito: Divulgação Grupo Menos é Mais

Pagode nacional
O grupo Menos é Mais se apresenta no parque náutico Walter Lange, sob a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, dia 9 de julho, no sunset que leva o mesmo nome do grupo. Ingressos estão à venda aqui.

 

 

 

 

 

 

Crédito: Toia Oliveira

Camerata e música sertaneja
O público pediu e a camerata atendeu. O espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja” está de volta com um repertório repleto de artistas consagrados do gênero como Almir Sater, Roberta Miranda, Yasmin Santos e tantos outros. O próximo show será no dia 7 de julho, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. Os ingressos estão disponíveis aqui.

 

 

 

Crédito: Divulgação Fibra Fisio Marathon

Para suar!
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Fibra Fisio Marathon, confirmada para 31 de julho, em Brusque. Considerada ma das maratonas mais planas do Brasil, a prova contará com percursos de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, rápidos com poucas elevações e, ainda, com as condições climáticas muito favoráveis aos 1.500 atletas que devem participar do evento esportivo, cinco vezes mais participantes que a primeira edição do evento. Saiba mais e faça suas inscrições pelo site da organizadora da maratona.

 

 

 

Olha que bacana:

Crédito: Divulgação Filme Entre Palhaços e Parafusos

Entre Palhaços e Parafusos
Começa hoje e vai até 3 de julho o Clin d’Oeil Festival 2022, em Reims, na França. O evento é referência mundial em arte e cultura surda e o curta-metragem “Entre Palhaços e Parafusos” é a produção que representa o Brasil na categoria Cinema do festival.

O curta-metragem de cinco minutos apresenta uma narrativa baseada no cotidiano de Márcio de Lima, um homem surdo, negro e periférico que passa os dias trabalhando em uma fábrica e sonhando em ser um artista de circo, até que as duas realidades se unem, na visão a partir dos olhos sonhadores de um palhaço.

Realizado pelo Grupo Signatores e produzido pela produtora catarinense Odù Articuladora Cultural em parceria com a Quimera Produções Artísticas, de Porto Alegre, este é o único filme nacional a concorrer nas categorias “Melhor Diretor” e “Melhor Filme”.

 

Lembrando que lá no site da Fundação Catarinense de Cultura tem uma programação extensa de atividades culturais que acontecem em Santa Catarina.  😉

 

Envie sua sugestão de pauta para: entretenimento@acontecendoaqui.com.br

Publicidade
Publicidade