Publicidade
Coluna Entretenimento | De Lei Paulo Gustavo a momento relax, fique por dentro da agenda cultural de Santa Catarina
01 de Junho de 2023

Coluna Entretenimento | De Lei Paulo Gustavo a momento relax, fique por dentro da agenda cultural de Santa Catarina

Lei Paulo Gustavo, Feira do Livro de Joinville, exposições, shows, samba, cinema, teatro, arraiá e até momento relax! Acesse e divirta-se

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 01 de Junho de 2023 | Atualizado 01 de Junho de 2023

Agenda Cultural Comentada de Santa Catarina

De 1º a 7 de junho de 2023

 

Literatura, exposições, shows, samba, cinema, teatro, artesanato… fique por dentro da agenda cultural agitada de Santa Catarina.

Publicidade

 

Participação pública
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realiza as audiências públicas da Lei Paulo Gustavo em Santa Catarina para o setor audiovisual nos dias 1º e 5 de junho, e também no dia 7 de junho se necessário. Os encontros serão virtuais entre 18h30 e 22h30, pelo Google Meet (link será disponibilizado três dias antes das reuniões), serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do Youtube da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Saiba mais e participe.

 

Agenda cultural agitada de Santa Catarina

Muita literatura
Começa hoje (01/06), a 19ª Feira do Livro de Joinville. Quase 120 horas de um intenso encontro com as letras que segue até domingo (11), no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen. Serão 20 autores convidados, para uma maratona de conversas com leitores e sessões de autógrafos, e outros 40 escritores independentes, com atividades em alguns dos 50 estandes da feira.

Destaques

Entre os destaques dessa semana estão a palestra “Leitura e escrita: como se expressar bem”, amanhã (2), às 9h10 com Maria Tereza de Queiroz Piacentini, professora e titular da Academia Catarinense de Letras; o lançamento do livro “Preto & Branco Colorido” e sessão de autógrafos com a escritora Maria Luiza Kohn, no sábado (3), às 19h; o autor gaúcho, Carlos Heráclito Mello Neves, o Kalunga, com o show infantil “O poeta brincalhão”, na segunda-feira (5), às 9h30 e às 16h15. A programação completa está no site. | Crédito da imagem: divulgação.

 

Agenda cultural agitada de Santa Catarina

 

Abre nesta quinta
Transmudar é o nome da exposição da artista Adriane Kirst que poderá ser visitada gratuitamente a partir de hoje (01/06), na Fundação Cultural BADESC, a partir das 19h. Adriane foi selecionada pelo Edital 2023 e apresenta conjuntos de peças em cerâmica, sequências de fotografias e vídeos. Ao todo são 14 obras em exposição e, em algumas, de acordo com a artista, é possível interagir para além do olhar. A mostra poderá ser visitada até o dia 20 de julho. As visitações acontecem de segunda a sexta, das 13h às 19h.  | Crédito da imagem: Adriane Kirst

 

 

 

Agenda cultural agitada de Santa Catarina

Blues & Jazz
O festival Soul Blues & Jazz Fest será realizado no sábado (3) e reunirá seis bandas que destacam dois dos ritmos musicais mais admirados mundo afora, o Blues e o Jazz. A partir das 15h, o OKA Floripa, no Campeche, em Florianópolis, vai ser palco para as bandas TBZ Blues, Nouvella, Psilojam, The Headcutters, Nakatomi Plaza e Lumi apresentam seus shows com o que há de melhor no blues e jazz contemporâneo. O é gratuito. Programação completa no site e no e no @oka.floripa.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Artesanal
Neste final de semana (3 e 4/06), o Coletivo Artesanal estará no Shopping Itaguaçu para expor os trabalhos artísticos e manuais desenvolvidos pelos profissionais. Toda a programação está no @coletivo_artesanal.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

 

Agenda cultural agitada de Santa Catarina

Samba
A 2ª edição do grupo de estudos “Universo do Samba”, aprovada pelo Elisabete Anderle de 2022, será oficialmente encerrada no próximo domingo (4) com Roda de Samba, liderada pelo mestre Teo de Barros, e Samba de Roda, liderado por mestre André Farias. A festa será em frente ao Bar do Noel, no centro de Florianópolis, a partir do meio-dia. A jornalista que assina esta coluna, Leticia Bombo, conversou com Catalina Delgado, uma das organizadoras do projeto que contou muito mais sobre o vasto universo do samba.  | Crédito da imagem: Baião de Dois.

Mestre Tião

Como uma atividade extra, na terça-feira (6), o grupo receberá ninguém menos que o mestre das brincadeiras populares, Tião Carvalho. Podem participar do encontro com ele os integrantes do grupo de estudo e pessoas interessadas em brincadeiras e tradições no Brasil. O grupo pedirá uma contribuição de quem for assistir.

 

Ó QUE BACANA

 

Agenda cultural agitada de Santa Catarina

Comosg em dança
Desde o dia 22 de maio, os professores e coreógrafos Gui Fant e Julia Milan, duas grandes referências em danças urbanas da Capital, realizam uma Residência Artística com jovens atendidos pelo Conselho Comunitário do Saco Grande (Comosg) Cerca de 30 jovens participam do projeto ao longo de 15 dias e o resultado do trabalho gera uma montagem coreográfica com o grupo, que será apresentada no último dia da Mostra do Dança em Cena, evento que será realizado entre os dias 7 e 11 de junho em Florianópolis.  Crédito da imagem: Arquivo Dança em Cena.

 

 

Cinema gratuito
A programação do cinema do CIC está movimentada. Sábado (3), tem “Chef Jack”, na Mostra de Cinema Infantil, às 16h; na terça-feira (6), 19h, tem Cineclub Italiano com o “Roma, città aperta”, de Roberto Rossellini; e na quarta-feira (7), também às 19h, tem o lançamento do episódio Antropofonia Subtexto. Os ingressos são gratuitos para todas as sessões. Lembre-se de chegar uma hora antes para retirar as entradas.

 

Cênicos
Os espetáculos cênicos também estão com a agenda movimentada. Entre os teatros Pedro Ivo, Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho, a programação passa por dança, homenagem ao ABBA, shows e espetáculos infantis. As informações todas estão na agenda do site da FCC. Basta clicar no dia para acessar a programação.

 

O melhor!
O Botequim das Flores, localizado no Sambaqui, em Florianópolis, foi o campeão do concurso Comida di Buteco 2023. Após 23 dias de concurso, na semana passada, a organização revelou os três primeiros colocados da 5ª edição do evento na Grande Florianópolis.

Premiação

A premiação ocorreu no Hotel Mercure, na Capital, e contou com a presença dos representantes de cada boteco, jurados, patrocinadores, imprensa e apoiadores. O segundo lugar foi conquistado pelo Bendito Boteco, localizado na Pedra Branca, em Palhoça, e a terceira colocação ficou com o Nacanoa Oyster Bar, localizado no Ribeirão da Ilha, na Capital. O bar campeão representará a região no concurso nacional que elegerá o melhor boteco do Brasil em uma cerimônia especial no mês de julho.  | Crédito da imagem: Ed Andrade.

 

Reality em SC
Santa Catarina é cenário da nova série brasileira “Tô de Mudança – Os desafios de ir para um novo lar”, focado em reforma e decoração que estreou no último domingo. O reality show é totalmente produzido e gravado no estado. Então, além das dicas de como organizar a casa nova, as belezas naturais do estado também são apresentadas. É possível assistir ao programa pelo link.

 

A Bolha Sessions
Com seu estilo autodenominado como “rock alternativo agridoce”, a banda Cambirela é a protagonista na terceira live session da série “A Bolha Sessions”. Com uma apresentação inédita em estúdio, o material foi lançado no último domingo (28). Além da performance, o vídeo traz uma entrevista exclusiva com o quarteto. O objetivo do projeto é apresentar os artistas palhocenses que integram o coletivo com performances que podem ser vistas gratuitamente e repetidamente pela internet.  | Crédito da imagem Coletivo “A Bolha”.

 

PROGRAME-SE 

 

Agenda cultural agitada de Santa Catarina

 

Bienal de Tango
A Bienal de Tango de Florianópolis, que começa na próxima quinta-feira (8), reunirá grandes mestres do tango, além de diversas apresentações, aulas para todos os níveis, campeonato, bailes com orquestra ao vivo e show internacional da dança. Mais informações pelo site.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

 

Arraiás do Bem
Que tal se divertir em festas juninas cheias de atrações e comidinhas típicas e ainda fazer o bem? Ao longo do mês de junho, os dois hotéis de Jurerê in_, farão eventos abertos ao público. No IL Campanario a festa será todos os sábados, a partir desta semana, das 17h às 20h. Já no Jurerê Beach Village, o evento será no dia 17, no mesmo horário. Barraquinhas com brincadeiras e de pinhão, quentão, pipoca, milho e doces, além de recreação infantil estão na programação.

Shows

Os “arrasta pé” com shows musicais de Erva Rasteira Duo e Forró da Nati Duo (IL Campanario) e Maira Marion Duo Forró Acústico (Jurerê Beach Village) terão o custo social de R$ 35,00 e R$ 20,00, respectivamente mais a doação de um quilo de alimento. Os donativos serão destinados para a Casa Lar do Caminho, localizada no Rio Vermelho, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os ingressos podem ser adquiridos na hora ou nos sites.

 

Respiro!

Relax
Piscina aquecida, jacuzzi, ofurô, sauna, depois pizza e chocolate quente são as sugestões da Pousada Estaleiro Guest House para o inverno. Neste final de semana, o local que é cercado de natureza, está com pacote promocional para aquela descompressão em grande estilo!

 

Imagem em destaque por Pixabay.

 

Envie sugestão de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade