Publicidade
Coluna Entretenimento | Balé Russo em Floripa, exposições, espetáculos de teatro e dança, shows e muito mais
29 de Junho de 2023

Coluna Entretenimento | Balé Russo em Floripa, exposições, espetáculos de teatro e dança, shows e muito mais

Primeira apresentação do balé Russo no Brasil, ancestralidade nas exposições, teatro, shows, documentários e muito mais! Acesse e divirta-se

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 29 de Junho de 2023 | Atualizado 29 de Junho de 2023

Agenda Cultural Comentada

De 29 de junho a 5 de julho de 2023

 

Primeira apresentação do balé Russo no Brasil será em Florianópolis; exposições, teatro, shows, documentários  e mais! Acesse e divirta-se.

Publicidade

 

3 Museus
Estreia hoje (29), às 18h, a Mostra 3 Museus, realizada pelo Departamento de Cultura de Orleans, no sul de Santa Catarina. Dirigido pela arte educadora Juliana Natal, o local mostrará um recorte dos três principais espaços de memórias da cidade: o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, o Instituto Cultural Pe. Vittório Pozo e o Espaço de Memória do Chapadão. O vernissage acontecerá no Centro de Apoio ao Turista (CAT). A exposição ficará em cartaz até o dia 29 de julho, durante horário comercial.

 

Raízes

A busca pela a ancestralidade e origem do povo negro foram duas das inspirações para a artista catarinense e curadora de arte, Jucelia Costa, criar as obras da exposição RAÍZES, em cartaz no Espaço Cultural do Continente Shopping, até amanhã (30). Ao todo, 20 obras sobre a temática da ancestralidade compõem a exposição. Pintadas em óleo sobre tela e acrílico, as peças retratam costumes e a moda milenar do uso de adornos de cabeça como os turbantes, além de outros objetos de decoração de estilo afro. Ela conta, ainda que também quis homenagear uma amiga que incluiu o uso do turbante em sua rotina após passar por um tratamento de câncer. O adorno virou objeto de estudo da artista.  | Crédito da imagem: divulgação/Raízes.

 

 

 

Balé Russo no Brasil

IA
A designer e musicista Mariana Barardi usou a Inteligência Artificial para criar uma arte de divulgação para o próximo espetáculo da Camerata Florianópolis: o “Game in Concert”, que será lançado amanhã (30), às 19h, no Teatro Ademir Rosa. Ela conta que após inserir os dados na plataforma para criar os personagens, solicitou uma ilustração baseada nos jogos que estarão no repertório, a IA gerou mais de dez imagens, que ela utilizou com algumas edições até a ilustração final, que tem inspiração nos gráficos aprimorados dos games. Ingressos para o espetáculo estão no site. | Crédito da imagem: Mariana Barardi

 

Balé Russo no Brasil

Primeira vez no Brasil

A primeira apresentação do Russian State Ballet Stevanovich no Brasil será neste sábado (1), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Todas as solistas são as primeiras bailarinas dos Grandes Teatros de Moscou e São Petersburgo, os sopranos e os tenores também vêm diretamente de Moscou para apresentar os melhores momentos da clássica obra de Tchaikovsky, “O Lago dos Cisnes”. Os ingressos estão à venda pelo site.  | Crédito da imagem: réplica do site de venda de ingresso.

 

Intimista e reflexivo

O espetáculo “As masculinidades em Ney” volta a entrar em cartaz neste sábado (1), no Teatro Álvaro de Carvalho. A peça é o resultado de um desdobramento de pesquisas entre arte, performance, estudos de gênero e psicanálise desenvolvidas pelo artista e psicanalista Anderson Abreu, desde 2019. Tendo como inspiração em sua pesquisa os modos como Ney Matogrosso utiliza sua voz, corpo, identidade e sexualidade nos conteúdos de sua arte, o performer mira em sua atuação a masculinidade dita universal.

Para a segunda temporada, o espetáculo terá a parceria da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, compondo um desabrochar de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), que marca um movimento mais intimista, introspectivo e reflexivo ao espetáculo. Os ingressos estão à venda no site.

 

 

Acima das fogueiras

Atuando desde 2001 e com contribuição significativa para a cena catarinense, a Traço Cia. de Teatro estreia o novo espetáculo “Quando dançamos acima das fogueiras”, amanhã (30), às 20h, no Sesc Prainha, seguido de outras duas apresentações: no sábado (1) e no domingo (2). Na peça, o espectador é protagonista e o tradicional formato teatral é transformado para o encontro, para a intimidade e o olho no olho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes no local.  | Crédito da imagem: arquivo Traço Cia de Teatro.

 

 

 

Balé Russo no Brasil

Vinho
Abrindo a temporada de eventos de inverno, o Top Market, que fica na antiga fábrica de rendas e bordados da família Hoepcke, nos Altos da Felipe Schmidt em Florianópolis, promove no dia 01 de julho, a 1ª edição do Wine on Top. O festival de vinhos produzido em parceria com a VinGuarda e a Le Vin tem mais de 20 vinícolas e importadoras confirmadas, com pelo menos 120 rótulos para serem apreciados durante o evento que acontece das 14h às 18h. O valor da entrada no é R$ 129,00* e os clientes tem R$ 30,00 de cashback do valor do ingresso para consumo nas operações do street mall.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Soul, Jazz e Brasilidades
O mês de julho começa com muito Soul, Jazz e Brasilidades no Rio Tavares, em Florianópolis. É que no sábado (1), o Scar Trio faz uma apresentação gratuita no palco do MULTI Open Shopping. A cantora, Scar, se inspira em nomes como Elis Regina, Ella Fitzgerald e Etta James, para cantar e encantar o público. O violinista Israel Dutra e o pianista uruguaio, Sebastián Zinola, completam o trio. O show começa às 18h30 e a entrada é gratuita.

 

 

Veras Veritas

A feira de arte, artesanato, design, publicação e vestimenta expõe o trabalho da rede colaborativa do Centro Cultural Veras, que volta a abrir para o público neste final de semana (1 e 2 de julho), das 10h às 19h. Esta será a primeira edição do Veras Veritas Rede Colaborativa que reunirá, no local, os trabalhos de mais de 30 criativos alinhados à proposta do espaço. A entrada é gratuita e o Veras fica no Córrego Grande. Programação completa no @centroculturalveras.  | Crédito da imagem: arquivo de @ahowceramica.

 

 

Música na educação

Estudantes do projeto “Educando com Música”, da Camerata Florianópolis, subirão no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), neste domingo (2), às 16h, para apresentar o Recital de Inverno. Com a apresentação, os estudantes poderão mostrar ao público seu desenvolvimento com a música ao longo de nove meses em que estão no projeto. O evento é gratuito, mas os ingressos devem ser retirados na sede da Camerata Florianópolis – Rua Joe Collaço, 708, Santa Mônica, em horário comercial, ou no Teatro mesmo, a partir das 15h.

 

 

Teatro

“Quando Voa o Pensamento” é uma peça teatral do Núcleo Pé de Poesia que mergulha no universo da poesia e na infância de três renomados poetas: Cecília Meireles, Vinicius de Moraes e Manoel de Barros. Sob a interpretação da atriz Diana Adada Padilha, a história revela as experiências de vida dessas crianças que se tornaram grandes artistas, ao mesmo tempo em que declama suas poesias emocionantes. Dia 2 de julho, às 11h30 no Villa Romana Shopping em Florianópolis com entrada gratuita.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

Ó QUE BACANA

 

Morro da Mariquinha

Lideranças e moradores do Morro da Mariquinha assistiram ao documentário “Galeria de Arte – Morro da Mariquinha”, que mostrou a construção da maior galeria de arte do Sul do país, na comunidade. O projeto, que leva o mesmo nome do documentário, é uma inciativa do artista Rodrigo Rizo, do Street Art Tour, em parceria com o Cidades Invisíveis, para viabilizar a produção de murais de arte urbana dentro do bairro.

Novas pinturas

Foram mais de 100 novas pinturas realizadas dentro da comunidade, que contribuíram para a visibilidade de questões sociais dos moradores diante da sociedade e do poder público, assim como ações de impacto e inclusão social. A exibição foi realizada no Bar da Gi, tradicional comércio local, e também contou com a presença de patrocinadores e da equipe envolvida.

O projeto foi aprovado por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela Fundação Municipal de Cultura Franklin Cascaes, permitindo a captação dos recursos junto a empresas de Florianópolis.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Conexões culturais

Mais de 120 eventos foram cadastrados para fazer parte da terceira edição do Floripa Conecta. Com este recorde de inscritos, o evento será ainda maior com um mês inteiro de programação, entre 1º e 31 de agosto, para celebrar os 350 anos de Florianópolis. Uma das novidades da terceira edição do Floripa Conecta, o Curso inédito de Gestão e Produção de Eventos Culturais promete profissionalizar ainda mais o setor de eventos. Desde o dia 6 de junho, o Impact Hub Floripa Bewiki, no Centro, recebe semanalmente uma turma plural e diversa de novos produtores liderada pela produtora Maria Elisabete Pereira, da Ginga Criativa. Acompanhe no @floripa.conecta.  | Na foto (divulgação), o evento “Pretas Power”, realizado em 2022.

 

Parecerista FCC

Profissionais do setor cultural e artístico que tiverem interesse em compor os bancos de pareceristas da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) podem se inscrever até as 23h59 de 26 de julho de 2023, neste link. São 27 áreas artísticas e culturais listadas no edital, cuja íntegra estará disponível na plataforma de inscrições. Informações, dúvidas e/ou esclarecimentos serão atendidos exclusivamente pelo e-mail [email protected].

 

Mais entretenimento

Em agosto a Ürban TV Brasil, canal de tv multiplaforma com sede na Grande Florianópolis, estará em um novo estúdio, com novos projetos de programas em sua grade, além da chegada de novos apresentadores. Sob a direção do jornalista e empresário de comunicação Paulo Cordeiro, promete muitas novidades e uma programação voltada para a informação e entretenimento. A Ürban TV Brasil surgiu em 2017 e ao longo desses anos começou a aumentar sua audiência sendo distribuída para todo o Brasil através de operadoras de tv por assinatura. Na Grande Florianópolis você consegue assistir pelo canal 11 da operadora OleTV da OleTelecom. Além de estar disponível em todas as plataformas de tv por streaming nas lojas de aplicativos e smartv.

 

 

 

PROGRAME-SE

 

Transmudar

A exposição Transmudar da artista Adriane Kirst, que está em cartaz na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, é fruto de três anos de pesquisa. Com curadoria da própria artista, a exposição trata basicamente do amor pela vida em toda a sua completude. Seja o amor pelos bons e maus momentos, pela inconstância, pela finitude, ou ainda pela impossibilidade de parar o tempo, e a possibilidade de transformar as coisas. Sequências de fotografias, vídeos e conjuntos de peças em cerâmica integram a mostra. Ao todo são 14 obras que compõem a mostra. A exposição pode ser visitada até 20 de julho, de segunda a sexta, das 13h às 19h. A entrada é gratuita.

 

 

Homenagem à Gal

No dia 10 de agosto, o músico catarinense Luiz Meira levará para o palco do CIC sua trajetória musical ao lado da cantora Gal Costa, em um show especial repleto de memórias e carinho. O show “Gal Costa por Luiz Meira e Convidados” já está com os ingressos à venda.

 

 

 

Programação
Ao longo do mês de julho, que também é o mês das férias, já estão confirmadas as comemorações do Dia Mundial do Rock (13), Bazar das Influencers (15 e 16) e aulas para mini-chefs em parceria com os restaurantes do food hall, localizado nos altos da Felipe Schmitt. A programação completa pode ser conferida no @topmarketfloripa.

 

Teatro, dança e cinema para as crianças, mais exposições e outras danças estão na Agenda da FCC.

 

Comunicado
A partir de junho/2023 o Hard Rock Live Florianópolis passará a se chamar Arena Opus. A gerência da casa passa a ser da Opus Entretenimento, maior plataforma de shows e espetáculos ao vivo da América do Sul. A decisão deu-se por conta da não renovação de contrato com a marca Hard Rock. A infraestrutura, qualidade de serviço e segurança seguirão os mesmos.

Produzindo entretenimento e grandes espetáculos desde 1976, a Opus Entretenimento é responsável pelo gerenciamento e operação de importantes casas de espetáculo do Nordeste ao Sul do Brasil. São elas: Teatro Bradesco, Vibra São Paulo e Teatro Opus Frei Caneca (São Paulo/SP), Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre/RS), Maori (Xangri-lá/RS), Live Curitiba (Curitiba/PR), Teatro Riachuelo (Natal/RN), Teatro RioMar Recife (Recife/PE), Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE) e agora, com toda a sua expertise, assume a Arena Opus (São José/SC). A programação pode ser acompanhada pelo @arena.opus.

 

Crédito da imagem em destaque: Gabriel Vanin.

 

Envie sugestão de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade