Publicidade
Coluna Entretenimento | Artes cênicas e visuais, literatura, cultura japonesa e o Piqueernique
23 de Junho de 2022

Coluna Entretenimento | Artes cênicas e visuais, literatura, cultura japonesa e o Piqueernique

Diversas atividades programadas para os próximos dias em Florianópolis e no interior de Santa Catarina! Entre e viaje por diversas culturas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 23 de Junho de 2022 | Atualizado 23 de Junho de 2022

Crédito: Divulgação/Sesc

Palco Giratório 2022

É provável que você já tenha se feito essa pergunta, mas e aí, o modelo on-line para eventos chegou para ficar? Intercalando entre momentos presenciais e presenças online, eu diria que sim. Afinal, neste formato, é possível participar de eventos de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet e um dispositivo que te conecte com o acontecimento.

Publicidade

Pois bem, a 24ª edição do Palco Giratório também traz esse assunto à tona quando apresentada obras cênicas criadas no período da pandemia por meio de novas tecnologias.

Com o objetivo de entender o suporte digital como espaço de convívio e possível acesso a propostas inovadoras e virtuais de artistas brasileiros com transmissões diferenciadas e exibições em diversas plataformas on-line, o projeto acontece em quatro etapas, entre maio e novembro, sendo que a segunda etapa é agora em junho e em julho.

Na próxima segunda-feira (27), tem uma roda de conversa sobre o espetáculo “Homens Pink”, da La Vaca Companhia de Artes Cênicas (SC), com Renato Turnes. As apresentações são de 28 a 30/6 e 5 a 7/7, às 20h.

Toda a programação está aqui.

 

 

Crédito: Tóia Oliveira

Afetos e experiências no teatro
Você sabe quais são as “Coisas que fazem o coração correr mais rápido…”? Desde o último dia 21, a atriz catarinense Paula Bittencourt percorre cidades de Santa Catarina para apresentar o espetáculo que instiga essa reflexão e resgata de forma confidencial – afinal as performances acontecem individualmente – recordações importantes da vida e aqueles “segredinhos” que fazem o coração correr mais rápido. O acontecimento performático tem duração de três horas, o tempo de espetáculo por pessoa é de 10 minutos.

Amanhã (24), a Praça Arthur Siewerdt, em Trombudo Central receberá o espetáculo, das 14h às 17h. Rio do Sul, Agronômica, Lontras, Ibirama, Indaial, Blumenau, Brusque, Vidal Ramos  e Imbuia também estão escaladas para receber o espetáculo.

Agende sua visita na casinha, como é carinhosamente conhecido o cenário do espetáculo.

 

Crédito: Renata Larroyd Fotografia

Intensidade nas telas
“Aqui. Agora. Grato.” é a exposição do artista plástico – e agitador cultural – Camilo Silva, que reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica criadas nos últimos dois anos, desde o início da pandemia. A vibração particular de suas telas, repletas de profundidade e intensidade, que levam a diversas leituras, permite que o olhar do espectador conclua os caminhos propostos por cada obra. Os elogios, o reconhecimento e as encomendas nutriram o processo criativo do artista, levando-o a produzir as peças que formam esta exposição que está aberta ao público até hoje (23), na rua Anitta Garibaldi, 246, das 18h às 22h, com entrada gratuita.

 

 

Crédito: Divulgação/Filme Cabeça de Nego

Festival de Cinema Negro
Começa hoje (23) e vai até domingo (26) a segunda edição do Festival Cinema Negro de Santa Catarina, que vai ocupar a Sala de Cinema Gilberto Gerlach no Centro Integrado de Cultura (CIC), com diversas atrações para o público de todas as idades. O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil apresenta, no sábado (25), às 16h, uma sessão de curtas-metragens em parceria com o Festival.

A programação é composta por mesas temáticas de debate sobre temas relacionados às políticas públicas da Cultura Negra e o protagonismo, com sessões de projeção de filmes especialmente selecionados para o evento. A entrada para todas as atividades é gratuita e a programação está no site da FCC.

 

Crédito: Divulgação/Cléa Busatto

O menino e a lua
E se a lua caísse do céu e um menino tivesse a missão de fazê-la voltar para o seu lugar? Esta é a aventura que a escritora Cléo Busatto, finalista do Prêmio Jabuti de 2016, conta no livro infantil “Um lago, o menino e a lua” que será lançado amanhã (24), na Biblioteca Pública de Santa Catarina, a partir das 11h30. Um pouco antes, às 9h, ela ministrará a oficina “Leitura literária e a formação do leitor”, com contação de história, reflexão sobre literatura e intervenções poéticas. O evento é aberto ao público e a biblioteca fica no Centro de Florianópolis, na rua Tenente Silveira, 343. Basta chegar nos horários das atividades para participar.

 

 

Nova Mostra no FAM 2022
Neste ano, a novidade do 26º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM, é a Mostra Especial Lei Aldir Blanc, dedicada exclusivamente aos filmes contemplados pela Lei Aldir Blanc — responsável por destinar uma série de medidas emergenciais ao setor cultural.

Para a Mostra, que é competitiva e pode render o prêmio do Júri Popular, podem se inscrever filmes de todo o Brasil, com temática livre, que já estejam finalizados e tenham a duração máxima de 20 minutos. As inscrições para o FAM 2022 seguem até segunda-feira (27), pelo site.

As outras Mostras Competitivas presentes no evento são: Mostra Curtas Mercosul, Curtas Catarinense, Infantojuvenil, Longas Ficção Mercosul, Longas Documentários Mercosul (Doc-FAM), Longas Work In Progress, Videoclipe e Mostra Rally Universitário. O evento será de 22 a 28 de setembro.

 

IMIN Matsuri
A edição de junho do CEART Aberto à Comunidade, evento do Centro de Artes da UDESC, será neste sábado (25), a partir das 11h, com uma programação exclusiva: o Festival da Imigração Japonesa no Brasil. A cultura japonesa está no Brasil há mais de cem anos, neste dia, apresentações, oficinas, exposições, feiras e culinária japonesa estarão em pauta. Toda a programação pode ser conferida no perfil @ceartaberto.

 

Piqueernique
No domingo (26), a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com enfoque na população TLGB, organiza a segunda edição do Piqueernique, das 14h às 18h, no Parque da Luz. Será uma tarde de piquenique, encontros e atrações culturais, inclusive com espaço para quem quiser expressar sua própria arte a partir de instrumentos musicais, da voz, da poesia, da dança ou da interpretação.

O evento é gratuito e, de acordo com a organização, essa edição será ainda mais especial pois junho é o mês do orgulho LGBTQIA+.

Bolos e Cupcakes da Padaria 3 Marias, água para venda, pães artesanais da padaria Pão à Mão, acroyoga e equipe de orientação e testagem do GAPA são presenças confirmadas.

Em caso de chuva, o evento será adiado. A ADEH também dá a dica: não apenas o evento é gratuito, mas o transporte público de Floripa, por ser o último domingo do mês.

 

Crédito: Erick Augusto Böell

Chicago!
A montagem catarinense do musical “Chicago” volta a brilhar nos palcos de Santa Catarina no dia 2 de julho. Dirigido por Ana Garvik, mais de 30 artistas estão envolvidos no espetáculo que foi apresentado em 2021, mas teve cenas e coreografias aperfeiçoadas para 2022.

Crime, corrupção, muita lábia e sensualidade nesta história que se passa na Chicago de 1920 e traz na dramaturgia a sátira à justiça, à moral e à ética.

Relações de poder e de interesses entre as personagens e as instituições estão em pauta durante todo o musical que será apresentado no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, em duas sessões, às 14h e às 17h.

Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

 

Fabrício Faustin, durante lançamento do Floripa Conecta 2022 | Crédito: Gabriel Vanini

Conexões em Floripa
Preparem suas agendas para o mês de agosto. Isso porque de 4 a 14 de agosto o HUB de eventos, Floripa Conecta 2022, entra em ação para cumprir com o seu objetivo de fazer uma conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos, para tornar Florianópolis uma cidade referência quando o assunto é tecnologia e cultura. Entre os eventos confirmados estão o Startup Summit, que abre a programação nos dias 4 e 5 de agosto, o Brazil Game Tour, o Pop Pride Festival, Festival Lado a Lado, entre tantos outros já escalados e ainda tantos que estão por vir.

A segunda edição do Floripa Conecta vai descentralizar as atividades que acontecerão no Norte, Centro, Sul, Continente e Morro da Mariquinha. Na edição de 2019, mais de 60 eventos foram realizados e mais de 120 mil pessoas prestigiaram, com um impacto de R$ 100 milhões na economia da cidade.

 

 

 

#Dica: você conhece o site da Fundação Catarinense de Cultura? Por lá, você fica por dentro de uma agenda extensa da programação cultural de Floripa. Divirta-se!

 

Envie sua sugestão de pauta para o e-mail: entretenimento@acontecendoaqui.com.br.

Publicidade
Publicidade