Mais uma vez o Festival Varilux de Cinema Francês chega a Florianópolis, no Paradigma Cine Arte, cinema cult da capital catarinense. Homenageando o ícone do cinema francês Alain Delon, morto em agosto, e com a apresentação de 19 filmes inéditos, a 15ª edição será realizada entre os dias 7 e 27/11.
Comédia romântica, drama, drama histórico, thriller, animação e documentário são gêneros que fazem parte da programação, com produções recentes, que integraram e foram premiadas em festivais como Cannes, Veneza e San Sebastián.
Além das exibições de longas-metragens recentes e inédito do Festival Varilux, também haverá a exibição de outros filmes em cartaz, como o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que também estreia no dia 7 de novembro.
Confira meus cinco filmes selecionados para você não perder a programação do Festival Varilux de Cinema Francês no Paradigma Cine Arte:
A Favorita do Rei – Jeanne du Barry: Jeanne Vaubernier, uma jovem de origem humilde, está determinada a sair da sua condição, usando seus encantos. Seu amante, o conde Du Barry, que se beneficia muito dos relacionamentos lucrativos de Jeanne, decide apresentá-la ao Rei. Com a ajuda do influente duque de Richelieu, ele organiza o encontro. Contra todas as expectativas, Luís XV e Jeanne se apaixonam intensamente. Com a companhia da cortesã, o Rei redescobre o prazer de viver, a tal ponto que não consegue mais ficar sem ela e decide torná-la sua favorita oficial. Isso causa um escândalo, pois ninguém quer uma garota “da rua” na Corte. Ano 2023. Direção: Maïwenn.
Bolero, a Melodia Eterna – Boléro: Em 1928, nos vibrantes “anos loucos” de Paris, a dançarina Ida Rubinstein encomenda a Maurice Ravel a música para seu próximo balé. Enfrentando uma crise de inspiração, o compositor revisita os capítulos de sua vida – os desafios de seus primeiros anos, as marcas da Grande Guerra, o amor impossível por sua musa Misia Sert… e finalmente decide se dedicar à criação de uma obra-prima universal, o Bolero. Ano 2024. Direção: Anne Fontaine.
Daaaaaalí!: Uma jornalista francesa encontra o icônico artista surrealista Salvador Dalí em várias ocasiões, para um projeto de documentário cuja realização se revela bem difícil e cheia de surpresas. Ano 2024. Direção: Quentin Dupieux
O Conde de Monte Cristo – Le Comte De Monte Cristo: Vítima de uma conspiração, o jovem Edmond Dantès é preso no dia de seu casamento por um crime que não cometeu. Após quatorze anos de detenção no castelo de If, ele consegue escapar. Tornando-se imensamente rico, retorna sob a identidade do conde de Monte-Cristo para se vingar dos três homens que o traíram. Ano 2024. Direção: Alexandre de La Patellière, Matthieu Delaporte.
O Sucessor – Le Successeur: Feliz e realizado, Elias se torna o novo diretor artístico de uma renomada casa de Alta Costura francesa. Ao saber que seu pai, com quem não mantinha contato há muitos anos, faleceu de um ataque cardíaco, ele viaja para o Quebec a fim de resolver questões da herança. Lá, o jovem criador descobrirá que herdou algo muito mais complicado do que apenas o coração frágil de seu pai. Ano 2024. Direção: Xavier Legrand.
Outros filmes do Festival: A Fanfarra – En Fanfare, O Bom Professor – Pas de Vagues, Madame Durocher, Três Amigas – Trois Amies, O Último Judeu – Le Dernier des Juifs, Selvagens – Sauvages, O Segundo Ato – Le Deuxième Acte, O Roteiro da Minha Vida – François Truffaut – Le Scénario de ma Vie – François Truffaut, Apenas Alguns Dias – Quelques Jours Pas Plus, A História de Souleymane – L’histoire de Souleymane, O Sol Por Testemunha – Plein Soleil, 1874, o Nascimento do Impressionismo – 1874, La Naissance de l’impressionnisme, Mega Cena – Heureux Gagnants, Diamante Bruto – Diamant Brut, Ouro Verde – La Promesse Verte.
A programação completa com o horário das sessões pode ser conferida no @paradigmacinearte ou nos sites https://paradigmacinearte.com/ e https://variluxcinefrances.com/
Qual filme francês do festival você vai assistir primeiro? Comenta nas minhas redes sociais @jessielodi. Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected] ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.
Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS no YouTube.
Até a semana que vem.