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Coluna Carlo Manfroi | Marketing digital para pequena e média empresa
06 de Dezembro de 2021

Coluna Carlo Manfroi | Marketing digital para pequena e média empresa

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Por Carlo Manfroi 06 de Dezembro de 2021 | Atualizado 08 de Dezembro de 2021

 

*não deixe de conferir links de ferramentas no fim do texto

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Já faz algum tempo que a internet deixou de ser o local onde as pessoas vão para procurar coisas mais baratas e se tornou o lugar onde comparamos produtos, serviços e benefícios.

Assim, mesmo em crise e durante a pandemia, nem sempre o preço mais baixo significa concretizar a venda. Aliás, nunca foi tão fácil fazer um comparativo entre vantagens e benefícios de um produto em relação a outro.

Portanto, além de garantir qualidade no que oferece é importante também garantir facilidade na negociação e na efetivação da compra, assim como uma gama de serviços de apoio que tragam valor ao seu negócio.

As novas tecnologias e ferramentas de apoio de gigantes como Google e Facebook tornaram a vida das pequenas e médias empresas mais viável em muitos aspectos estruturantes.

Desde a organização de equipes e sincronização de agendas, passando por marketing digital, automação e ferramentas de comunicação, existem muitas possibilidades de deixar seu time mais forte para enfrentar as batalhas do dia a dia.

Além das gigantes citadas, existem inúmeras empresas adjacentes que produzem aplicativos complementares a essas plataformas, e que podem ser igualmente usadas de forma free ou com custos bastante acessíveis.

A liberdade de atuar de onde estiver é um ponto que ganhamos a partir das dificuldades e do caos instalado com a pandemia. Fomos obrigados a não nos encontrar presencialmente, o que motivou uma série de adaptações resultando em outras formas de reunião, como call, meet ou telefone. Se teve algum ponto positivo nisso foi o de escancarar como estávamosarraigados a velhos hábitos que só foram modificados devido a exigências sanitárias e risco de morte. Quando o carro foi deixado de lado e a empresa foi para dentro de casa, percebemos quantas horas jogávamos no lixo presos no trânsito. A produtividade aumentou e a felicidade com o convívio em família também.

Depois disso veio o “excesso de relacionamento e de horas de convívio”, que pode ser um estopim para o desgaste e novas crises. A falta do olho no olho para a realização de negócios também cobra seu preço, minando a confiança, parceria e credibilidade. Isso tudo são questões que estão sendo adaptadas, numa mescla de home office com presencial, diminuindo a burocracia, tornando a vida mais leve e a presença apenas quando for fundamental.

Em termos de ganhos de produtividade para as pequenas e médias empresas, as possibilidades são enormes. Na Qualé Digital, adotamos o BPO Financeiro, que é a terceirização de todo nosso trabalho que antes era interno e não é o foco de nosso negócio.

Ganhamos, com isso, muitas horas que antes eram dedicadas ao financeiro para dedicar exclusivamente ao nosso planejamento e negócios de nossos clientes.

Com a automação de agendas, também podemos reservar horários exclusivos da equipe com quem quer que seja, sem consulta prévia, bastando um clique para estarmos agendados. Isso diminuiu sensivelmente as trocas de emails e mensagens por WhatsApp e entregou, novamente, mais tempo de dedicação para nossos clientes e projetos.

O workflow da equipe aberto a todos na plataforma de gestão adotada deu a visão geral que precisávamos da pauta de todos os setores, novamente evitando perguntas do tipo “com quem está o trabalho” ou “quando será entregue”. As reuniões de pauta semanais, que já existiam antes da pandemia, mostraram-se ainda mais importantes com o distanciamento físico, e por isso foram mantidas e aperfeiçoadas com a economia de tempo na sua realização.

O atendimento ao cliente ganhou novas ferramentas, ampliação de horários e disposição, estando também mais organizado e com registros que permitem decisões mais rápidas e assertivas. Isso valorizou o tempo da agência e do cliente.

Para finalizar, os resultados mostram que estamos no caminho certo, já que ampliamos a carteira de clientes da agência juntamente com a satisfação dos trabalhos e resultados entregues e com o atendimento realizado.

Ficamos mais leves, satisfeitos e felizes. E é isso que estamos levando com a nossa entrega aos antigos parceiros e novos clientes que estão depositando sua confiança no trabalho realizado pela agência.

Para as empresas que procuram formas de gestão e organização de seus processos e equipes, disponibilizo aqui alguns dos recursos que usamos já há um bom tempo na Qualé Digital:

BPO Financeiro da Bluebox:

Reuniões online e sincronização de agendas do Google Workspace

MVP e testes para validação de negócios de clientes da 49 educação Startup University

Armazenamento de projetos e arquivos nas nuvens do Google Drive

Gestão de campanhas, anúncios, relatórios e redes sociais da Etus e mLabs

Automação de marketing e leads da RD Station

Pesquisa e análise de mercado, consumo e comportamento da Eureca

Workflow e gerenciamento de pautas da equipe do Trello

Sincronização de agendas e calendário da equipe, da Calendly

Apoio e orientação para inovação do Sebrae/SC

Informações sobre a QUALÉ
https://qualedigital.com/
[email protected]

 

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