Coluna Ana Lavratti: Jantar Num Lugar Secreto / Pomar para brincar / Brasil Low Carb
12 de Novembro de 2021

Coluna Ana Lavratti: Jantar Num Lugar Secreto / Pomar para brincar / Brasil Low Carb

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Ana Lavratti 12 de Novembro de 2021 | Atualizado 12 de Novembro de 2021

 

GOURMANDISES:

Publicidade

 

A Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis, em contagem regressiva para o evento de fim de ano, elegeu sua nova diretoria para o biênio 2022-2023. Segue na presidência a advogada e contabilista Regiane Baumgartner – que mesmo com as limitações da pandemia conseguiu manter uma agenda de encontros, presenciais e pelo zoom – além de ampliar a abrangência do projeto social da CFCF, de reconstrução mamária para mulheres mastectomizadas, que passa a ter alcance muito maior, com recursos e status de Fundação. Completam a diretoria Maria Helena John, Jaqueline Costa, Maria Inês Meyer, Beth Sefton e Carmem Laitano, todas já às voltas com o jantar “Num lugar secreto” de 26 de novembro. Sempre surpreendendo, a confraria só vai divulgar o cenário do encontro na véspera do evento!

 

A Casa Madeira agora também oferece os tradicionais sabores de chá gelado com embalagem em lata. Sem adição de açúcares e com zero calorias, os chás levemente gaseificados estão disponíveis em quatro versões: chá branco com pêssego; chá branco com lichia e jasmim; chá verde limão siciliano e alecrim; e chá preto cranberry e hibisco. Empresa do grupo Famiglia Valduga, a Casa Madeira também produz sucos integrais, orgânicos, varietais e enriquecidos com vitaminas e minerais.

 

Já pensou em tomar café da manhã com o Papai Noel? Pois o Shopping Itaguaçu está organizando seis encontros com o Bom Velhinho, nos dias 14, 21 e 28 de novembro, 12 e 19 de dezembro. Para participar do encontro, que integra uma programação ainda mais abrangente, com Oficinas de Produção de Enfeites, Oficinas de Cartinhas para o Noel e Oficinas de Biscoitos Natalinos, é preciso fazer a inscrição no site do shopping e doar um quilo de alimento não-perecível no dia do evento.

 

O congresso Brasil Low Carb, que começa no dia 20 de novembro, terá uma programação prévia, com três oficinas no Hotel Intercity Portofino, em Florianópolis. No dia 19, a Janaina del Castanhel da Silva, a Jhana do @receitaslowcarbdajhana, apresenta o workshop culinária low carb; Sarita Fontana, do @lowcarbinspira, ensina a decifrar rótulos, e André Burgos e Letícia Moreira, do @atletaslowcarb, abordam alternativas, para fugir dos carboidratos antes dos treinos e provas de resistência. A partir do dia 20, tem início a programação oficial, com médicos, educadores físicos, nutricionistas e o cardiologista britânico Aseem Malhotra.

 

Para qualificar, desde cedo, a relação com os alimentos, a novidade de Floripa para o Brasil é a Joy Joy Land. As frutas em pano, confeccionadas em algodão orgânico com tingimento natural, são laváveis, esterilizáveis e reutilizáveis. Ou seja: podem ser usadas e doadas, poupando a natureza do descarte de plástico e das embalagens em isopor. Além da sustentabilidade e da inclusão – já que reúnem meninas e meninos, de diferentes classes sociais, em torno da mesma brincadeira – o “pomar” multicolorido da Joy Joy tem muito mais impacto social por baixo dos panos: por envolver as costureiras que ganharam uma nova profissão por meio do projeto Cidades Invisíveis, que gera emprego e renda nas comunidades mais vulneráveis.

 

 

TIM TIM

 

Ao longo do feriadão, de 14 a 16 de novembro, tem Beer Week Floripa Airport, com 11 cervejarias disponibilizando 66 rótulos no Boulevard 14/32. Além das cervejas artesanais da Cervejaria da Ilha, Kayrós, Nefasta, Bertol, Weinmann, Bayer, Sunset, Unika, Faixa Preta, 048 e Loop, o festival terá nove shows, com destaque para a banda Dazaranha. Então anota aí: a partir de domingo, das 12 às 23h.

 

A Wine South America, considerada a principal feira profissional de vinhos na América Latina, vai disponibilizar uma grande vitrine de produtos por meio da plataforma Wine Connection, estendendo as possibilidades de networking e negócios da feira já confirmada para o período de 21 a 23 de setembro de 2022. Assim, os detalhes técnicos que costumam ser repassados presencialmente, ficam disponíveis para os compradores de forma permanente.

 

O primeiro espumante tradicional elaborado pela Villa Francioni, produzido com uvas tradicionais e espelhado nos legítimos champanhes que são produzidos com uvas chardonnay e pinot noir, está sendo relançado pela vinícola de São Joaquim. Ao entrar no quinto lote, o espumante VF Rosé chama a atenção pela alta cremosidade que adquire, após 24 meses em autólise. Espumante de bellagio persistente e elegante, o VF Rosé é classificado como brut, com residual de açúcar por litro próximo a 8g.

 

 

CULTURETES:

 

Hoje tem Camerata Florianópolis no palco do CIC. No programa desta sexta, dia 12, os músicos apresentam clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Waldir Azevedo, entre outros expoentes do choro. Os convidados do concerto, com direção artística e arranjos de Luiz Sebastião Juttel, são Wagner Segura (violão 6 cordas), Luiz Sebastião Juttel (violão 7 cordas), Chico Camargo (cavaquinho), Rogério Piva (bandolim), Roger Corrêa (gaita), Eduardo da Costa (pandeiro) e Alexandre Damaria (percussão).

 

Duas exposições estão em cartaz no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. A individual “Jardim translúcido”, de Adriana Füchter, é o resultado de uma pesquisa com peças de vidro e cristal, em que a artista dialoga com a beleza e fragilidade da natureza. Outra mostra, FOTOgrafias, reúne 30 artistas do Núcleo de estudos em fotografia e arte (NEFA), coordenado por Lucila Horn.

 

Começa hoje, em Florianópolis, o TUM Sound Festival, mais um evento com a expertise de Ivanna Tolotti, com cantores, instrumentistas, escritores, curadores, produtores, advogados e executivos reunidos em painéis e mesas-redondas sobre o mercado da música. Os debates envolvem o papel das mulheres na transformação do mercado; a produção de som para novos mercados; moda, sustentabilidade e consumo responsável; com a programação completa disponível neste link aqui. 

 

Os professores da FURB, Jussara Xavier e Marco Aurelio da Cruz Souza, lançaram pela editora ANDA, da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, o livro “Tudo isto é dança”. Em formato impresso e como e-book, a publicação tem distribuição gratuita viabilizada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2020, com colaborações de estudiosos do Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

 

Clique nas fotos para ampliar as imagens da Galeria.

 

 

Publicidade
Publicidade