Publicidade
Coluna Ana Lavratti: Contoterapia para cegos / Feijoada à beira-mar / Cardápio orgânico em casa
18 de Março de 2022

Coluna Ana Lavratti: Contoterapia para cegos / Feijoada à beira-mar / Cardápio orgânico em casa

No Palácio Cruz e Sousa, Gabriela Luft lança o livro de colorir “Os Encantos de Floripa”

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Ana Lavratti 18 de Março de 2022 | Atualizado 18 de Março de 2022

 

NOTAS LITERÁRIAS:

Publicidade

 

Com muito orgulho, informo que o meu projeto Contos que Curam ganhou reforço. Depois do lançamento da adaptação do “Patinho Feio”, com duas oficinas de contoterapia na Casa da Criança, no Morro da Penitenciária, as próximas sessões foram pensadas nos deficientes visuais. Para que o conto chegue ao coração de quem não desfruta do sentido da visão, a contoterapia será acompanhada por um audiobook – para que possam revisitar o conto depois da oficina – e também por artes liberadas para o tato. A artista plástica Adri Volpi, que ilustra o livro “O Patinho Feio, adaptação para 2022”, reproduziu as imagens impressas em cinco telas com texturas e alto relevo, para serem vistas pelo toque durante as oficinas já agendadas para 22 e 29 de março, na Associação Catarinense para Integração do Cego. Selecionado Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura – o projeto é enriquecido com a participação da contoterapeuta Vilca Damiani e com a música Preconceito não Aceito, disponível pelo Youtube na voz de Rute Gebler.

 

Para ouvir o audiobook, clique aqui. 

 

Para encomendar o livro, que tem renda para a Associação Catarinense para Integração do Cego, ACIC, o contato é via formulário, neste link aqui.

 

A Unicred lançou em Florianópolis, nesta quinta à noite, um Prêmio Nacional de Literatura. Com curadoria da escritora Lélia Nunes Pires, o prêmio contempla nesta primeira edição a categoria Romance, com inscrições abertas até 31 de maio. Os candidatos podem inscrever obras publicadas em primeira edição nos anos de 2020 e 2021, e o prêmio para o vencedor é de R$ 25 mil. A Unicred irá compor um júri, para avaliação das obras, e todos os livros submetidos ao Prêmio ficarão disponíveis para leitura na biblioteca da cooperativa.

 

Lélia Nunes Pires, curadora.

 

Dr. Luiz Alberto Silveira, autor de 15 livros.

 

Ali pertinho, no Palácio Cruz e Sousa, Gabriela Luft lança o livro de colorir “Os Encantos de Floripa”, com mais de 70 desenhos retratando monumentos e detalhes da ponte Hercílio Luz, praias, praças e igrejas, e retratos da culinária e da cultura manezinha, da renda de bilro ao boi-de-mamão. O livro é um presente para Florianópolis, na véspera do aniversário da cidade, e a sessão de autógrafos começa às 19h.

 

 

Também vem repercutindo o livro “Poema Rima Canção II”, que retrata de forma poetizada a Guerra do Contestado, quando Santa Catarina e o Paraná disputavam territórios ricos em erva-mate e madeira. Com autoria de Adir João Somariva, o livro tem edição de Letícia Wilson, da editora Santa.

 

 

O psicoterapeuta Diogo Beltrame está lançando o livro “O poder do Amor-Próprio”, que provoca o leitor a reeducar a própria mente para não ser escravizado por ela, sujeito a armadilhas como a necessidade de aprovação. Psicólogo, psicoterapeuta, psicanalista clínico e
hipnoterapeuta, Diogo também é autor de “O que te prende?”, de 2019.

 

Nesta terça, dia 22, Bebel Orofino e Gelci José Coelho, o Peninha, lançam o livro “Lendas da Ilha de Santa Catarina”, com ilustrações de Letícia Martins. A sessão de autógrafos integra a programação do Movimento Baile Místico, que conta com o apoio do Museu da Escola Catarinense, da Associação Floripamanhã, Instituto Meyer Filho e Linhas do Corpo – Projetos Bordados. Acompanhado por exposições, o lançamento será às 18h30min, no MESC.

 

NO ESCURINHO DO CINEMA:

 

A marca de biscoitos Oreo, em parceria com a Rede Cinemark, vem oferecendo uma série de surpresas aos fãs do Batman. Desde o início do mês, as pipocas têm cobertura de Oreo, as poltronas foram customizadas num cinema de São Paulo e o “Oreo Desafio Batman” vai distribuir R$ 200 mil em prêmios. A estreia do novo filme do Homem Morcego também deu margem à projeção do holograma até mesmo em paredes do metrô.

 

A Panvision, que realiza o FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul, vai promover todas as semanas o Conversas FAM de Cinema. Os encontros são online, e os participantes têm a oportunidade de interagir com personalidades do cinema brasileiro. A conversa desta segunda, dia 21, é com a produtora Letícia Friedrich, da Boulevard Filmes, que antes de despontar à frente de uma série de filmes e documentários estreou na carreira justamente trabalhando no FAM, em 2002.

 

FIM DE SEMANA:

 

Com o fim da temporada, é tempo de feijoada. O Ammo Beach, em Jurerê Internacional, já está oferecendo buffet de Feijoada no almoço de sábado e Paella al Mare no almoço de domingo. Assinada pelos chefs Hugo Olaechea e Sara Sanchez, a Paella serve duas ou quatro pessoas, num saboroso mix de arroz, açafrão, camarão, lula, polvo, marisco, peixe e vagem.

 

 

Prefere comer em casa? Agora a Orgü serve em Florianópolis, compondo o maior cardápio de comidas orgânicas do país. Fruto da aquisição da Keep Light pela Orgânico Gourmet, a Orgü tem a saúde no seu DNA, e concilia sabor, praticidade e sustentabilidade, com ingredientes produzidos em pequenas propriedades e certificados pela IBD. O processo de ultracongelamento é outro diferencial, pois permite preservar o aroma, o sabor e os nutrientes da refeição, mesmo após submetida ao freezer, forno ou microondas. Para provar, o site é orgu.com.br

Publicidade
Publicidade