Publicidade
Coluna Alisson Barcelos | São Paulo anuncia eventos-teste e testagem em massa para junho
21 de Maio de 2021

Coluna Alisson Barcelos | São Paulo anuncia eventos-teste e testagem em massa para junho

Por Alisson Barcelos 21 de Maio de 2021 | Atualizado 21 de Maio de 2021

 

O Governo de São Paulo anunciou que já em junho o Estado realizará “eventos-pilotos” para definir como será organizada a retomada do setor. A novidade foi contada por Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (19), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. 

Publicidade

A secretaria divulgou ainda que todos os participantes dos eventos serão submetidos a testes rápidos por meio de antígenos – aqueles que detectam se a pessoa já teve contato com o coronavírus – e monitorados nas duas semanas seguintes. 

Segundo Patrícia, os eventos, de diferentes áreas, ocorrerão com “cautela e responsabilidade”, com controle de público, testagem, monitoramento e realizados em ambientes controlados – todos estes detalhes serão divulgados a partir da última semana de maio. 

 

Os riscos dos eventos para a Covid-19

Dados preliminares dos eventos pilotos realizados no Reino Unido para trabalhar a retomada pós-Covid indicaram que ir a um grande evento sem máscara e sem cuidados com distanciamento social não é mais perigoso do que ir a um restaurante ou a um shopping. Segundo o programa de pesquisa de eventos, enquanto houver testagem e boa ventilação além de fatores que minimizem o risco de contaminação, a disseminação do coronavírus pode diminuir muito.

Esta descoberta animou os produtores de eventos, uma vez que o fim das restrições estava planejado para 21 de junho. Agora, com o aparecimento da variante indiana, os governantes deverão repensar este posicionamento. 

Os eventos-testes realizados no Reino Unido compreenderam shows, competições, lutas e até uma noite de baladas. Nestes eventos, ninguém precisava usar máscaras e não havia necessidade de distanciamento. Os participantes usaram um dispositivo que monitorava o número de pessoas com as quais tiveram contato e o que fizeram – se abraçaram ou apertaram as mãos, por exemplo – e a distância entre elas. Acompanhados, os dados apresentaram baixo índice de contaminação.

 

Audiência pública cobra vacinação e testes 

Representantes dos setores de eventos e de turismo que participaram da audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado (CDR) na última segunda-feira (17), de forma online, cobraram o avanço da vacinação e o aumento das testagens, a fim de conferir segurança aos eventos.

Eles pressionaram para a volta dos eventos tradicionais. Disseram que o modelo de eventos corporativos predominantemente virtuais contribui para a geração de conteúdo, mas não para os negócios, e disseram que há um calendário de eventos represados que só deve se normalizar em 2024. 

Participaram do encontro os representantes da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Maceió Convention & Visitors Bureau, Abracorp, Ubrafe/Sindiprom-SP e William França, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo.

 

Pesquisa apresenta nova realidade para o setor de eventos

Pesquisa “Rumo à nova indústria de eventos”, realizada pela Alianza MICE Sudamerica e divulgada em evento híbrido pelo Conventions & Visitors Bureaus de São Paulo, Bogotá, Buenos Aires, Lima e Quito Turismo, apresenta a nova realidade do setor. 

Entre os principais indicadores apresentados, estão:

– 60% das empresas do chamado mercado associativo planejam realizar pelo menos três eventos nos próximos cinco anos;

– Eventos presenciais seguem como prioridade para este setor, com previsões de realizações já para o segundo semestre de 2021;

– Mesmo com o retorno dos eventos presenciais, as associações entendem que se abriu um novo espaço para os eventos híbridos;

– Apesar das muitas incertezas pelo cenário, 70% das associações indicam interesse em conhecer o destino dos eventos e de participar de pré e pós-tours durante o evento;

– Para a era pós-Covid, a escolha de destino para a realização de eventos estará diretamente ligada aos protocolos de biossegurança, às condições de entrada no País, ao plano de vacinação do destino, aos custos e às políticas de cancelamento. 

 

Lollapalooza Chicago ocorrerá em 2021

Cancelado em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, o Lollapalooza Chicago foi confirmado para ocorrer entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, no Grant Park, com capacidade quase que total. A edição de 30 anos do evento terá o line-up encabeçado pela banda Foo Fighters. 

Enquanto isso, a organização anunciou que o Lolla BR foi adiado para os dias 25, 26 e 27 de março de 2022. Os ingressos comprados para o evento que seria realizado em 2020 estarão valendo para as novas datas.

 

República Tcheca autoriza eventos ao ar livre

O Ministro da Cultura da República Tcheca anunciou a liberação de eventos ao ar livre para no máximo 700 espectadores. Para isso, os participantes deverão apresentar teste de PCR feito com um mínimo de 14 dias a partir da vacinação ou no máximo 90 dias após a pessoa ter tido Covid-19. Os eventos em ambientes fechados devem ser liberados a partir da próxima semana, seguindo protocolos. 

 

Evento-teste da Olimpíada tem um infectado

A Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, encerrada na semana passada e mais um evento-teste para as Olimpíadas de Tóquio, contou com a participação de 438 pessoas. Destas, apenas uma delas testou positivo para a Covid-19, na chegada ao Japão. Por isso, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio considerou o evento um sucesso. Participaram atletas, técnicos e oficiais de equipe. 

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter