Agenda Cultural Comentada
De 05 a 11 de dezembro de 2024
Cinema, livros, música e muita arte para diferentes gostos. Divirta-se!
Após o adiamento das apresentações de corais, devido às condições climáticas, foram definidas as novas datas dos concertos do Natal de Florianópolis. Um dos pontos mais importantes e históricos da Capital, o Palácio Cruz e Sousa, será o cenário para as apresentações de dois corais, com efeitos de luzes e muito brilho, que serão de 05 a 17 de dezembro. Os concertos começam às 20 horas e o acesso é gratuito.
O aclamado conto épico de amor e vingança, o filme “O Conde de Monte Cristo” estreia no Paradigma Cine Arte nesta quinta-feira (5), nas sessões das 20h50. Adaptado da obra clássica de Alexandre Dumas, o filme é dirigido por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, os mesmos criadores de “Os Três Mosqueteiros”. Outras produções também seguem em cartaz, até a próxima quarta-feira, 11 de dezembro.
A jornalista e escritora catarinense Vânia Mattozo, que escreve sob o pseudônimo Ádina Mirza, apresenta a sua primeira obra literária, “O Trem da Madrugada. O evento de lançamento será nesta quinta-feira (5), a partir das 19h, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A entrada é gratuita.
No dia seguinte (6), será a vez de Sande Moraes fazer o lançamento do seu livro de poesias “Lua de Sentimentos”. As poesias da comunicadora embalam os enamorados com sua sonoridade e palavras que desenham os sentimentos. Os versos reunidos na publicação foram escritos em vários períodos de sua vida, trazendo ainda mais sentimento aos textos. O lançamento será às 19h, no Soho – Centro de Inovações.
Ainda na sexta-feira, será possível sair do lançamento literário e dar um pulo na Galeria Lama, onde o artista sR Lima, premiado no Salão Internacional de Artes de Madrid, na Espanha, em 2024, dará início à exposição “Regina”. De acordo com a curadora, Meg Tomio Roussenq, serão apresentadas 15 obras e todas levam o mesmo título pois fazem uma alusão a fragmentação da identidade da virgem Maria, a rainha dos céus. O evento começa às 18h e a entrada é gratuita.
A releitura do clássico natalino “O Nosso Quebra-Nozes” será apresentada em Florianópolis com produção digna da Broadway. Com cenários e recursos técnicos de grandes palcos do mundo serão mais de 200 bailarinos para o palco do CIC em duas apresentações, com uma releitura do clássico natalino que já foi encenado no mundo todo. Os ingressos estão à venda no link. A produção é de Fabricio Callabari, que também assina a coreografia ao lado de Luiz Prada e de Gabriele Pieniak. | Crédito da imagem: Aline Volpato.
O cantor e compositor paulistano Nando Reis apresenta a turnê “Uma Estrela Misteriosa”, em Chapecó, no sábado (7). O show, com as músicas de seu novo álbum quádruplo, também está repleto de sucessos que marcam seus 41 anos de carreira. O evento será no Camino 100 Estação Gastronômica e os ingressos estão à venda pelo link.
Voltando para Florianópolis, também no sábado (7), o Jurerê OPEN será palco do Festival de Bandas da Escola de Música Rafael Bastos. Serão 15 grupos formados por alunos das mais diversas idades, que trarão no repertório sucessos do pop e do rock, em um evento que marca o encerramento do ano na instituição.
Já no domingo (8), a banda Expresso Rural se apresenta junto da Camerata Florianópolis em Rancho Queimado. O espetáculo será na Praça Leonardo Sell a partir das 19h com entrada gratuita. No programa estão todos os sucessos que marcaram a trajetória do Expresso Rural, considerado como um dos maiores expoentes do rock rural do Brasil e responsável por canções conhecidas que viraram verdadeiros hinos, como “Certos Amigos”, “Nas Manhãs do Sul do Mundo” e “Rock Rural”.
O fotógrafo Carlos Eduardo Carvalho e a escritora Jaqueline Silveira farão o lançamento do livro “Na Beira do Tempo”. A obra, com edição da Editora Humana, traz narrativas fotográficas e literárias, apresentando aos leitores os personagens Marlene Belotto, Carlos Eleutério, Iracema Stolffi e Nelson Still, proprietários de bares localizados em Água Doce, Tangará, Campos Novos, Chapecó e Joaçaba, no oeste de Santa Catarina. Como não poderia ser diferente, os lançamentos serão de 10 a 14 de dezembro, nas cidades citadas e, também, em Chapecó. Depois, no dia 16, os autores farão o lançamento on-line, pelos perfis do Instagram. O livro estará à venda nos dias de evento e, também, na Humana Sebo e Livraria. | Crédito da imagem: Carlos Eduardo Carvalho.
Ó QUE BACANA
O megaempresário Ronaldo Daux recebeu na noite da última terça-feira (3), no Restaurante do Majestic, 200 convidados para comemorar os 20 anos de fundação do Majestic Palace Hotel. Em seu discurso, Ronaldo expressou gratidão aos 2.600 colaboradores que passaram pela empresa nessas duas décadas. Já se hospedaram no Hotel mais de 2 milhões de pessoas, entre elas grandes artistas nacionais e internacionais que se apresentaram nos palcos de Santa Catarina. Os impostos gerados nesses 20 anos superam os R$80 milhões. Na foto, de Angelo Santos, o editor-chefe do AcontecendoAqui, Jaílson de Sá, que prestigiou a ocasião. | Crédito da imagem: Angelo Santos
A catarinense Aline Andrade, produtora e diretora de cinema radicada nos EUA, participa de diversos eventos da área cinematográfica no País e esteve na plateia da exibição do aclamado filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, durante uma exibição exclusiva para membros da Academia de Cinema e membros do Sindicato de Produtores Norte Americanos, do qual ela é membro. Após a exibição, ela pode conversar com o diretor e a atriz Fernanda Torres, o ator Selton Mello e o produtor brasileiro Daniel Marc Dreyfuss, ganhador do Oscar pelo filme “All is quiet on the west front”. “Ainda Estou Aqui” foi assistido por mais de dois milhões de pessoas no Brasil, tornando-se a maior bilheteria brasileira depois da pandemia. | Crédito da imagem: arquivo pessoal.
PROGRAME-SE
No próximo dia 13 de dezembro, o projeto Folcloreando do Grupo Folclórico Germânia Blumenau estará na Fundação Indaialense de Cultura (FIC), em Indaial, para apresentar dança folclórica, histórias e indumentárias da cultura germânica. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
Mais de 20 clássicos infantis, desde os que marcaram as gerações passadas até os clássicos que encantam a geração atual, estão no repertório do novo espetáculo produzido pela Cia Grito, em Florianópolis. O “Nem Tão Felizes Para Sempre – um show de clássicos infantis”, terá apresentação única no dia 18 de dezembro, no Teatro Ademir Rosa, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC). Dirigido por Anael Kruscinsck e Isabelly Ferreira, o espetáculo, com roteiro inédito, vai reunir um elenco de 34 pessoas. Todos cantam, dançam e atuam em cena. A classificação é livre eo s ingresso estão à venda pelo link.
O artista plástico e poeta Rodrigo de Haro, que faleceu em 2021, aos 82 anos, na cidade de Florianópolis, foi o artista escolhido para ser homenageado na segunda edição da exposição “Mínimas Múltiplas Incomuns”. A mostra fica até o dia 23 de dezembro na Helena Fretta Galeria de Arte, que presta homenagem a artistas renomados que contribuíram para a história das artes plásticas em Santa Catarina.
EM TEMPO
A banda Natiruts chega a Florianópolis no dia 3 de janeiro para o seu último show em Santa Catarina, a apresentação faz parte da tour “Leve com Você”, que marca a despedida do grupo dos palcos. Os ingressos estão à venda pelo site. | Crédito da imagem: Alex Wholoch.
É Natal!
- Dias 5, 6 e 13 de dezembro o Shopping Itaguaçu celebra espírito natalino com apresentações gratuitas de corais. Atração gratuita;
- Com sabores que contam histórias, a doceira Júlia Cherem comemora 2 anos da Doces Momentos, lança cardápio de verão e aceita encomendas para o Natal;
- O Natal em Itapema, no litoral catarinense, terá a presença do Papai Noel com direito a passeio de trenó e sorteios de automóveis;
- O espírito natalino ganha voz no Villa Romana Shopping nos dias 6, 13 e 21 de dezembro. Atração gratuita;
- Balneário Shopping tem diversas dicas de presentes para o Amigo Secreto de fim de ano;
- O Floripa Shopping convida para participar das tradicionais Árvores Solidárias que todos os anos são decoradas com cartinhas de crianças carentes, em parceria com o COMOSG. Os presentes das cartinhas devem ser entregues até 13/12 no Espaço Cliente, e os pets aguardam adoção até 26/12. Além de experiências interativas e instagramáveis.
Crédito da imagem em destaque: Alex Wholoch/@alexwoloch.
Envie sugestões para [email protected].