Publicidade
As demissões nas startups: o alerta do mercado de tecnologia
28 de Junho de 2022

As demissões nas startups: o alerta do mercado de tecnologia

Acabaram as bolhas de mão de obra barata na Ásia

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Economia 28 de Junho de 2022 | Atualizado 28 de Junho de 2022

O Ministro Paulo Guedes ao abrir o 5° Fórum de Investimentos Brasil 2022, no dia 14 de Junho passado, já fazia o alerta dos problemas globais que estão ocorrendo lá fora: Recessão e Inflação alta. Além da Pandemia e da guerra da Ucrânia pra fechar o Combo do mal.

O lado bom do seu discurso foi a afirmação de que o Brasil está se saindo melhor do que muitos países, com redução da taxa de desemprego e com U$$ 800 Bilhões de investimentos privados previstos para este ano.

Publicidade

Para quem não acompanhou seu discurso, ele ainda enfatizou alguns pontos significativos que merecem destaque pois também fazem parte das causas do Combo do mal internacional:

1. Os salários estão crescendo em todo o mundo
2. Acabaram as bolhas de mão de obra barata na Ásia
3. As pressões no Ocidente aumentam por aumento de salários
4. A ruptura nas cadeias de produção
5. O aumento dos Juros internacionais

Todo esse coquetel talvez explique porque ocorreram nos últimos 45 dias demissões em massa nas Startups no Brasil e no mundo.

Ebanx, Kavac, Facility, Empiricus, Quinto Andar e muitas outras aqui no Brasil, começaram a demitir massissamente a partir de maio passado, seguindo exemplos internacionais como a Netflix e outras empresas no vale do Silício.

A sinalização desses movimentos indica que estão previstos baixos resultados para o desempenho das Startups no mundo, fazendo com os fundos e os investidores optem por investimentos mais conservadores. Será preciso gerar muita confiança nos novos projetos de Tecnologia para atrair apoiadores avessos ao risco demasiado.

A garantia de resultados satisfatórios a curto e médio prazo nunca foi a principal manchete de atração de uma Startup. A partir de agora talvez isso tenha que mudar.


Hermes Ghidini – Consultor de Empresas

www.hlghidini.com.br

E-mail: hghidini@terra.com.br

Cel: 51-98424-9709

Publicidade
Publicidade