Ana Lavratti entrevista Miriam Almeida Pinheiro, da Procave

15 de Abril de 2021

Sócia e diretora da Procave Empreendimentos Imobiliários fala sobre os legados da pandemia

Miriam de Almeida Pinheiro e Ana Lavratti na sessão de autógrafos no Sebrae SC

 

Com um desenho original fadado ao protagonismo, Miriam de Almeida Pinheiro se acostumou desde cedo a ser mais do que valente. Polivalente, buscava formas de suprir na família a ausência do pai, com quem aos quatro anos praticamente perdeu contato. Poeta, terapeuta e sócia diretora da Procave Empreendimentos Imobiliários, adquiriu em dura convergência dois trunfos da sua vida: o poder da fé e a virtude do trabalho.

 

Aos 11 anos, tendo já costurado seu primeiro vestido, Miriam trocou o convívio da família pela vaga no internato, permutada por serviços que a própria criança prestava às freiras. Entre a infância em Blumenau, o internato em Apiúna e a casa da avó em Rio do Sul, cidade onde nasceu e para onde voltou após o divórcio dos pais, era junto da mãe que a religião tocava mais fundo. Sempre contestadora, com sede de verdade, lembra de “apanhar na alma”, com as repreensões em forma de versículos doendo mais do que castigo.

 

Trocando na prática “é difícil” por “é possível”, “vou tentar” por “vou fazer”, e (des)culpas por soluções, considerando que a culpa ou responsabilidade não deve ser imposta por terceiros, mas autoatribuída conforme a ética de cada um, Miriam passou a trabalhar formalmente ainda na adolescência. Aos 14 anos, com a experiência de quem já vendia tricôs e era bordadeira na tradicional Casa Meyer, convenceu a mãe a obter autorização do juiz para frequentar o colégio à noite, e passou a trabalhar de dia na farmácia do SESI.

 

Com o mesmo ímpeto, intenso e precoce, dois dias após completar 18 anos Miriam se casava com Nivaldo Pinheiro, preparada para construir uma vida totalmente nova, como mãe da Taysa Inara e sócia do marido na imobiliária recém-adquirida do famoso árbitro Dalmo Bozzano, que com o tempo daria origem à construtora Procave. Ocupada sempre, acomodada jamais, a jovem mãe executava todos os papéis, do plantão em loteamentos sem qualquer conforto à confecção do enxoval de cama para as filhas gêmeas, Taysa e Rafaela.

 

Mãe de três aos 22 anos, exaurida pelas muitas funções que assumia, Miriam foi pressionada a olhar mais para si. A partir de um tratamento nada convencional, recorrendo à Biocibernética Bucal para reverter a condição dos dentes, que ficaram moles simultaneamente, percebeu como o temperamento se reflete na boca, e desde a surpreendente tonificação das gengivas, iniciou a “volta pra casa”, o encontro consigo própria e a compreensão da espiral da vida. Aos poucos, a jornada pelo autoconhecimento já tinha escalas em 34 países, permeando o Do-in, método DeRose, reiki, física quântica, o sufismo e o processo terapêutico Fischer-Hoffman.

 

Somando experiências, na presidência da Academia de Letras de Balneário Camboriú, na graduação em Psicologia, no consultório onde promove a ativação do ser, conduzindo cada cliente a acessar o seu melhor, e como Diretora do Núcleo de Decoração da Procave, Miriam chegou aos 61 anos, nesta semana, com muito a comemorar: são 30 empreendimentos imobiliários de alto padrão e 600 mil m2 entregues, incluindo ícones do landscape entre Balneário Camboriú e Itajaí, como o Costão da Barra, o luxuoso condomínio Ibiza Towers e o Brava Home Resort, com 14 torres e uma estrutura de lazer e serviços digna dos melhores hotéis.

 

Empreendendo novos negócios em plena pandemia, como a loja Casas com Alma aberta no Brava Mall, Miriam conversou comigo no Dia da Mulher, na sessão de autógrafos no Sebrae-SC, resumindo a ascendente e instigante trajetória que eu conto no livro Você Mulher Ainda Melhor.

 

 


 

 

Quer saber onde encontrar o livro mais próximo de você? Escreva para editora@analavratti.com.br

ENTREVISTA: Gravação e edição da Canal 3 / TV Sebrae

FOTOS: Gabriela Müller

 

Miriam de Almeida Pinheiro com um libro aberto e sorriso largo
Incrível trajetória perenizada em livro

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas