Publicidade
A retomada virou Evento!
20 de Maio de 2022

A retomada virou Evento!

Conheça alguns cases que ilustram as tendências do setor de eventos.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Alisson Barcelos 20 de Maio de 2022 | Atualizado 20 de Maio de 2022

No setor de eventos pelo mundo, o assunto é a retomada dos encontros presenciais.  Nesse contexto, tenho percebido duas tendências fortíssimas, que chegaram para ficar.

A primeira é o propósito. Mesmo o evento sendo a mais poderosa ferramenta de conexão entre as marcas e as pessoas, tenho visto como o propósito tem encabeçado as entregas.

Publicidade

Percebo que as marcas não realizam mais encontros apenas para networking e relacionamento apenas, elas entregam o que faz sentido, tanto a elas e quanto a seu público.

Através deste sentimento internalizado no DNA das marcas, cada vez mais, empresas e agências buscam apresentar conteúdos relevantes, causas em que acreditam e o valor agregado dos seus produtos e serviços. Usam os eventos para promover a formação de opinião pública, o hasteamento de bandeiras, e a defesa de algumas causas.

Outra percepção minha, é a forte aposta em experiências. Sensoriais, divertidas, que mexem com a mente, a fantasia, a criação. As experiências deixam marcas e os eventos ganham aquela frase: “lembra daquele evento que teve aquele negócio?” Memorável, não?

Para essa coluna, separei alguns cases que ilustram bem essas duas tendências, além de outras novidades.

 

Grandes eventos levantando bandeiras

Não é de hoje que vemos bandeiras sendo hasteadas nos palcos dos grandes shows e festivais. Bandeiras políticas, discussão de gênero, consciência ecológica são exemplos de temas que vêm sendo abordados nos palcos dos artistas consagrados.

 

Foto: Divulgação

Agora, marcando a grande retomada dos festivais no Rio de Janeiro, o Rock The Mountain trouxe visibilidade para questões sociais e ambientais, mostrando que até megaeventos podem ser mais sustentáveis.

O festival aconteceu em abril de 2022, na sua 6ª edição. Estiveram presentes cerca de 80mil pessoas no Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis, uma proposta sustentável nas montanhas da região serrana do Rio.

A produção do evento levou em conta a compensação da emissão de carbono, reciclagem de resíduos, o uso de biodiesel como fonte de energia, etc. Estes foram alguns dos itens que fizeram parte do line-up junto com os artistas.

O evento também ofereceu água gratuitamente para reduzir a venda de garrafas plásticas. Além disso, cardápio da praça de alimentação foi totalmente vegetariano, sem proteína animal, o que causou surpresa, mas foi bem aceito pela maioria.

 

Foto: Divulgação

Quem perdeu a primeira edição do festival após dois anos de pandemia, pode ficar tranquilo. Em novembro, o evento estará de volta em Petrópolis. Gilberto Gil e Glória Groove são atrações confirmadas.

Rock The Mountain
Onde: Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis, RJ
Quando: 05 e 06, 12 e 13 de novembro de 2022.
Mais informações: www.rockthemountain.com.br

___

 

CBF retoma o Brasil Futebol Expo e aposta em experiências

Foto: Divulgação

O maior encontro sobre futebol da América Latina é promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e terá sua segunda edição agora em setembro de 2022, depois de dois anos impossibilitado pela pandemia.

O evento está programado para receber mais de nove mil congressistas que poderão participar de mais de 200 palestras em 300 horas de conteúdo.

But, a cereja do bolo fica por conta das experiências. Os participantes do evento poderão se integrar ao mercado da bola, e ainda:

Para os fanáticos em e-sports, por exemplo, será montada uma arena exclusiva onde acontecerão torneios entre os jogadores.

No quesito diversão, poderão brincar de Futmesa e operar o simulador de VAR, sucesso da primeira edição do evento, que comanda virtualmente o árbitro no vídeo.

Os visitantes também poderão jogar bola, já que o local possui uma grande área onde serão instaladas quadras de futsal, futevôlei, futebol society e uma arena street.

Brasil Futebol Expo
Onde: Centro de eventos Pro Magno – São Paulo (capital)
Quando: 4 a 8 de setembro de 2022.
Mais informações: www.brasilfutebolexpo.com.br

___

 

Polo de TI de Florianópolis aposta em eventos inovadores

Foto: Divulgação

Nossa Floripa é hoje o maior polo das empresas de TI do Brasil – “A ilha do Silício”. Retomados os encontros presenciais, as maiores empresas do setor apostam em eventos que movimentarão o 2º semestre de 2022.

A novidade é que agora os eventos são híbridos e apostam fortemente em experiências tanto reais, quanto no metaverso.

O RD Summit, tradicional e tão esperado evento de marketing digital, volta com força total e já no primeiro dia do lançamento da data nas suas redes sociais, comercializou, em poucas horas, mais de 3.000 ingressos.

Através da empresa de software Softplan, o Sienge e o Construtor de Vendas, também irão apostar na retomada dos eventos presenciais com diversas ações. Uma delas será o ConstruSummit, que além de soluções para empresas de construção civil, em evento híbrido pra lá de moderno e cheio de experiências incríveis, irá apresentar grandes cases de sucesso na área.

Já a descolada Involves, empresa de tecnologia com soluções para trade marketing e varejo, realizará seu evento na capital de São Paulo, em outubro de 2022. O evento trará conteúdo de alto valor para o segmento, plenária com palestrantes renomados, área de exposição e feira para networking entre parceiros e participantes.

O Involves Experience, como o nome já diz, apostará fortemente nas experiências, ainda não reveladas, mas como o próprio DNA da empresa, a música será um dos destaques desta edição.  Podemos adiantar que os participantes terão grandes surpresas. Vamos ver o que vem por aí!

___

 

Está chegando! Startup Summit em agosto, em Floripa!

Foto: Divulgação

Em 2022, no formato presencial, Startup Summit irá acontecer nos dias 04 e 05 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis/SC e tem a estimativa de atrair mais de 3.5 mil participantes.

Serão dois dias de evento, mais de 90 palestrantes, 8 palcos com palestras simultâneas, 14 trilhas de conteúdo, feira de negócios com mais de 50 expositores e 120 startups.

Estão prontos para elevar as startups a outro nível?

Mais informações: https://www.startupsummit.com.br

___

 

Mundo: Apostando em experiências, o Tour de France chega a Las Vegas, em 2023.

Foto: Divulgação

Vegas irá sediar, em maio de 2023, o L’Étape Las Vegas by Tour de France. Esse é a 2ª edição do evento francês realizado nos Estados Unidos, a 1ª edição teve San Antonio como casa.

Projetados para proporcionar a todos uma “experiência no nível do Tour de France”. Serão três opções de rotas para dois dias de evento: 40, 80 e 120 quilômetros, com passeios adicionais para crianças e famílias acontecendo durante todo o fim de semana.

Las Vegas é incrivelmente amigável para ciclistas, com ciclovias pavimentadas e protegidas. Há trilhas de Mountain Bike nos arredores da cidade que não é estranha aos grandes eventos de ciclismo: já foi anfitriã da Interbike, uma das maiores feiras da indústria de ciclismo do mundo, e da lendária corrida de ciclocross CrossVegas.

L’Étape Las Vegas by Tour de France
Onde: Las Vegas, Baby.
Quando: 13 e 14 de maio de 2023

Mais informações: www.lasvegas.letapebytourdefrance.com

Publicidade
Publicidade