Publicidade
A palavra Metaverso invade os eventos.
31 de Maio de 2022

A palavra Metaverso invade os eventos.

O que o metaverso tem a ver com seus futuros eventos. Entenda.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Alisson Barcelos 31 de Maio de 2022 | Atualizado 31 de Maio de 2022

A palavra Metaverso invade os eventos.

Crescendo exponencialmente e de forma acelerada como nunca, o mercado de tecnologia e inovação está pegando fogo. Pois é. Impulsionado pelas dificuldades impostas pelos 2 anos de pandemia, o mundo virtual está à ponto de se tornar real.
É impressionante essa corrida pelo universo virtual. Percebo que a palavra Metaverso tem aparecido acompanhando diversas ações nos eventos, seja âmbito do entretenimento, o business, seja na experiência aliada ao Marketing.

Publicidade

Mas o que é Mataverso? Vamos entender?
Na versão livre e atual do Wikipedia, o significado de “Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”. Este termo foi cunhado pela primeira vez na obra “Nevasca”, de Neal Stephenson, lançada em 1992. Exemplos mais recentes são os jogos VRChat, Second Life, Roblox e Fortnite. O Facebook, atual Meta, anunciou a intenção de adotar o metaverso em sua plataforma”.
Ainda citando fontes, de acordo com uma consultoria econômica realizada pela Analysis Group, se o metaverso fosse implementado hoje e tivesse o mesmo progresso que a telefonia móvel teve na América Latina, possivelmente essa tecnologia contribuiria pelo menos com 5% do PIB da região — cerca de US$ 320 bilhões — no ano de 2031.
E foi no Brasil da semana passada, no dia 23 de maio, que o Facebook trouxe o mundo virtual do Metaverso para o presencial, em evento pra lá de moderno. Vejamos:

O Meta Summit Latam trouxe para o Brasil e América Latina debates sobre os mundos vituais.

A Meta, empresa que controla o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, realizou entre os dias 23 a 27 de maio, o evento Meta Summit Latam 2022, em São Paulo, no Pacubra – Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, reunindo vários criadores de conteúdos para visitar algumas ativações da Meta. Além disso, os convidados curtiram pocket shows de Gloria Groove, Marina Sena, Dennis DJ e outros artistas.
Para surpreender a América Latina e o mundo, durante o evento, a empresa de Mark Zuckerberg celebrou os avanços de suas redes sociais, mas deixou claro que o próximo passo é a criação de mundos virtuais. O CEO da Meta, anunciou novas ferramentas como os avatares 3D que devem familiarizar os usuários com o metaverso.
Para isso, convocou para o evento agências, produtoras de conteúdo e influenciadores para conhecer as inovações das plataformas da Meta e gerar interações exclusivas com os aplicativos da empresa.
O frisson ficou por conta do anúncio de ferramentas que dispensam o uso de óculos, iniciativa que visa concorrer com a multinacional chinesa que controla o TikTok, que inclusive comprou, em agosto de 2021, uma fábrica de óculos no sentido de impulsionar a criação do seu próprio metaverso.
Fortíssimo, o grupo Meta vem para inovar e dominar o mercado. Vejo grandes avanços e oportunidades para o nosso setor de entretenimento e eventos. Agora é esperar pra ver!
__

E_Summit 2022: maior eventos de mídias sociais do Brasil.

Seguindo no tema dos eventos de tecnologia do país, destaco o acontecimento do E_Summit, que será dia 09/06, em Ribeirão Preto, SP.
Depois da sua última versão On-Line, em 2021, que contou com mais de 15 mil pessoas conectadas com 40 palestrantes, o evento retoma agora formato híbrido.
A promessa são as experiências presenciais em paralelo com o mundo virtual. Discussões sobre tendências e novidades acerca das mídias socias.
Mais informações: www.esummit.show

__

Mercado de Games inicia o 2º semestre com evento agitado.

BIG Festival 2019 – Foto: Divulgação.

De volta às ações presenciais, o BIG Festival, evento de games, negócios e networking, está confirmado para acontecer de 7 a 10 de julho, no São Paulo Expo (capital).
O evento será híbrido. Além da retomada das atividades presenciais, terá também um formato on-line, já que atingiu milhões de fãs nos últimos dois anos.
Playstation, Xbox, Google e Tencent já confirmaram presença. O cronograma conta ainda com mais de 100 palestras, a presença dos melhores jogos do mundo, incluindo muitos lançamentos no mundo virtual.
Serviço:
Quando: 7 a 10 de julho de 2022 / Onde: São Paulo Expo
Mais informações: www.bigfestival.com.br

__

Evento para o setor de Eventos

Como a área de eventos foi uma das mais impactadas durante a pandemia, o mercado busca por abordagens estratégicas no cenário atual, como novas tecnologias, políticas ESG e diversidade.
Por isso, a retomada da Feira EBS é tão importante. Na sua 20ª edição, está marcada para acontecer nos dias 01 e 02 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo Capital.
A EBS é reconhecida como uma grande vitrine de soluções e centro de atualização, conectando marcas e prestadores de serviço do segmento de eventos.
Dentro da feira, ocorrerá o Congresso MICE. Diversas palestras e cases do setor serão debatidos.
Ao todo, 24 palestras estão programadas nos dois espaços que compõem estas atrações da feira.

Feira EBS 2021 – Congresso MICE. Foto: Divulgação.

Palestras Imperdíveis:

Marketing Digital: Criando uma Máquina de Aquisição de Clientes, com André Siqueira, cofundador da RD Station;

A Coexistência dos Formatos – Onde mora o êxito!, apresentando o êxito no formato híbrido, o evento traz Marcio Esher, diretor da Holding Clube, o case de evento presencial fica com Liliane Bortolucci, diretora da Informa Markets, que falará sobre o sucesso da Agrishow no presencial. Esse painel será conduzido por Heloísa Santana, presidente executiva da Ampro;

O que o Metaverso tem a ver com seu próximo evento?,que terá apresentação de Vanessa Martin, CEO da VM Consultoria;

Tendências tecnológicas em eventos para 2023, ministrada por Vitor Pereira, CEO da 4.Events, entre outras, serão as opções para os visitantes.

Mais informações: www.feiraebs.com.br

__

Tá todo mundo ON. E os eventos offline?

Agora falando em eventos off-line, podemos citar a importância dos projetos incentivados. Por dois anos parados, os projetos culturais sempre foram um motor da economia local, do incentivo e acesso à cultura, arte e educação. Agora retomados, voltam cheios de surpresas e lotam locais públicos.

Foto: Divulgação site do evento.

Um grande exemplo é o festival de Parintins, que está programado para acontecer entre 24 e 26 de junho. O 55º Festival Folclórico de Parintins deve injetar entre R$ 80 e R$ 100 milhões na economia da cidade.

O evento, além de manter viva a tradição de Caprichoso e Garantido, impulsiona atividades econômicas do município em diversos setores.
Em 2019 – última edição antes da pandemia –, mais de 60 mil pessoas visitaram a cidade no período da festa, assegurando a geração de emprego e renda para a população de Parintins.

Ingressos comprados no ano de 2019 para a edição de 2020, que não aconteceu por conta da pandemia, serão válidos para a edição deste ano.

A volta do festival traz novidades, como um aplicativo lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Amazonastur. O App contém informações sobre Parintins e sobre o festival, e dicas de hotéis, restaurantes, equipamentos culturais e turísticos, serviços de saúde, entre outros. Para mais informações: www.festivaldeparintins.com.br

Já em Florianópolis, temos o movimento anual “Street Art Tour”, que promove os artistas locais e desenvolve intervenções urbanas na cidade. Uma atividade superlegal desse projeto é o Walking Tour, que são passeios guiados em grupo em várias regiões da cidade. O projeto incentiva a ampliação da produção artística urbana da cidade, com vários murais sendo executados. Junto a todo esse movimento, há a importante catalogação digital das obras de rua, que ficam disponibilizadas em um App para consulta pública de quem curte arte urbana.

Foto: Divulgação Instagram @streetarttour

Temos também o evento “Curta o Parque”, no Parque da Luz, em Florianópolis. É uma atração também via lei de incentivo, que visa envolver famílias, amigos e o público em geral que curte estar ao ar livre. O gosto pela música, pela arte, cinema e teatro é que atrai essas pessoas.

E ainda destaco o “Hoje é dia de Jazz Bebê”, que busca envolver famílias e principalmente crianças através da música. Um estímulo a criatividade, a percepção, socialização, coordenação e imaginação dos pequenos. As atrações principais são shows de Jazz, MPB e música infantil.

Todas as pessoas físicas e empresas podem contribuir para a realização destes eventos. E você também pode ser um incentivador. Para mais informações: www.streetarttour.com.br e os Instagrans @curtaoparque e @diadejazzbb.

Publicidade
Publicidade