Nos últimos meses, especialmente após o relaxamento dos protocolos de saúde e segurança em função da ampliação da vacinação contra a Covid-19, muito tem se falado a respeito do panorama atual e futuro do mercado de eventos.
E, entre incertezas, uma constatação se consolida cada vez mais: a nova era do setor já é uma realidade. E as perspectivas são extremamente positivas. Para confirmar esse bom momento do mercado de eventos, foi realizado na Bélgica recentemente o Congresso Global da IELA que apresentou importantes debates para o segmento.
Um dos pontos principais que foram debatidos no evento foi a importância da inclusão de estratégias sustentáveis nos eventos. Outro assunto que ganhou bastante repercussão foram os desafios atuais do setor como a escassez de mão de obra qualificada, tema em evidência também no mercado brasileiro.
Para ampliar esse importante debate, destacamos na coluna as principais tendências do setor de eventos na atualidade e, também os detalhes sobre o São Paulo Boat Show, maior evento náutico latino-americano, e sobre a Festa do Imigrante, que reúne tradição e história em Timbó. Confira.
Cinco tendências que se consolidaram no setor de eventos
Como mencionamos acima, durante o Congresso Global da IELA, temas prioritários para o mercado de eventos e os modelos de gestão de sucesso foram debatidos. Entre os principais, a responsabilidade ambiental ganhou protagonismo. Assim como a sustentabilidade, confira outras tendências que também já se consolidaram no setor.
01) Eventos híbridos
Nem 100% presencial, nem 100% digital. Reduzir os custos para os participantes e ampliar em larga escala o público-alvo são os pontos altos dos eventos híbridos.
02) Transmissão em tempo real
O uso de redes sociais como o Facebook e o Instagram permite que palestras ou até mesmo shows sejam compartilhados com o público ao vivo, em tempo real.
03) Eventos menores com público seleto
Além de ser mais sustentável, reduzir a quantidade de participantes e investir na qualidade dos convidados é uma estratégia muito usada atualmente.
04) Uso ostensivo da tecnologia digital
Os brasileiros estão entre os povos que mais utilizam o smartphone. Investir nas tecnologias digitais amplia ainda mais a conexão com os mais diferentes públicos.
05) Sustentabilidade
Da realização de eventos de dia para aproveitar a luz do sol, às decorações minimalistas elaboradas com material reciclável, a sustentabilidade se tornou uma exigência do público e já faz parte das estratégias de muitos eventos em todo o mundo.
Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira inicia reuniões para concessão
E por falar em tendências que se consolidaram no setor, no ano de 2015, com a inauguração do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, tudo indicava que o setor ganharia um forte impulso no estado.
A estrutura que contava com 17,9 mil metros quadrados se apresentava como um espaço diferenciado para a realização de congressos, feiras e eventos diversos, prometendo agregar valor ao setor em todo o estado catarinense. Com o passar do tempo, porém, o que era expectativa acabou se transformando em frustração. O projeto que custou aos cofres públicos quase 90 milhões de reais não decolou.
Agora, porém, renova-se a esperança do setor em ver o espaço ganhar a repercussão que merece. A SANTUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Fazenda divulgaram uma agenda de reuniões para o mês de setembro com o objetivo de realizar sondagens e avaliações no mercado para uma futura concessão do centro.
Conforme informado pelo Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina, os encontros deverão acontecer na modalidade online e as datas já previamente definidas para as primeiras reuniões são 13, 14 e 15 de setembro.
Aos profissionais do setor que atuam em Santa Catarina resta torcer para que as reuniões gerem frutos positivos e que, em breve, a gestão do centro se profissionalize e abra espaço para desenvolver ainda mais o setor em todo o estado.
Maior salão náutico indoor da América Latina acontece na capital paulista
Acontecendo de forma ininterrupta desde 1998, o São Paulo Boat Show chega à sua 25º edição com o objetivo de marcar a história do setor náutico no Brasil e no continente, já que o evento é considerado o maior salão náutico indoor da América Latina.
Programado para acontecer entre os dias 23 e 28 de setembro de 2022, no São Paulo Expo, localizado na capital paulista, o Boat Show contará com uma estrutura de 90 mil m² totalmente climatizada que vai apresentar ao público as novidades, lançamentos e tendências do setor náutico.
Mais de uma centena de expositores vão mostrar aos participantes o que há novo do universo de lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além da realização de palestras sobre diversos temas.
No ano passado o evento movimentou cerca de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de embarcações, equipamentos e a contratação de serviços. Para esta edição da feira, além das exposições, outros eventos acontecem em paralelo como a Náutica Talks, que apresentará conversas e palestras com profissionais que são referências no mercado e temáticas que englobam desde dicas de como comprar uma lancha até as aventuras de se viver no mar.
Outro espaço exclusivo da feira que promete chamar a atenção especialmente do público que adora viagens e turismo é o Destinos Náuticos, cuja ideia principal é reunir as principais informações de roteiros para os visitantes se programarem.
As informações do evento você confere em www.saopauloboatshow.com.br.
30ª Festa do Imigrante celebra tradição e história em Timbó
O mês de outubro está se aproximando cada vez mais e, com ele, a maratona de festas que já se tornou tradição no estado de Santa Catarina durante o período. E para entrar no clima, que tal iniciar as comemorações já no mês de setembro?
Essa é a proposta da 30ª Festa do Imigrante de Timbó que ocorre entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro e de 07 a 12 de outubro. De acordo com os organizadores, o público pode esperar muitas novidades, já que a estrutura física será a maior e mais longa da história do evento, com um total de nove dias de atrações.
A programação tem como objetivo atender ao público de todas as idades e, para isso, entre os destaques da festa estão o Concurso de Chope em Metro que acontece todos os dias, a Tarde da Melhor Idade, a Tarde da Criança, e a Busca do Rei e Rainha dos Clubes de Caça e Tiro.
Um dos pontos altos da festa é o Desfile Alusivo aos 153 anos de Timbó, que acontece no dia 12 de outubro e faz parte da programação oficial do evento. O tema do desfile deste ano será “Duas culturas em uma festa para todos!”, que deverá ser seguido na elaboração das alegorias.
Mais informações sobre a festa e como participar do desfile você encontra aqui.