Imagem: Freepik.
Para a maioria das pessoas que trabalham com marketing, a técnica SEO e o Google Ads são verdadeiros antagonistas.
Isso porque, enquanto um busca formas de aparecer mais em resultados de forma orgânica (sem pagar nada), o Google Ads propõe o desenvolvimento de anúncios com um alto nível de segmentação de público.
Mas será que tem como unir os dois conceitos?
Conheça 5 estratégias para usar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads!
SEO x Google Ads
Para atingir os objetivos de venda ou de divulgação de uma marca na internet, a técnica SEO e o Google Ads são grandes aliados. Ambos fazem parte das estratégias do marketing digital.
De acordo com a agência Intermídias, o marketing digital é uma ferramenta para geração de tráfego, identificação de oportunidades de venda e a comunicação mais direta com o público-alvo.
Para contextualizar, SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, e é uma série de técnicas aplicadas em páginas online na tentativa de posicionar um site entre os primeiros resultados de buscas.
No SEO, não é preciso fazer investimentos em dinheiro – exceto se você optar por contratar profissionais para aplicar essa técnica.
Já o Google Ads é o sistema de anúncios do Google, um espaço com várias ferramentas e métricas, para configuração de publicidades online. Diferente do SEO, para anunciar é preciso pagar.
O que nem todo mundo sabe é que tem como unir a técnica SEO ao Google Ads para potencializar seus anúncios.
Estratégias para usar a técnica SEO no Google Ads
Como você viu, cada técnica possui suas próprias características e diferem entre elas. Porém, é possível combiná-las, para aumentar o potencial de aproveitamento.
Para isso, você vai precisar aplicar estratégias para usar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads. Veja como, a seguir!
1. Entenda os tipos de anúncios
Usar a técnica SEO em uma página é fazer pesquisas constantes. Esse tipo de pesquisa também deve ser aplicada ao Google Ads e, em um primeiro momento, ela vai te ajudar a entender os diferentes tipos de anúncios.
Existem cinco tipos de anúncios: rede de pesquisa, rede display, anúncio no YouTube, anúncio para app e anúncio do Google Shopping.
Conhecendo os anúncios, você saberá quanto espaço tem disponível para descrições e como estruturar sua publicidade.
2. Escolha de termos
Imagem: Freepik.
Uma das premissas da técnica SEO é fazer o uso estratégico de palavras-chave, que são indexadas por sites como o Google, e levam uma página à posições melhores.
Você pode tomar como base os termos mais usados e que você sabe que dão resultado nos anúncios.
O caminho “reverso” também é possível: aproveite o sistema do Google Ads para identificar palavras negativas e rever seus textos SEO. Se você localizar um termo negativo em sua página, é só substituir.
3. Combinações de palavras
Para aplicar a técnica SEO em um site, é bem provável que você pesquise combinações de palavras que aparecem em buscas frequentes em sites como o Ubersuggest ou o Ask The Public.
Você pode aproveitar essas mesmas palavras para fazer anúncios pelo Google Ads.
Dentro do Ads, não deixe de usar o recurso de correspondência ampla, que faz sua página aparecer em pesquisas que não correspondem 100% à palavra-chave, mas que fazem parte de um mesmo contexto.
4. Títulos e descrições
Quando uma pessoa faz uma busca no Google, encontra resultados listados com o nome da página ou do artigo, e uma pequena descrição.
Quem trabalha com o SEO sabe a importância de estabelecer bons títulos e descrições das páginas, pois esse é o primeiro elemento que o usuário vai visualizar.
Saiba que esse conteúdo pode ser aproveitado em anúncios no Google Ads, especialmente se a chamada da página for bem atrativa!
5. Tenha uma CTA
Imagem: Freepik.
Uma das estratégias para usar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads é criar conteúdo que tenha uma CTA, a Chamada à Ação (do inglês, Calls to Action).
A CTA nada mais é do que um convite para realizar uma ação, seja clicar em um link, inserir o e-mail em um formulário ou apertar um botão.
Nos anúncios, tenha CTAs claras, preferencialmente que levem para a sua página. Isso ajuda a aumentar o tráfego para o seu site, deixando seu anúncio mais atrativo.
Marketing digital e estratégico
Por mais que as técnicas de marketing nem sempre parecem se complementar, a verdade é que é sempre possível “misturar” conhecimentos.
Por isso, ao montar sua estratégia de marketing digital, não deixe de incluir a técnica SEO e o Google Ads – fazendo ainda um mix dos dois elementos.
Assim, ao aproveitar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads, a publicidade fica mais assertiva, para sua página obter resultados melhores.