#CannesLions | Impulsionando a Transformação na Era Digital
19 de Junho de 2019

#CannesLions | Impulsionando a Transformação na Era Digital

 

Executiva iniciou sua apresentação colocando para as 2.000 pessoas algumas questões:

 

Quais as medidas chave que foram tomadas nos últimos anos para acelerar em digital?

Qual é a segunda fase da transformação digital da L’Oréal?

Quais são os passos essenciais para se tornar a empresa número um de tecnologia da beleza?

 

Lubomira focou no início pela definição do que é impulsionar a transformação. Ela citou a expressão francesa “la saine inquiétude”, a inquietude sadia, ou seja, você precisa sempre estar buscando algo novo, nunca se conformando ou acreditando que já fez o suficiente.

Ela fez referencia á velocidade de transformação da tecnologia que em 50 anos mudou completamente a maneira de se adquirir produtos e serviços, mas explicou que para l’Oréal a revolução durou 5 anos. Nesse tempo os esforços de marketing e desenvolvimento fizeram com que o valor estimado da L’Oréal dobrasse.

A executiva afirmou que essa revolução digital pode ser chamada de uma revolução industrial, pois o funcionamento da indústria e da cadeia de produção mudaram completamente. Em paralelo, ela citou o fato que a produção de conteúdo e de dados hoje atingiu um nível industrial com uma grande quantidade e frequência.

Lubomira destacou o uso dos dados e do AI na produção industrial, e salientou que esse trabalho só é possível com o a mão de obra de especialistas digitais. Para chegar lá, a L’Oréal  recrutou mais de 2.500 talentos para dirigir essa revolução digital dentro da empresa.

Lubomira revelou que a iniciativa digital está presente em todos os departamentos da empresa. E afirmou que vê a L’Oréal como uma empresa digital first.

O que fazer para ter sucesso
Ela explica que as grandes marcas globais podem vencer se elas souberem se reinventar. Ela descreveu as qualidades que uma marca precisa ter pra alcançar o sucesso hoje:
criatividade, honestidade, transparência e uma real preocupação social e com o consumidor.

Lubomira aconselhou as marcas a não brigarem na luta errada,ou seja, as marcas devem se manter fiéis às suas propostas e às razões pelas quais elas existem. Ela disse acreditar que o mercado pode funcionar bem melhor se concorrentes se aliarem em prol dos consumidores ao invés de brigarem por eles.

 

Redes sociais
Tratando de estratégia de mídias sociais, ela revelou que a L’Oréal desistiu de tentar fazer buzz. E preferiu investir em conteúdo de maneira mais extensa, produzindo uma grande quantidade de conteúdo para diferente nichos, atingindo todo tipo de público e criando confiança e um relacionamento com ele. Nesse sentido, a marca decidiu descentralizar suas ações em novos mercados, trabalhando com grandes parceiros em países onde ainda não estava presente, e isso permitiu que atingissem um grande público. Ela afirmou acreditar que grandes empresas centralizadas irão desaparecer na era digital.
 

Fake News
Lubomira disse que em meio a falta de confiança que estamos tendo no mundo digital por meio de Fake News por exemplo, ele acredita que é crucial criar confiança direta com seus consumidores. A L’Oréal criou uma comunidade online com suas consumidoras, dando lhe a voz e a possibilidade de se expressar e de se afirmar nas mídias sociais. Pois a importância da ligação emocional com seu público está no centro das atenções da L’Oréal, porque em meio a todo o conteúdo online inútil, e informações falsas, é preciso trazer algo que seja único e especial para o consumidor.

Ela disse que agora estão trabalhando na inovação aberta, pois acreditam que para se criar algo novo único e inovador é preciso trabalhar com parceiros que vão agregar suas experiências, e por isso a L’Oréal fica aberta para todo o tipo de parceria, qualquer empresa pode colaborar com eles se desejar.

 

Saisir ce qui commence

Em francês quer dizer, agarrar o que começa. Lubomira usou essa expressão francesa para transmitir a importância de abraçar as oportunidades e de estar a frente do seu tempo. E essa é a essência da estratégia de desenvolvimento da L’Oréal.

 

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