Direct Lions recebeu 2719 inscrições e concedeu 76 Leões: 13 Ouro, 21 Prata e 41 Bronze. Os ganhadores foram anunciados por Ted Lim, CEO da Dentsu Brand Agencies e presidente do júri de Direct no Cannes Lions.
Ted Lim começou destacando o critério para a escolha do vencedor: “O trabalho é diferente? Estamos fazendo a diferença?”
Ele citou que viu muitas campanhas que trazem novas soluções. O júri escolheu a campanha Google Home of Whopper para o Grand Prix. A campanha que explica com humor a definição do Whopper dada pelo Google Home.
Burger King inseriu dados falsos para confundir o Google (por exemplo, modificando a definição do Wikipedia) criando uma definição absurda pelo Google Home.
Google não gostou da campanha por estar desvalorizando o seu trabalho.
Porém a campanha teve um grande impacto e a audiência compartilhou de maneira massiva, criando um debate sobre a veracidade dos dados na internet. Foram mais de 10 milhões de visualizações do spot, se tornando o spot do Burger King mais visto e comentado até hoje e se tornando o tema mais comentado do Burger King nas mídias
“Este foi o melhor abuso da tecnologia”, segundo um membro do Juri.
Essa campanha teve uma resposta direta do público, que interagiu por meio das mídias sociais, criando inúmeras respostas que ativaram o debate na internet. E por essa razão, se tornou a campanha campeã.
O Brasil conquistou 5 Leões:
Ouro
– DM9 para Walmart
– Grey Para Reclame Aqui
Prata
– DM9 para Walmart (2 Leões)
– JWT parta Alcoólicos Anônimos