Nesta terça-feira, 20|06, de maneira breve Colleen DeCourcy, CEO Global da Wieden + Kennedy, e presidente do júri de Lions Cyber nos contou um pouco sobre o julgamento das campanhas ganhadoras.
Ele explica que Cyber é uma sintese de todas as categorias, porém o que representa essa categoria são as campanhas mais envolventes com a cultura e que fazem o uso da tecnologia junto ao envolvimento do público.
O primeiro Grand Prix foi Engaging with customers, para o Aland Index, do Aland Bank. Esse projeto tem por objetivo coletar fundos de investimento de maneira responsável.
Dados sobre os investimentos foram coletos e foi criado um algoritmo para calcular o impacto do investimento no meio ambiente, mostrando aos clientes por exemplo qual a emissão de gás carbônico (CO2) será feita por esse investimento. Dessa maneira os clientes podem escolher investimentos ecológicos, e que tornou cada cliente e consumidor em uma ator na proteção do meio-ambiente. Essa ação aumentou em 308% a procura por fundos de investimento junto ao Aland Bank.
O envolvimento social e a preocupação ambiental foram combinados por meio da tecnologia, e essa característica foi decisiva na escolha do prêmio.
O segundo Grand Prix foi para Meet Graham que vem se destacando e ganhando prêmios em diversas categorias neste Festival. Na categoria Cyber ele se destacou por ser um projeto que não existiria sem tecnologia e devido à sua alta inclusão nas mídias sociais.
O terceiro Grand Prix foi para a campanha do MailChimp, Did you mean MailChimp? que se destacou por sua capacidade de se aproximar do público e de construir algo junto ao mesmo. Nesta campanha o MailChimp criou diversos produtos que se aproximariam da palavra MailChimp, e numa busca no Google o link “Did you mean MailChimp?” apareceria. Por exemplo o MailShrimp, que seria um sanduíche de camarão, era confundido pelo Google com o serviço de envio de newsletters.
A campanha teve uma grande repercussão na midia e uma adesão massiva do público.
O que é uma campanha Cyber?
“Cyber precisa chegar nas pessoas de maneira forte e conectar as pessoas. O que eu posso ver é que quanto mais “mobile” o projeto for, maior o impacto da campanha, pois ela tem o poder de trazer uma experiência na realidade, e se torna tangível, e é nessa perspectiva que devemos trabalhar”, disse Colleen.
Realidade Virtual
“Esta é uma novidade que consideramos ser um caminho para tornar o digital tangível. Gostamos muito das campanhas com VR, e esperamos ver mais campanhas usando essa tecnologia de maneira criativa e engajadora”, respondeu Collen à uma pergunta feita durante a conferência de imprensa.
Performance do Brasil em Cyber
OURO
F07/040 02966 THE DEBUT AB INBEV (BUDWEISER) / ESPN INSTITUTIONAL AFRICA São Paulo BRAZIL AFRICA São Paulo BIG FOOTE São Paulo / SAIGON São Paulo
PRATA
A09/010 02856 NOSFERATU GETTY IMAGES GETTY IMAGES ALMAPBBDO São Paulo BRAZIL ALMAPBBDO São Paulo ALMAPBBDO São Paulo / BLACK MADRE São Paulo / GETTY IMAGES Brazil / PUNCH AUDIO São Paulo / SLIKLAND São Paulo ALMAPBBDO São Paul
D02/050 02861 NOSFERATU GETTY IMAGES GETTY IMAGES ALMAPBBDO São Paulo BRAZIL ALMAPBBDO São Paulo ALMAPBBDO São Paulo / BLACK MADRE São Paulo / GETTY IMAGES Brazil / PUNCH AUDIO São Paulo / SLIKLAND São Paulo ALMAPBBDO São Paulo
BRONZE
A01/049 02964 THE DEBUT AB INBEV (BUDWEISER) / ESPN INSTITUTIONAL AFRICA São Paulo BRAZIL
A12/040 02795 THE COLOUR OF CORRUPTION RECLAME AQUI VIGIE AQUI GREY BRAZIL São Paulo BRAZIL GREY BRAZIL São Paulo GREY BRAZIL São Paulo / RECLAME AQUI São Paulo GREY BRAZIL São Paulo EDELMAN SIGNIFICA São Paulo / GREY BRAZIL São Paulo
G02/042 02381 THE VOICE OF ART IBM IBM CLOUD OGILVY BRASIL São Paulo BRAZIL OGILVY BRASIL São Paulo BANDA SONORA PRODUÇOES ARTÍSTICAS São Paulo / BANDO São Paulo INPRESS São Paulo IBM BRASIL São Paulo
H01/144 02968 THE DEBUT AB INBEV (BUDWEISER) / ESPN INSTITUTIONAL AFRICA São Paulo BRAZIL AFRICA São Paulo BIG FOOTE São Paulo / SAIGON São Paulo