Como criar inimigos e ganhar fãs para a sua marca
19 de Junho de 2016

Como criar inimigos e ganhar fãs para a sua marca

Cannes 2016

O Cannes Lions 2016 apresentou o seminário “Zen e a Arte em ser Provocativo”, que explorou o storytelling das marcas mais fortes da atualidade que quebraram regras e viralizaram diariamente através de um novo formato de comunicação.

“Muita gente não iria se importar se 74% das marcas desaparecesse para sempre” Maininfull Brands.

Recentemente, as empresas começaram a perceber a força do “Stunt” ou Marketing Provocativo, como uma arma poderosa para as suas estratégias de comunicação para amplificar o alcance da mensagem.

Donald Trump e a revolução na estratégia de Marketing Político
Vocês podem amar ou odiar Donald Trump, mas o empresário e candidato à presidência dos Estados Unidos revolucionou as técnicas em se fazer marketing político com provocação e originalidade. O que impressiona, realmente, é o resultado de sua ação de marketing político: Donaldo Trump consegue gerar milhões de dólares em mídia espontânea.

Investimento dos políticos do partido de Trump na campanha para a presidência dos Estados Unidos, na primeira fase:
– Jeb Bush U$ 82 milhões
– Marco Rubio U$ 55 milhões
– Ted Cruz U$ 22 milhões
– Donald Trump U$ 10 milhões

Quem poderia reconhecer a imagem de Jeb Bush, Marco Rubio ou Ted Cruz, que são os outros candidatos à presidência dos Estados Unidos? Menos de 10% da audiência conseguiu identificar estes candidatos, mas quando se tratou da imagem de Donald Trump, ele era reconhecido com grande unanimidade.

A força da marca “Donald Trump” foi reconhecida e estudada com detalhes no telão do Teatro Lumiére, no Palais do Cannes Lions.

Mas o que representa de fato a unanimidade de Donald Trump?  Se formos falar em números, isso representa uma grande vantagem na corrida pela presidência. Donald Trump é capaz de gastar muito menos em sua campanha do que os outros candidatos e consegue gerar muito mais, ou seja, aproximadamente 2 bilhões de dólares em mídia espontânea.

“O ‘tagarela’ Trump é a a grande sensação da atualidade porque ele sabe como entreter as pessoas”, afirmou James Herring, sócio da empresa de comunicação Taylor Herring. Este novo formato de comunicação em marketing político é um experimento sensacional e podemos concluir que nada pode ser comparado a uma má publicidade ou esquisita, como é a de Donald Trump, mas que funciona muito bem.

 

Pare de interromper e comece a entreter
Donald Trump está se tornando um mestre na arte de entreter. Podemos comparar um pouco com a técnica usada pelo Tiririca em sua campanha para Deputado Federal, sendo um dos candidatos mais votados no Brasil. Atuar com provocação é o formato que transforma algo irritante e cansativo na campanha política em algo divertido e que as pessoas se interessam e compartilham.

A estratégia de Donald Trump em ser irreverente e provocativo não é nenhuma lição nova de marketing. Esta técnica vem sido utilizada ao longo dos anos e pode ser apresentada com vários exemplos.

5 marcas com a maior geração de mídia espontânea da atualidade

  • Pornhub – Site pornô que apresenta uma comunicação inovadora numa área que é difícil e não tão segura para trabalhar e com um conteúdo complicado para ser compartilhado nas mídias sociais.

Campanha de Natal do Pornhub
 

Campanha “Dirty Hand”, Mão Suja, para o Carregador de Energia Grátis
 

  • Redbull –  O energético produz vários vídeos desafiadores e que possuem mais de um bilhão de visitas no canal do Youtube.


 

  • Ikea – A marca sueca de móveis revoluciona com uma comunicação moderna criando relevância com o produto junto aos consumidores. Salas de Cinema que se transformar num quarto e substituindo as cadeiras por camas confortáveis:

IKEA Bedroom Cinema from Instinct on Vimeo.
 

“E se a sua empresa pudesse dedicar 10% da verba publicitária para construir coisas mágicas, o que você faria? “, perguntou Herring. 40% da verba gasta em publicidade nos Estados Unidos são de empresas que não existiam há 15 anos, e comprova que as mudanças ocorrem constantemente. O grande desafio das marcas é usar a publicidade para romper barreiras e as empresas precisam produzir coisas engraçadas e relevantes para ganhar mídia espontânea com o público ao invés que eles cliquem no botão “ignore este anúncio.
 

Técnicas antigas que provocaram e deram resultado no passado e presente

1- Brigite Bardot – A foto provocativa em 1953, de biquíni na praia de Cannes fez com que a atriz ganhasse muita publicidade gratuita e ajudou a alavancar a sua carreira de modelo.

2- Filme do Borat – Com seu esquisito traje de banho na praia para promover seu novo filme

3- Operários de uma construção em Manhatam na hora do lanche – A foto causou polêmica ao redor do mundo e foi provocante.

4- Lançamento da Virgin Airline – Com Richard Branson, como comissário de bordo distribuindo bebidas aos passageiros.

5- Urso Polar nas ruas de Londres – Campanha provocante pela empresa Sky Atlantic e que repercutiu bastante.

Twitter Whatsapp Facebook