Cannes Lions | A economia laranja e como as ideias se tornarão o novo petróleo.
21 de Junho de 2019

Cannes Lions | A economia laranja e como as ideias se tornarão o novo petróleo.

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“Não vim aqui para falar de política, mas sobre ideias”

 

Criatividade como agenda política
Juan Carlos Ortiz, CEO da DDB Latina, participou de uma conversa descontraída e inspiradora com Ivan Duque, presidente da Colômbia, e que mesmo com uma agenda repleta de compromissos, fez questão de estar presente no maior festival de criatividade do Mundo e reforçar que a agenda política da Colômbia está voltada principalmente ao potencial criativo para despertar o talento dos indivíduos.

Ivan Duque explicou incialmente que a criatividade é a essência da humanidade e laranja é sua cor. Ele citou o arquiteto Antoni Gaudí, em que ele dizia que a originalidade é retornarmos ao laranja. Esta definição representa um termo espiritual e uma análise dos chacras que se associa ao abdômen e que representa diversão e criatividade. “Laranja é a cor da cultura e se conecta com emoção”, declarou o Presidente.

Em vários momentos deste seminário, o Presidente da Colômbia mostrou a sua conexão com o universo da criatividade e também com a indústria da propaganda. “Quando eu era criança, minha mãe me levava para a Young & Rubicam onde trabalhava e desde pequeno senti esta conexão com esta indústria tão importante para a nossa sociedade”, declarou.

 

A geração de talentos
As atividades criativas são tão importantes para o nosso país que representam o dobro do faturamento quando comparado com ou café ou mineração. Mais importante do que falar de valores econômicos é mostrar o dever em gerar talentos. “Talento você não encontra na escola, porém o setor de educação deveria ser uma incubadora para gerar talentos e transformar a sociedade”, declarou.

É preciso mudar o mindset da sociedade e entender que a nossa formação acadêmica precisa ser totalmente diferente com o modelo apresentado. Não devemos ter a obrigação de ir para a escola com o objetivo de se formar e encontrar um emprego, mas sim termos um emprego que ajude a nos desenvolvermos o nosso talento como indivíduo. 

 

O desafio é lidar com os arrogantes que não querem ser diferentes
Ivan Duque comentou sobre os desafios burocráticos e daqueles que não querem ser diferentes. Quando escreveu seu livro sobre a Economia Laranja para o Interamerica Bank, haviam muitos obstáculos para a aprovação do seu livro e que demoraria muito tempo, até que descobriu que se fosse escrito como um manual, seria muito mais fácil a aprovação e então colocou esta informação na capa do livro. 

A Colômbia está apostando nos setores da criatividade para transformar seu país, seja através da música, teatro, literatura, e outras atividades neste setor. O governo tem traçado planos para estimular também a idnsutria da criatividade e tecnologia, onde promete uma porcentagem zero de impostos durante 7 anos para novas startups.

 

O principal recurso é a criatividade 
Ivan Duque citou também os festivais que acontecem na França como o de Filmes e Cannes Lions, que geram quase um bilhão de euros de faturamento todos os anos. As pessoas estão em busca de atividade criativas e expressões artísticas, seja qual for a indústria. “Um dos principais recostos que temos é a criatividade. Enquanto o petróleo irá acabar um dia, a criatividade é ilimitada e este será o nosso maior patrimônio”, declarou.

 

A importância da nossa indústria
A indústria da comunicação tem a habilidade de se conectar com as pessoas em 30 segundos, os profissionais de comunicação têm a capacidade de comunicar sobre proteção do meio ambiente, falar sobre imigração e outros problemas importantes. Por último, ele convidou toda a comunidade criativa presente no evento para ajudar a criar uma campanha que ajude a combater o desmatamento ao redor do mundo.