Pioneiro em trazer tendências mundiais para o país, como tech for good e data for good (tecnologia e dados para o bem), o Social Good Brasil lançou nesta segunda-feira, 19/7, Habilidados, série que aborda o tema dados de forma leve e descontraída, aproximando-o do dia a dia das pessoas. A produção estará disponível gratuitamente no Youtube da organização.
Habilidados é apresentada pelos embaixadores de dados do SGB, Chai Oliveira e Rogério Malveira e terá oito episódios, que irão ao ar quinzenalmente, às segundas-feiras, trazendo temas importantes como análise de dados sobre o Covid-19, fake news e privacidade de dados. O lançamento da série integra a Jornada de Educação em Dados do SGB – a organização, que faz parte do ecossistema de inovação de Florianópolis, está de olho nessa tendência do futuro que já pode (e deve) ser aplicada no presente. A produção é da Voucher Musical.
Todos podem se beneficiar dos conteúdos que serão abordados, especialmente jovens do Ensino Médio ou pessoas que estejam em busca de informações sobre carreiras, propósito e profissões do futuro.
“Buscamos utilizar uma linguagem fácil e trazer exemplos cotidianos do uso de dados para aproximar as pessoas e convidá-las a refletir sobre a importância do tema. O Social Good Brasil acredita que os dados são um idioma essencial para o mundo digital e o futuro do trabalho e nosso propósito em 2021 é democratizar o acesso a esses conteúdos, tornando acessível a qualquer pessoa”, diz a coordenadora de comunicação Ana Paula Santos. Pensando em acessibilidade, Habilidados contará ainda com tradução em libras e legenda.
Conteúdo
A série vai compartilhar conteúdo baseado na metodologia exclusiva desenvolvida pelo Social Good Brasil, com sete competências. As quatro primeiras já são reconhecidas internacionalmente, sendo base para pessoas, empresas e comunidades em torno do tema data literacy. Já as demais foram incluídas pelo SGB, que levou em conta competências importantes para o desenvolvimento humano e os desafios da atualidade:
- Ler dados
- Trabalhar com dados
- Analisar dados
- Comunicar e argumentar com dados
- Tomar decisões orientadas por dados
- Garantir ética, proteção e privacidade de dados
- Usar dados e tecnologias para gerar impacto positivo
No canal do SGB, também há vídeos de todas as edições do Festival SGB, o maior evento de tecnologia e dados para impacto social do Brasil, que esse ano celebra a 10ª edição em outubro, entre os dias 26 a 30. Os vídeos fazem parte do Festival SGB 365, uma forma de promover os debates durante todo o ano. Ao longo do segundo semestre, também serão publicados vídeos que complementam a série, nas temáticas de fluência em dados, novas tecnologias e futuros.
Conheça os apresentadores
> Chai é bacharela em Sistemas de Informação pela UFSC e advogada, além de fundadora e instrutora do curso Comece no Ecommerce, por meio da qual ajuda empresas a utilizarem o mundo digital a seu favor.
> Rogério Malveira é médico-terapeuta e mestrando em Saúde Pública na Fiocruz. Poeta-artivista, também atua como facilitador-aprendiz de Comunicação Não Violenta, e ainda é empreendedor de impacto social na Pulsares: primeira empresa brasileira de saúde focada em Letramento em Saúde.
Rogério Malveira e Chai Oliveira
Ficha Técnica
Idealização: Fernanda Bornhausen
Roteiro: Chai Oliveira
Produção: Chai Oliveira, Ana Paula Santos e Fernanda Bornhausen
Direção: Chai Oliveira e Carlos Kobarg (Charles)
Direção de fotografia: João Gabriel Dias
Operador de áudio: Ricardo Kobarg
Apresentação: Chai Oliveira e Rogério Malveira
Identidade visual: Mariel Maffessoni
Legendas: Everton Meneghini
Libras: Gisele Rocha, Graziela Cantelle, Thuanny Galdino e Camila Gallo
Pós-produção: Voucher Musical
Coordenação do projeto: Chai Oliveira
Coordenação geral: Ana Paula Santos
Realização: Social Good Brasil