Publicidade
Backdrop
15 de Abril de 2011

Backdrop

Publicidade

Você certamente já viu uma lona com um monte de marcas atrás de um atleta numa entrevista coletiva, correto? Essa tal lona é chamada de backdrop.  E está sempre em pé de guerra com o cameraman.

Publicidade

O backdrop hoje é uma propriedade de certa importância, um dos motivos da coletiva de imprensa é pelo uso dele. Já que antigamente o atleta dava entrevista no meio do campo durante os treinos e o patrocinador acabava perdendo uma importante oportunidade de expor sua marca. 

No entanto, parece que alguns esqueceram que a principal função do backdrop é expor a marca do patrocinador durante as entrevistas, pois simplesmente alguns backdrops não servem para nada, pois não é possível enxergar nenhuma marca.

Tem alguns pecados capitais que levam ao mau aproveitamento do backdrop pelos organizadores de eventos e clubes em geral.  O primeiro diz respeito a “guerra” que se criou entre as TVs e os backdrops, em que o câmera cada vez mais fecha no rosto do entrevistado, muitas vezes aparecia apenas o nariz do cidadão, o que perde a qualidade da imagem. O intuito era justamente não mostrar o logo do patrocinador no backdrop. O que os clubes e organizadores de evento fizeram para fugir disso? Diminuíram o logo e criaram uma nova propriedade, chamada microfone, colocaram a marca do patrocinador no microfone, pois dificulta o câmera a não pegar a boca do cidadão durante a entrevista. Até que um dia ao invés de fechar o enquadramento da câmera a TV abriu muito, o que ficou ridículo, pois as marcas apareciam minúsculas e o logo do microfone parecia uma mosca que havia pousado em cima dele. Virou uma guerra de gato e rato.

A tendência é que o enquadramento das câmeras seja algo razoável. Mais abertos daqui para frente, sendo assim as marcas poderão ser maiores. Porém, de nada adianta ter uma marca maior se não for possível ler, correto? Pois bem, isso acontece por alguns motivos: um deles pode ser o material que foi feito. Não esqueça que muitas vezes economizar pode sair caro, pois se a marca não for legível não adianta ter backdrop. Por isso não esqueça que as entrevistas costumam acontecer em locais com muita luminosidade, já que existem várias emissoras de TV no local, alguns materiais plásticos causam reflexam com uma luz muito forte dificultando a visibilidade do backdrop.

Outro ponto a ser considerável é a cor do fundo, opte por uma cor mais clean que faça com que as marcas chamem mais atenção que o fundo.  Além disso, veja como é o logo do patrocinador e qual status ele tem para aquela propriedade. Pense que se ele pagou mais deve ter mais privilégios, ou seja, ficar num local que apareça mais.  Outro detalhe importante é a aplicação do logo na propriedade, pense em algo institucional, não será em centímetros de pano que você conseguirá passar para o público uma campanha publicitária, isso você usará em outro tipo de ação de marketing como num comercial, por exemplo. No backdrop priorize o logo limpo, da melhor forma possível de ser visto, esqueça frases na parte debaixo do logo, não dá para ler.

Enfim, é uma propriedade importante que deve ser melhor utilizada. O ideal no backdrop é ter diferentes tamanhos de logo, para que qualquer que seja o enquadramento da câmera a marca ficará legível. Acredito que as TVs “abaixando a guarda” diante desta “guerra” já facilitará bastante para que os backdrops comecem a se padronizar. Porém, tem muito a ser melhorado ainda.

Para interagir: [email protected]     Twitter: @rafazanette

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter