Publicidade
A verdadeira essência
04 de Fevereiro de 2013

A verdadeira essência

Publicidade
Por Patrícia Dalpra 04 de Fevereiro de 2013 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

essencias

Hoje, começo oficialmente meu ano novo com vocês. Estou aqui no Rio de janeiro, com uma linda manhã ensolarada de domingo fazendo um brainstorming interno para decidir o tema da minha primeira coluna de 2013.

Publicidade

Bem, depois de muitas ideias, decidi  falar sobre Essência. Esta simples palavras permeia minha vida pessoal e profissional. Como uma boa pisciana sou muito intuitiva. Tenho uma certa facilidade para captar a essência das pessoas. No lado profissional escolhi trabalhar com pessoas onde o ponto de partida de todo o processo de gestão de imagem e da marca pessoal é baseado na essência.

Quando falo em essência, estou me referindo mais uma vez ao ”DNA”, aquilo que nos torna único e singular diante dos outros. Muitas vezes fico reticente em usar esta terminologia porque, atualmente, tudo é ”DNA”,  mas não existe nenhuma outra palavra que represente melhor o verdadeiro sentido de essência.

Minha relação com os estudos de ”DNA”, tiveram início em 2007 quando coordenei pesquisas voltadas para a identificação do DNA Brasil que resultou no livro DNA Brasil –Tendências e Conceitos Emergentes para as 5 Regiões Brasileiras além de estudos do ”DNA” de empresas e marcas.

Não acredito em mudanças do ”DNA” de empresas e marcas já existentes, quanto mais de pessoas. Quem somos e o que somos está diretamente ligado à nossa essência, ao nosso ”DNA”. Podemos até  nos distanciarmos desta verdade em alguns momentos, mas não seremos plenos e não transmitiremos verdade, credibilidade e consistência, percepções fundamentais que permeiam todo o trabalho de gerenciamento de imagem e gestão da marca pessoal.

Atributos e características pessoais  podem e devem ser administrados exaltando o que temos de melhor, anulando ou tirando o foco dos nossos atributos menos favoráveis. Isto se chama gestão de imagem e gerenciamento da marca pessoal.

Essência, esta não pode ser modificada e nem escondida. Caso isto aconteça, não estaremos trabalhando com pessoas verdadeiras mas sim criando personagens.  Desta forma sairemos do mundo real e entraremos  no mundo de ficção e de mentiras.

Como sempre procuro ilustrar o que escrevi com alguma vídeo.  Abaixo temos  uma campanha do Mc Donald’s e outra da Asics.

 

Aproveito para desejar a todos um 2013 muito especial a todos vocês.

 

Um grande abraço.

 

E-mail: [email protected]
Twitter: @patriciadalpra
Facebook: PD- Gestão de Imagem e Carreira

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade
Publicidade