Na última terça-feira (19), o diretor-executivo de jornalismo da Globo, Mariano Boni – terceiro nome na hierarquia do setor na emissora -, colaborou com a figuração do cenário do Jornal Nacional.
De acordo com o Notícias da TV, todos os dias funcionários da Globo são convocadora para se passarem por jornalistas que “trabalham’ no estúdio do jornal, a poucos metros de William Bonner e Renata Vasconcellos. Segundo o site, a maioria é técnico de som, infografista e editor de imagem, que ficam alçi para preencher os espaços vazios do cenário.
Na figuração, Mariano apareceu sentado em uma cadeira que não ocupa, falando ao telefone. Alguns computadores tinham a tela azul, mostrando que estavam ligados, mas não logados.
O site realizou uma análise de várias edições do JN nos últimos três meses e constatou que algumas pessoas estão sempre no mesmo lugar e, segundo fontes, trabalham lá de fato. Enquanto outras são apenas “visitantes”. A figuração ocorre apenas na escalada, como é chamada a parte do telejornal em que são apresentadas as manchetes do dia.
Procurada pelo Notícias da TV, a Globo disse que as informações “não procedem”.