O SBT Santa Catarina lançou nesta segunda-feira (5), no SBT Meio-Dia, sua nova bandeira social intitulada #AtéOndePodemosIr. A iniciativa visa conscientizar a população para os exemplos, cada vez mais comuns, de idosos que rejeitam os rótulos da idade e têm buscado superar desafios em diferentes áreas da sociedade. A campanha #AtéOndePodemosIr é também uma forma de valorizar essa “nova geração da melhor idade”, contribuindo para o debate sobre as formas como a sociedade está lidando com o aumento da longevidade em nosso país.
Logo em seu lançamento a campanha já conta com o apoio de 27 outros veículos, instituições e empresas: Acontecendo Aqui, Alternativa Mídia, Art Color Comunicação Visual, Barbieri Litoral, Cardoso Outdoors, Central Floripa Comunicação Visual, Circular Bus, Clube 98,3 FM, Criativa Painéis, De Olho Na Ilha, Decisão Propaganda, Douglas Sielski Photographer, Elbert Gráfica, Guararema, Ideia Midia Out of Home, InfoTV, Massa FM 92.1, Master Brasil Midia Exterior, Palavra Palhocense, Publicar, RDO Comunicação Visual, SESC, SINAPRO, Sinergy Novas Midias, Tac Filmes, Tipotil Indústria Gráfica e Yes! Press Impressão Digital.
Os idosos que ilustram a campanha irão contar, durante os próximos cinco meses, suas histórias nos intervalos da programação da emissora. Ao levar, para os lares catarinenses, a reflexão sobre o papel do idoso na sociedade, o SBT SC aprofunda a análise dos indicadores oficiais do IBGE que, em 2016, destacavam Santa Catarina como o estado com a maior expectativa de vida do país (homens 75,4 e mulheres 82,1 anos de vida). Mais do que experiência, os idosos têm demonstrado a cada dia que são capazes de alcançar feitos incríveis e por isso merecem ter uma vida plena de direitos e participação social. Por meio de uma série de vídeos a campanha apresentará histórias de pessoas que são grandes exemplos de como a nova geração da melhor idade tem quebrado tabus e buscado ser protagonista de suas próprias conquistas.
Sentir-se integrado é fator determinante para a qualidade de vida de todo cidadão, portanto precisamos pensar os espaços públicos de modo a facilitar a acessibilidade dos idosos e a sua inclusão em todas as esferas da sociedade. Durante a campanha, o SBT Santa Catarina realizará reportagens e entrevistas, em seus telejornais, para trazer novos exemplos e a opinião de especialistas sobre a necessidade de se manter uma vida ativa e saudável durante a longevidade. Sempre com um tom propositivo, a campanha #AtéOndePodemosIr dará voz aos idosos para que eles expressem a sua visão do mundo e possam reivindicar o seu protagonismo nessa profunda transformação social que estamos enfrentando.
Os vídeos institucionais da campanha foram gravados com seis diferentes personagens que demonstram como a idade não é uma limitação. Luiz Schimer (77 anos) é médico e pratica paraquedismo; Osdair Ferreira (69 anos) é ciclista amador e fez uma expedição pela Europa; Adélia Domingos (81 anos) retomou os estudos através do EJA; Zenaide de Souza (72 anos) é pescadora e superou um incêndio em seu restaurante reabrindo o estabelecimento com a ajuda da comunidade; Irmo Marchetti (71 anos) é frentista e nunca parou de trabalhar; e Maria Irany Lemos (69 anos) é voluntária em diversas ações e eventos beneficentes. Todas essas histórias serão abordadas como exemplos durante a campanha.
Além da cobertura nos telejornais da emissora, uma página no Facebook (facebook.com/ateondepodemosir) irá reunir vídeos e informações sobre a campanha #AtéOndePodemosIr.
Confira os vídeos: