A Gazeta, jornal de São Bento do Sul, circulará nesta sexta-feira (1º), com uma série de inovações no seu desenho gráfico. O objetivo é tornar o jornal mais atraente e fácil de ler com o conteúdo melhor organizado, mantendo o que já possui de positivo.
Seu patrimônio de confiança e respeito (do jornal para com os leitores e dos leitores para com o jornal) fixou os limites para o redesenho, de tal maneira que os leitores tradicionais encontrem com facilidade o conteúdo a que estão acostumados e os novos leitores sintam-se estimulados a navegar, com maior desenvoltura, entre os vários temas que o jornal apresenta.
O novo projeto foi coordenado por Cesar Valente, jornalista, consultor de políticas editoriais e designer gráfico. Ele foi um dos fundadores do Curso de Jornalismo da UFSC, professor universitário da graduação e pós-graduação, atuou em jornais e revistas de Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
Tipologia
Provavelmente a alteração mais fácil de perceber será a das famílias tipográficas, que estão mais visíveis nos títulos, que usam corpos (tamanhos) maiores. Os textos também ganharam nova tipologia. O jornal todo utilizará apenas duas “famílias” (que é o nome dado aos conjuntos de caracteres com um mesmo desenho básico): a Cooper Hewitt, sem serifa e a ITC Slimbach Std, com serifa.
As novidades
As mudanças começam já no cabeçalho da capa. As informações que cercam o nome do jornal foram reorganizadas, com destaque para o endereço do portal online e o telefone de contato.
A página dois passa a ser totalmente informativa, com notas curtas, da redação e dos leitores. A charge, a seção História e a previsão do tempo aparecem a partir de amanhã na editoria Variedades, que também é uma novidade.
A editoria que hoje é chamada de Cotidiano passa, a partir de amanhã, a ser Variedades, reunindo o material de vida social, cultura e entretenimento. Além da charge, da História e da previsão do tempo, terá o resumo das novelas, palavras cruzadas, informações sobre espetáculos e bastidores da tv, entre outros temas relacionados.
Também estará em Variedades a seção Cotidiano, aquela página tradicional, com o registro dos eventos e fotos enviados pelos leitores ou publicados pela redação. Nas páginas de noticiário o leitor notará que os títulos terão maior destaque e comporão um conjunto mais harmonioso com os textos e as ilustrações.
As colunas de opinião ganham um tratamento padronizado e passam a ocupar o lado interno das páginas. Há uma inversão de posição, em relação ao projeto atual, para proporcionar, ao noticiário, um local de maior visibilidade.
Para facilitar a navegação, à medida em que se folheia o jornal, as seções e editorias são identificadas com o mesmo destaque, no alto das páginas. No projeto atual as editorias de esporte e segurança têm uma identificação em tamanho maior e no novo isso foi ajustado.
Na contracapa, a coluna Rápidas foi redesenhada e terá um tratamento editorial especial, para permitir melhor visualização das notas.