Publicidade
O grito de liberdade da Nação enferma
21 de Dezembro de 2015

O grito de liberdade da Nação enferma

Publicidade

Ao receber, em cópia o artigo do professor e jornalista Sardá, tomo a liberdade de enviar a todos uma reflexão provocada pela leitura do texto publicado no ND. Basicamente, uma sociedade sem informação não avança. A liberdade de expressão é fundamental numa democracia. E isso, felizmente, temos. Mas me atrevo a dizer que, este momento que o país atravessa, a imprensa tem desempenhado um importante papel. Há pelo menos um ano a mídia nacional tem feito bem o seu papel, embora considere que muitas vezes se excede, politizando algumas questões de forma meio histérica, criando um clima excessivamente negativo, capaz de influenciar até nossa economia.

Cabe, na minha visão, à mídia regional a missão de restabelecer este equilíbrio. Santa Catarina, por exemplo, não está no mesmo mapa da crise de outros Estados. Somos diferentes. Nosso indicadores econômicos e sociais são de primeiro mundo. Nós, do grupo RIC, de forma continuada, através dos nossos veículos, fazemos questão de mostrar esta realidade. Colocamos no ar há pouco a campanha “Somos Bem Santa Catarina”, justamente para mostrar que nosso Estado é diferente e por valorizarmos tudo o que se faz aqui.

Publicidade

Queremos que todos tenham orgulho de ser catarinense. Valorizamos nosso povo, nossa cultura, nossas etnias e seus valores.  Por sermos diferente, acreditarmos que é possível fazer comunicação de forma diferenciada. Falar sobre isso, constantemente, é necessário, para separar conceitualmente Santa Catarina do Brasil de hoje, como bem retratou ou Sardá no seu artigo. Enfim, é necessário separar o joio do trigo, assim como os problemas, dificuldades e soluções.

Nós, do grupo RIC, acreditamos e exercemos este ponto de vista. Há mais de uma década apostamos no regionalismo, respeitando cada região catarinense, prestando serviço, valorizando nosso povo e nossa gente. Hoje o país vive um momento diference, com sérios riscos de misturar as realidades, quando existem muitos brasis dentro deste Brasil. Esta é a nossa opinião, nossa visão. Somos um grupo de comunicação que também exerce opinião, abordando temas para a opinião pública debater. Mas fazemos questão de que os telespectadores, internautas e leitores, saibam qual é a nossa opinião. Por isso a RIC tem assumido vários temas polêmicos e, de forma corajosa, assumindo posição, escolhendo o lado de consideramos certo. Acreditamos que, com isso, fazemos a diferença, indo além da notícia. Nosso leitor tem acompanhado nossos posicionamentos, alguns até alvo de críticas, o que é saudável.

Fazemos isso porque sabemos que a mídia tem um papel importante, capaz de motivar e provocar mudanças, fazendo a sociedade avançar. Por isso defendemos uma mídia forte, com espaço regional, que gera emprego para centenas de profissionais do jornalismo. Continuamos, por esse motivo, investindo no “Notícias do Dia”, acreditando que o jornal impresso é fundamental, porque amplia, difunde e repercute sua força pelo meio digital. Estamos trabalhando muito para continuarmos crescendo em qualidade e na percepção dos leitores.  Temos bons motivos para isso: há cerca de um ano o Instituto Mapa, pesquisando leitores dos dois jornais diários da Capital, atestou que o ND é o preferido, fazendo jus ao slogan que trazemos na capa: “O melhor para quem vive a cidade”.

Mas para sermos cada vez mais fortes e independentes, para continuarmos crescendo, só existem duas maneiras: por meio dos anúncios publicitários e da assinatura paga. Por isso provoco cada um de vocês, que são formadores de opinião, para que assinem o nosso “Notícias do Dia”. Cada R$ 37,00 pagos pela assinatura em papel ou R$ 14,00 pela assinatura digital faz uma grande diferença para a empresa. Digo que estes valores não fazem ninguém mais rico ou pobre. Mas faz de cada assinante um assinante um cidadão melhor informado e , que tem o Jornal para Lhe servir que contribui para a continuidade do nosso projeto editorial.

Desculpem por me alongar. Fico grato pela leitura e atenção de cada um. Aqueles que já são assinantes do ND, agradecemos pela confiança e prestígio. Para os que não são ainda, fica o convite para conhecerem melhor nosso jornal que nasceu com a perspectiva de prestar serviço e sempre ser um aliado do leitor. Finalmente, meus votos de que o espírito natalino ilumine seus lares com muita paz e harmonia. E que 2016 traga avanços para nosso país e Santa Catarina.

 

Marcello Corrêa Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC SC

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter