Publicidade
“Alcides Abreu, um gênio catarinense”, por Roberto Costa
26 de Julho de 2015

“Alcides Abreu, um gênio catarinense”, por Roberto Costa

Publicidade

Falar que Alcides Abreu era um visionário é pouco.
Alcides foi o mais brilhante quadro que surgiu na administração pública de Santa Catarina nos últimos 60 anos
No governo de Celso Ramos Alcides despontou como coordenador do PLAMEG, o plano de governo mais inovador que Santa Catarina já teve.  Com foco na educação o governo de Celso Ramos foi um dos melhores da história de Santa Catarina.
A criação do BDE/BESC,CELESC,UDESC e BRDE foram marcas do trabalho de Alcides no governo do Dr Celso que sabia se cercar de jovens talentos como Alcides Abreu e Fernando Marcondes de Matos,entre outros.
Depois da gestão do Celso,Alcides foi importante nas assessoria dos governos de Colombo Sales, elaborando e coordenando o Projeto Catarinense de Desenvolvimento e nas duas gestões governamentais de  Esperidião Amin,não por coincidência,também grandes administrações que aconteceram no nosso Estado.

Tive o privilégio de conviver com Alcides a partir da década de 80 e um dos exemplos do seu talento ocorreu quando a Propague comemorou 25 anos.Tivemos a idéia de fazer uma campanha contando como era o Estado e as principais cidades na década de 60 quando a Propague foi criada. Também queriamos saber como Santa Catarina e essas cidades estavam em 1988 e uma prospecção para o futuro.Na época escolhemos escritores e jornalistas para traçar um cenário do Estado e das cidades polos nos anos 60.Contamos com saborosos textos de Paulo da Costa Ramos(Santa Catarina),Raul Caldas Filho(Florianópolis),Luis Antônio Soares(Blumenau),Apolinário Ternes (Joinville), Aderbal Machado(Criciúma), Márcio Camargo da Costa(Lages) e Marcos Bedin(Chapecó). Para discorrer sobre o presente e futuro de Santa Catarina solicitei um texto ao professor Alcides. Na ocasião também pedi indicações de nomes para escrever sobre as 6 cidades polo. Modestamente me disse que ele mesmo poderia fazer os textos de cada cidade. E fez trabalhos irretocáveis e premonitários revelando o seu grande conhecimento de todo o Estado(**)

Obrigado Alcides, se hoje temos o melhor estado do Brasil devemos muito ao seu trabalho.

 

Roberto Costa é Presidente da Propague

(**)Para quem quiser conferir colocamos este trabalho aqui no AcontecendoAqui. Clique para baixar.

Foto: Agência Assembléia

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade