A fiscalização do teor alcoólico no organismo de motoristas é comum em diversos países, mas outra substância também afeta o desempenho do indivíduo ao dirigir. Trata-se da maconha. Pensando nisso, a canadense Cannabix Technologies desenvolveu um bafômetro que detecta a quantidade de maconha no organismo.
De acordo com o órgão responsável pela segurança viária nos Estados Unidos, o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a maconha é uma substância que prejudica habilidades psicomotoras e a função cognitiva da pessoa. Entretanto ainda não se sabe quanto da substância é necessário para afetar a performance do motorista. Por isso, alguns estados do país já não toleram nenhum nível da substância no organismo de motoristas.
Segundo o Estadão, a empresa está realizando testes com o produto, que ainda não tem previsão de data de comercialização.