O artista que pintou seu primeiro quadro aos 30 anos, hoje orgulha-se com o reconhecimento recebido pelo seu trabalho: “Sou feliz com o rumo que minha carreira está tomando”.
O Jornal da Ilha, semanário que tem distribuição gratuita em residências de bairros nobres de Florianópolis, dedicou a capa e uma página inteira para registrar a exposição que comemora os 15 anos de carreira do publicitário e artista plástico Luciano Martins, que segue no CIC até o dia 31 de março.
“Traços lúdicos e coloridos são características marcantes do trabalho do artista plástico porto alegrense Luciano Martins, considerado uma das revelações de sua geração. Suas obras são reconhecidas em diversas partes do país, e são vistas em galerias de arte e em produtos, como roupas, chocolates e acessórios. Durante 20 anos atuou como publicitário. Morando em Florianópolis desde 1992, e ressalta que seu objetivo é transmitir alegria para o público. Luciano orgulha-se do reconhecimento de seu trabalho: “O retorno que eu recebo das pessoas em forma de mensagens carinhosas elogiando o meu trabalho é impagável”, conta.
Desenhos cheios de estilo deram nova vida à famosa “Santa Ceia”, pintada originalmente por Leonardo Da Vinci.
Árvore genealógica
A família exerce uma grande influência na vida do artista. Luciano conta que utilizou o sobrenome Martins em homenagem à sua família por parte de mãe, que possui alguns artistas, em especial seu tio e um primo, que também são artistas plásticos, e a mãe e o avô, que são escritores. Sempre que possível viaja à Porto Alegre (RS) para visitá-los.“Vou umas seis vezes por ano”, diz.
Seu primeiro interesse na área foi aos 17 anos, queria ser cartunista, e foi atrás de um emprego em um jornal local. Mas a Publicidade lhe “caiu como uma luva” e foi essa a profissão que seguiu até conceber seu primeiro quadro, somente aos 30 anos. A partir daí não parou mais suas criações. Somente em 2014, mais de 100 telas foram pintadas.
Produtos ganham a marca de Luciano Martins e enchem as prateleiras de cor e originalidade.
Luciano Martins tem em seu currículo algumas exposições internacionais em países como Itália, Portugal, França, Estados Unidos e Argentina. Suas obras conquistam também celebridades como Gisele Bundchen, Ivete Sangalo, Giovanna Antonelli, Gustavo Kuerten, Romário, Selton Mello, Julio Iglesias, David Guetta, entre outros.
Além de telas, Luciano Martins empresta sua criatividade fazendo ilustrações exclusivas para produtos, de marcas como Cacau Show, Uatt, NIG Brinquedos e Marisol. Por ter uma grande visibilidade em Florianópolis, Luciano foi convidado a participar como âncora de um dos maiores eventos de arte outdoor do mundo, a Cow Parade, que ocorreu pela primeira vez na capital catarinense em 2011. Em entrevista ao jornal Imagem da Ilha, ele conta que recentemente fechou contrato com uma grande empresa de fabricação de escovas.
De acordo com Fábio Martins, irmão e marchand do artista, atualmente Luciano tem mais de 50% de sua receita vinda de licenciamento de produtos com peças exclusivas. Desde 2014, ele está produzindo em edição limitada a 100 peças de obras de arte que são reproduzidas em telas com definição de pintura, além dos famosos retratos de casais.
Brinquedos de arte
Colecionador de toy arts ou “brinquedos de arte”, Luciano Martins revela que traz sempre alguns exemplares quando viaja, e um dia pretende criar sua própria coleção de peças.




