Publicidade
Estácio usa futebol para ampliar debate sobre violência contra mulheres
13 de Março de 2026

Estácio usa futebol para ampliar debate sobre violência contra mulheres

Ação foi criada pela Artplan

Publicidade

Durante a partida entre Vasco e Palmeiras da última quinta-feira, 12, válida pelo Campeonato Brasileiro, um detalhe no uniforme do volante Thiago Mendes chamou atenção.

A tradicional camisa 23 apareceu como “+23%”. O número faz referência a um dado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que aponta aumento de 23,7% nas ameaças contra mulheres em dias de jogos de futebol masculino.

Publicidade

A intervenção fez parte da campanha “Não fique calado!”, lançada pela Estácio e Instituto Yduqs e realizada pela Artplan.

A iniciativa destaca de que no futebol ninguém consegue ficar calado, e contra a violência à mulher deveria ser igual, aproveitando a visibilidade do Campeonato Brasileiro para ampliar a discussão sobre o tema.

A ação acontece dentro do patrocínio da Estácio às transmissões do Brasileirão 2026 na CazéTV, em parceria com Google e LiveMode. A campanha se desdobra em diferentes frentes de comunicação, reverberando a mensagem ao momento de maior audiência do esporte.

Em São Januário, a visibilidade foi ampliada com faixa no campo, filmes exibidos no telão do estádio e inserções na programação da Vasco TV. Promotoras também distribuíram materiais informativos ao público e influenciadores ligados ao clube ajudaram a amplificar a mensagem nas redes sociais.

Na transmissão da CazéTV, o dado que inspirou a campanha foi apresentado ao público no pré-jogo pela repórter Bruna Deltri, expandindo o alcance da discussão para os torcedores que acompanhavam a partida on-line.

“É urgente e imprescindível dar espaço e visibilidade a dados tão graves. As estatísticas assustam, e trazê-las para o universo do futebol foi uma forma de provocar discussão e abrir espaço para conversas necessárias. Não dá mais para fechar os olhos para a violência que as mulheres sofrem todos os dias. Não podemos nos calar”, afirma Ricardinho Weitsman, diretor-executivo de Criação da Artplan.

Conscientização e apoio

Veiculado no mês de março, a estratégia da campanha, além de rodar no digital, conta com telas instaladas em elevadores de prédios residenciais e comerciais.

Como parte do movimento, o site naofiquecalado.com.br reúne diversas ferramentas de conscientização e apoio às vítimas de violência. A plataforma também amplifica iniciativas já existentes da instituição, como os Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ), que oferecem orientação jurídica gratuita à comunidade, e os Serviços-Escola de Psicologia, onde alunos, supervisionados por psicólogos orientadores, prestam apoio psicológico.

Além desses serviços, a página disponibiliza cartilhas e conteúdos educativos produzidos com alunos da instituição, com orientações para identificar diferentes tipos de violência e caminhos para denunciar e buscar ajuda. A mobilização ainda conta com a exibição de mensagens sobre o assunto nas telas de mídia em elevadores de diversos condomínios residenciais e comerciais.

“Como a maior universidade do Brasil, entendemos nosso papel em levar informação e apoio à sociedade, conectando nossos serviços à iniciativa e fortalecendo a atuação dos Núcleos de Práticas Jurídicas e dos Serviços-Escola de Psicologia”, finaliza Renata Tasca, diretora de Estratégia de Marcas e Mídia da Estácio.

Confira o filme abaixo:

 

Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a ComunidadeAcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade