
Em comunicado oficial, a Globo classificou o episódio como “uma das formas mais baixas de publicidade. Além de aética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque desrespeita deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os demais envolvidos na criação e produção da novela”
Segundo informou a Globo, Murilo Benício disse-se supreso com a veiculação, já que havia gravado o comercial com a garantia que a VML, Grupo Newcomm, negociaria com a emissora e, quando o viu no ar sem autorização, também pediu que fosse tirado do ar.
CONAR
Além de notificar os envolvidos, a Globo se manifestou junto ao Conar e estuda, entrar com uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos.
Integra do comunicado da Globo
“A Globo notificou a Vivo e as agências VML e Y&R exigindo o cancelamento da campanha que se apropriou, sem sua concordância, da imagem do personagem ‘Tufão’ e do universo da novela ‘Avenida Brasil’. Consideramos que foi praticada uma das formas mais baixas de publicidade, conhecida com “marketing de emboscada”.
Além da ética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque desrespeita deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os demais envolvidos na criação e produção da novela. O ator Murilo Benício informou que gravou com a informação que a campanha seria negociada com a emissora e quando viu no ar sem autorização também pediu que fosse tirada do ar.
A Globo considera esse episódio gravíssimo e, além das notificações e de ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos.”
