Imagem: Angelo Santos
O livro O Legado da Família Daux, escrito por Ronaldo Daux e Polidoro Júnior, narra a trajetória da família Daux desde a chegada de José Daux ao Brasil em 1902. José Daux foi um visionário que, inspirado por uma viagem a Barcelona, fundou o primeiro Hotel Majestic em Florianópolis, na década de 1920. Esse empreendimento pioneiro foi o embrião de um legado familiar que se expandiu ao longo das gerações.
A obra destaca a contribuição significativa da família Daux para o desenvolvimento do turismo em Florianópolis, especialmente na região de Canasvieiras, onde José Carlos Daux, filho de José Daux, construiu diversos hotéis. Além disso, José Carlos Daux foi um dos maiores incentivadores do turismo na cidade, sendo homenageado com a biografia José Carlos Daux: Empresário Visionário do Turismo, escrita por Polidoro Júnior e lançada em 2019.
O lançamento do livro O Legado da Família Daux ocorreu na noite da ontem, 15 de abril, na Cobertura do Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O evento contou com a presença de membros da família Daux e de figuras públicas locais, reforçando a importância da obra como uma homenagem à contribuição da família para o crescimento e desenvolvimento de Florianópolis.
Membros da Família Daux
Sétimo livro de Polidoro Júnior
“A história da Família Daux começa com a vinda do imigrante libanês José Daux para Santo Amaro da Imperatriz, que fazia parte de Palhoça. José Daux se estabeleceu em 1902 e foi empreendendo. Já em 1911, José Daux veio morar em Florianópolis. Inaugurou o primeiro Hotel Majestic, na Trajano com Conselheiro Mafra. Depois inaugurou o Cine Ritz, São José e Cecomtur.
Filhos e netos prosperaram, criando a Construtora Emedaux, Eletrolândia, Hotel Floph, Águas Mornas Palace Hotel, Cemitério Jardim da Paz, entre outros empreendimentos.
O pai de Ronaldo, José Carlos Daux, construiu 7 hotéis, a maioria em Canasvieiras, trouxe os primeiros argentinos, levou Luz e água encanada para a região.
Ronaldo construiu o Majestic na Avenida Beira-Mar Norte e vários edifícios no Centro da Capital como o Irmãos Daux e Pérola Negra, entre outros.
Uma família dedicada no ramo da construção civil, hotelaria e comércio.
A Rodovia SC 401, a mais movimentada de SC, leva o nome de José Carlos Daux. Florianópolis se orgulha da Família Daux, um marco importante para o crescimento da então pacata capital catarinense”, destacou Polidoro Jr. em seu discurso na abertura do evento no Majestic.
Ronaldo Daux e Polidoro Jr.
Roberto Daux, Polidoro Jr. e Ronaldo Daux
Ronaldo Daux e convidados
Ronaldo Daux e Jailson de Sá
Fotos: Angelo Santos