
No último dia 14 de fevereiro o AcontecendoAqui publicou uma matéria intitulada “Kantar faz alterações na busca de dados de audiência do Meio Rádio | O perfil por zona geográfica e as estimativas populacionais fazem parte das mudanças”. Referida publicação foi elaborada com base num material recebido da Kantar Ibope e complementada pela opinião de 3 representantes das 3 emissoras que figuram nos primeiros lugares na última pesquisa divulgada pelo Instituto.
Questionamentos
Dois radiodifusores, dos 3 que comentaram as mudanças, expressaram preocupação com as alterações nos seguintes pontos:
– Perfil da amostra; pesquisas por meios eletrônicos (telefone ou e-mail); amostra populacional; 40% as entrevistas on line. Acesse a matéria completa aqui.
Hoje, 24/2, no início da tarde, recebemos uma mensagem da Kantar Ibope ampliando as informações sobre as alterações anunciadas na semana passada cuja metodologia já foi aplicada na pesquisa mais recente. Leia a íntegra:
Alteração na Proporção do Formato de Entrevista
Conforme informado, houve uma mudança na proporção do formato de entrevista, com destaque para a utilização de questionários enviados por e-mail. Essa adaptação foi realizada para garantir maior eficiência na coleta de informações, especialmente para pesquisas voltadas ao meio rádio, cujo objetivo é compreender o consumo da população geral da praça. Além disso, essa abordagem possibilita a inclusão de trabalhadores que, durante o horário comercial, encontram-se fora do domicílio, garantindo uma amostra mais representativa dos hábitos de audiência. É importante destacar que, além dessa alteração na proporção, o processo de seleção dos participantes da pesquisa permanece inalterado. Os critérios de seleção dos respondentes para a pesquisa online e face-to-face seguem os mesmos padrões, permitindo um monitoramento eficiente das cotas de sexo, idade e regiões, assegurando a representatividade da amostra.
Atualização dos Dados Utilizados na Pesquisa
Com relação à atualização dos dados demográficos, reforçamos que a Kantar IBOPE Media utiliza três fontes para compor o universo apresentado em nossas soluções: PNAD Contínua, LSE e Censo IBGE. A adoção do Censo IBGE 2022 e PNADC 2024 foi implementada em conformidade com a liberação oficial do Censo 2022 pelo IBGE, que ocorreu no final de 2023. Até então, utilizávamos as estimativas mais recentes disponíveis, mas com a publicação dos dados consolidados do Censo, passamos a incorporar essa versão final e oficial a partir de 2024. Ressaltamos que não utilizamos as parciais anuais disponibilizadas no site do IBGE, pois elas podem sofrer variações significativas até a liberação oficial dos dados consolidados. Trabalhar com a base mais atualizada e precisa é fundamental para garantir a confiabilidade dos nossos estudos e análises.
