07-02-07 – O Instituto Ecológico Aqualung (IEA), reconhecido nacionalmente por atuar em defesa da preservação dos ambientes marinhos, acaba de chegar ao Sul do país e desenvolve sua primeira ação ambiental em Florianópolis. No dia 10/02, promove, na praia Brava, Norte da Ilha, a primeira edição do projeto Limpeza na Praia, com o apoio da Associação Praia Brava (APBrava).
Mais do que recolher a sujeira, o objetivo da ação é alertar sobre o perigo do micro-lixo para o ambiente marinho. Murilo Meyer, representante da Aqualung no Sul, afirma que a iniciativa tem, acima de tudo, caráter educativo. ???Vamos explicar o quanto largar qualquer tipo de lixo pode ser nocivo para o meio-ambiente e, lógico, para o próprio ser humano???.
O micro-lixo, que inclui baganas (pontas) de cigarro, tampinhas de garrafas, cotonetes, canudinhos, palitos, preservativos, entre outros, representa quase 40% de todo o lixo deixado na praia. Por ser de pequena proporção, acaba desaparecendo na areia, mas seus danos são enormes. As conseqüências são de médio e longo prazo, vão desde o aumento de incidências de doenças de pele e verminoses, até a alteração das cadeias alimentares dos habitantes do ambiente marinho.
Segundo a ONU/Unep, a ponta de cigarro é o inimigo número um das praias de todo o mundo. ???Ao contrário do que se pensa, este tipo de lixo é mais nocivo do que o lixo reciclável, pois os próprios animais confundem estes pequenos resíduos com comida, engolem e acabam morrendo???, explica Meyer.
Qualquer pessoa interessada pode participar do evento, até mesmo crianças devidamente acompanhadas pelos responsáveis. A ação, batizada de Bloco da Limpeza em função da proximidade com o Carnaval, começa às 10h, em frente à nova loja da Aqualung, junto ao Kioske do Pirata. Lá os voluntários receberão um folder educativo e uma mini-palestra sobre os efeitos nocivos da poluição e serão informados como proceder para recolher cada tipo de material. Todos os participantes receberão um par de luvas e uma sacola biodegradável.
Desde 2001, o instituto carioca investe em campanhas e projetos de preservação ambiental. O Projeto Limpeza na Praia acontece em diversas cidades litorâneas do Sudeste, Norte e Nordeste, em pelo menos quatro datas específicas por ano: Carnaval, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Mundial de Limpeza na Praia e Natal.
Evento carioca
O evento do dia 10 será realizado paralelamente no Rio de Janeiro, com o apoio da APBrava; Ministério do Meio Ambiente e Planejamento da União / Governo Federal; RJRefrescos/ Coca-Cola; ANTILHAS; RES; NGO Clean Up The World; ABIH-RJ; Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura-RJ; Supervídeo; Video Clipping Produções; Agência Rio de Notícias; Instituto Ressoar; Record Responsabilidade Social; Programa Na Praia; Aqualittera; Amigança Produções.
