Publicidade
Coluna Ozinil Martins | No dia mundial da água o relatório do IPCC avisa:
22 de Março de 2023

Coluna Ozinil Martins | No dia mundial da água o relatório do IPCC avisa:

"O cidadão comum pode estar se perguntando: o que posso fazer para melhorar este quadro?"

Por Prof. Ozinil Martins de Souza 22 de Março de 2023 | Atualizado 22 de Março de 2023

Divulgado na última segunda feira (20/3) o novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC – órgão das Nações Unidas é conclusivo em seus alertas à humanidade; ou mudamos ou enfrentaremos problemas que sequer podemos imaginar.

Lembro-me de uma estória que era muito trabalhada em sala de aula na Universidade: a estória do sapo. Se jogar um sapo em um recipiente com água fervente ele, imediatamente, reage e salta para fugir da situação adversa; porém, se o colocarmos em um recipiente com água fria e formos aquecendo-a aos poucos, será criada uma situação de conforto e o sapo vai relaxando até acabar cozido. As mudanças climáticas parecem ser uma síntese real da estória do sapo. Sentimos e vivenciamos, a cada dia, nos mais diferentes lugares, as agressivas mudanças trazidas pelo clima e continuamos vivendo como se nada tivesse mudado.

Publicidade

O IPCC alerta para 6 mudanças que já estão ocorrendo, de forma regular, e que atingirão bilhões de pessoas ao redor do planeta criando os refugiados do clima. Vamos a elas:

  • O aquecimento global é causado, sim, pela atividade humana;
  • Para evitar o pior deverá haver corte de 60% na emissão de gases, base 2019, até 2035;
  • Mais de 3 bilhões de pessoas já sofrem os efeitos das mudanças climáticas
  • Faltam financiamentos para ajudar nas adaptações da população ao novo modelo em evolução;
  • É muito provável que o mundo exceda o limite de 1,5º na temperatura do planeta;
  • Algumas das mudanças já sentidas são irreversíveis.

Este é o alerta divulgado pelos cientistas que compõem o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Segundo António Guterres, Secretário Geral da ONU – “Este relatório é um chamado para que os esforços sejam acelerados em todos os países e todos os setores da economia. Nosso mundo precisa de ação em todas as frentes. Tudo, em todos os lugares, de uma só vez”.

Um efeito, já perceptível, é a elevação do nível dos oceanos que, segundo o Painel, durará milhares de anos. Os refugiados pelo clima já começam a surgir e a provocar o deslocamento de populações inteiras. A Austrália está recolhendo populações das ilhas próximas a seu território em função de que as ilhas habitadas estão sendo cobertas pelo mar. Haverá áreas atingidas em todos os continentes do mundo.

O cidadão comum pode estar se perguntando: o que posso fazer para melhorar este quadro? Muitas são as sugestões, mas penso que conscientizar-se sobre o problema, alertar outras pessoas que não estão nem um pouco preocupadas para o que está acontecendo e ser um consumidor consciente já ajudaria e muito. O futuro da
humanidade está nas suas próprias mãos!

Foto: Freepik

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter