2ª edição da exposição de Design “Index SC” abre ao público em Rio do Sul. Pré-evento da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015: a mostra estará de 15 a 26 de setembro na Unidavi
Nesta segunda-feira (15) abriu ao público, em Rio do Sul, a exposição de design “Index SC”, que está em sua segunda edição e itinera por Santa Catarina desde abril de 2014 – já passou por Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, São José e Lages. A mostra fica até 26 de setembro na Unidavi. É uma oportunidade de conferir a produção da indústria catarinense pautada pela inovação, interatividade e sustentabilidade.
O objetivo da exposição promovida pelo Centro Design Catarina é aproximar o público do design, já que o Estado será sede da Bienal Brasileira de Design em 2015. No total são 41 produtos de 16 marcas de diferentes setores da indústria catarinense, destaque no país. Santa Catarina é o quarto Estado com maior número de indústrias de transformação – que transforma a matéria-prima em produto final ou intermediário.
Na exposição o visitante encontra bicicletas que lembram motocicletas antigas da Wheeled Surf e a prancha de stand up paddle do Estaleiro Kalmar, além das peças decorativas feitas a partir do reaproveitamento de resíduos da Broto do Galho e das panelas de cerâmica da Ceraflame.
O setor moveleiro está representado pelas marcas Butzke, Movelaria Boá e Meu Móvel de Madeira. Todas valorizam as características do material utilizado, a estética e o conforto, aspectos que fazem do Estado o terceiro maior exportador brasileiro deste setor.
“Os produtos selecionados para a segunda edição da Index SC mostram as múltiplas contribuições do design como agregador de valor e de adequação às necessidades dos consumidores e usuários. Fica evidente a sua importância estratégica”, afirma Roselie Lemos, coordenadora executiva da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015.
Santa Catarina se destaca mundialmente na produção têxtil e em artigos de vestuário. Na Index SC, a RenauxView traz tecidos jacquard produzidos especialmente para estilistas de moda como Fernanda Yamamoto. Já a representante da indústria calçadista é a Raphaella Booz. A sustentabilidade está em destaque nas embalagens plásticas 100% biodegradáveis da C-Pack.
“Os produtos que estão na exposição têm uma carga intensiva em design e mostram como as empresas fazem uso do design nos seus processos de inovação e de criatividade. Com isso, continuam ganhando mercado e sendo competitivas. O desafio é levarmos essa mensagem a um número cada vez maior de indústrias”, afirma o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), Natalino Uggioni. O IEL/SC é uma das entidades que integram a FIESC, promotora da quinta edição da Bienal junto a Associação Catarinense de Design (SC Design) e a Design Catarina.
A mostra do design feito em Santa Catarina também abarca as inovações da indústria de eletrodomésticos – a Mueller participa com o fogão Sorella Destro Inox, com a premiada lavadora automática Special Easy Dry e com forno elétrico de embutir Celebrare Inox. Contempla também a indústria da tecnologia, destaque no país pelo seu crescimento superior a 20% ao ano. O visitante poderá conferir desde a rede social corporativa de negócios da Audaces, que também mostrará suas impressora e digitalizadora para indústria têxtil, até os games da Mentes Brilhantes, passando ainda pelo software integrado a hardware e toten para captura de fotos da Morphy, pela mesa interativa com jogos da Playmove e pelo terminal de auto-atendimento digital com tecnologia touchscreen da Video Soft.
Serviço:
O quê: 2ª edição do Index SC
Quando: 15/09, a partir 19h; até 26/09/2014, de segunda à sexta, das 9h às 13h e das 18h às 21h30
Onde: Unidavi, bloco A, Jardim de Inverno, Rio do Sul
Quanto: Gratuita
Fogão Sorella Destro Inox 3 bocas. Mueller. Index SC – 2ª edição. Bienal Brasileira de Design Floripa 2015
Cama Auxiliar e Escrivaninha Agarradinho. Meu Móvel de Madeira. Index SC – 2ª edição. Bienal Brasileira de Design Floripa 2015
Sobre a Bienal
O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada ano o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização. A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, a mostra de design catarinense “Index SC” circula pelo Estado, que também receberá palestras sobre design com experts na área.
A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.



