Na última semana o projeto Galeria de Arte – Morro da Mariquinha, realizado pelo Cidades Invisíveis, levou dez artistas para estampar suas obras nos muros da comunidade em Florianópolis. O objetivo da iniciativa era tornar o espaço a maior galeria de arte urbana a céu aberto de Santa Catarina, colocando-a entre as quatro principais do Brasil.
Essa é a 2ª edição do projeto, que conta com quatro etapas ao longo do ano. Ainda serão realizadas 80 novas artes no Morro da Mariquinha, aumentando o número de obras e artistas da Galeria e dando visibilidade para as questões sociais da comunidade, com ações paralelas de impacto e inclusão social. Ao final do projeto, em 2023, será apresentado também um documentário sobre as ações.
Segundo o idealizador do Cidades Invisíveis, Samuel dos Santos, a arte também é um elemento de luta pela dignidade. “Por isso, desde 2012, ressignificam os espaços públicos com participação de artistas. Esse projeto, Galeria de Arte – Morro da Mariquinha, representa a continuidade do que começamos em fevereiro de 2020: construir caminhos de emancipação e liberdade para os moradores e moradoras da comunidade”, afirma.
Em outubro de 2021 o projeto também incentivou o empreendedorismo na comunidade através de um tour mostrando as artes e o comércio local.


