A 72andSunny de Nova York criou um produto fake, o cereal Loopholes, que ironicamente traz absorventes e tampões no interior de sua embalagem, como “brindes”.
A ação busca pressionar políticos dos EUA a apoiarem uma lei que garante financiamento federal para colocar produtos menstruais em pé de igualdade com alimentos e outras necessidades básicas.
A agência criou um filme, embalado por trilha sonora que traz a letra: “The government helps people buy food with SNAP, but no one’s helping us buy tampons—they don’t give a crap”, que em tradução livre quer dizer: “O governo ajuda as pessoas a comprar comida com o SNAP, mas ninguém está nos ajudando a comprar absorventes internos – eles não dão a mínima”.
Entidades como Period, Free the Period, Ignite, No More Secrets e The Flow Initiative, que identificaram a pobreza menstrual como uma questão nacional nos EUA também estão por trás da campanha. A essas ONGs juntam-se a marca sustentável de cuidados com a menstruação August e o cereal à base de plantas OffLimits.
Michela Bedard, diretora executiva da Period diz que, “O acesso a produtos de menstruação é uma questão de direitos humanos, especialmente porque esses produtos são usados mensalmente por mais da metade da população dos EUA. Precisamos de mudanças nas políticas nacionais para abordar a pobreza menstrual sistêmica, incluindo a capacidade de usar benefícios públicos para comprar produtos”, ressalta.
Nadya Okamoto, cofundadora da August lamenta dizendo que, “Estamos em 2022 e, no entanto, a maioria dos estados dos EUA ainda tem um ‘imposto sobre absorventes’, um imposto sobre vendas injusto sobre cuidados menstruais, considerando tampões e absorventes como bens ‘não essenciais”.
